Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Forte dei Marmi, Toscana, Itália. Foto Helena Guerra

abstracts

português
Em 1929, visitando o Brasil pela primeira vez, Le Corbusier conhece Josephine Baker. Em meio a shows da atriz norte-americana e palestras do arquiteto suíço-francês, acontece um enlace amoroso tórrido, tendo a cena tropical como fundo.


how to quote

ZAKIA, Silvia Palazzi. Primeira visita de Le Corbusier ao Brasil em 1929. Uma chegada acidentadíssima! Arquiteturismo, São Paulo, ano 09, n. 102.01, Vitruvius, set. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/09.102/5685>.


Em 17 de novembro de 1929, Le Corbusier desembarcava em Santos, do navio Giulio Cesare, proveniente de Buenos Aires.

Sua primeira visita, assim como a segunda, em 1936, já foram objeto de estudos, publicações (1) e exposição. Vale citar a mostra América do Sul – 1929, sob curadoria de Rodrigo Queiroz e Hugo Segawa, realizada no Centro Cultural Maria Antonia, em 2012, que apresentou ricos dados sobre a visita de Le Corbusier, em São Paulo (2).

Como é notório, o já grande arquiteto veio ao Brasil a convite de Paulo Prado intermediado pelo poeta Blaise Cendrars proferir palestras, que aconteceram em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Viagem marcante para nós brasileiros e para o próprio arquiteto, que no ano seguinte, 1930, publicaria o livro Precisões – sobre um estado presente da arquitetura e do urbanismo.

Sua visita, como não poderia deixar de ser, tornou-se fato significativo na historiografia da arquitetura brasileira. Apesar das controvérsias em torno do sucesso de público de suas conferências, é notório que a repercussão na mídia foi extensa.

Joséphine Baker e Le Corbusier no Rio de Janeiro, desenho. Le Corbusier, 1929 [SANTOS, Cecilia Rodrigues; et al. Le Corbusier e o Brasil]

Se por um lado, Lúcio Costa enfatizava o sucesso do evento na Escola de Belas Artes – ENBA, por outro lado, Alcides da Rocha Miranda (3), aluno da instituição desde 1927, relata que a audiência estava restrita a dez ou doze pessoas. E de precisões passamos a imprecisões...

Costa, em diferentes testemunhos para dois interlocutores, relatou o sucesso de público da conferência de 1929, na ENBA. Em uma entrevista concedida à revista Arquitetura, em 1987, respondeu à seguinte questão: “Desta conferência o senhor não participou?” Costa respondeu: “Eu era inteiramente alienado nessa época, mas fiz questão de ir até lá. Cheguei um pouco atrasado e a sala estava toda tomada. As portas do salão da Escola estavam cheias de gente e eu o vi falando. Fiquei um pouco, depois desisti e fui embora, inteiramente despreocupado, alheio à premente realidade”. Continuou Costa, na mesma entrevista: “No Rio, na primeira conferência que fez, em 29, a sala estava cheia, abarrotada. Pessoas interessadas, assim como em qualquer parte onde ele fosse, porque tinha a palavra fácil e precisa” (4).

No mesmo ano de 1987, em entrevista a Hugo Segawa, para revista Projeto, Costa foi questionado novamente sobre contato com Le Corbusier, em 1929, e reafirmou: “Naturalmente, como essa conferência foi muito badalada, fui para o salão nobre da Escola de Belas Artes. Cheguei lá e já tinha começado. O salão estava cheio e as portas – as três portas que dão para o hall da escada – estavam abarrotadas de pessoas olhando e querendo participar. Cheguei, olhei e vi aquele vulto no grande quadro – pregaram folhas grandes que ele ia arrancando na medida em que ilustrava a palestra com desenho” (5).

O sucesso de público provavelmente restrito ao meio intelectual não foi confirmado no relato do também arquiteto e ex-aluno da ENBA, Alcides da Rocha Miranda, que na ocasião era aluno da instituição. Segundo ele: “O fato da conferência ser em francês já restringia o público. Lembro-me que havia só uns dez, doze na primeira conferência de Le Corbusier” (6).

Le Corbusier e Josephine Baker em sua primeira viagem ao Brasil, 1929
Foto divulgação

Para Costa (7), sucesso de público e para Rocha Miranda (8), poucas pessoas. Noves fora os lapsos de memória dos depoentes, Manuel Bandeira comentou a conferência de Le Corbusier, no Rio de Janeiro em dois artigos (9) que foram publicados no jornal A Província, do Recife, respectivamente em 22 de dezembro de 1929 e 04 de janeiro de 1930. Nos artigos, confirma-se o depoimento de Costa:

“Le Corbusier na Escola de Bellas Artes. Le Corbusier é um modernista sensato, diz em artigo para a Província o sr. Manoel Bandeira.

A sala de conferência da Escola de Belas Artes estava cheia. No centro a máquina de projeções. No quadro negro algumas folhas de papel de desenho. O arquiteto Le Corbusier tomou de um pedaço de fusain e riscou o esquema de uma casa construída com pedra (...). O francês de Le Corbusier não é bonito, a dicção penosa, o vocabulário impreciso a exposição difícil e cortada de incidente. Mas o fusain e os lápis de cor suprem as deficiências orais. Le Corbusier desenha com agilidade”.

Bandeira finaliza:

“Foi uma lição magnífica e a verdadeira Escola de Belas Artes para os arquitetos modernos. Como vêem, não basta repetir como papagaio ensinado a fórmula de Le Corbusier: A casa é uma máquina de morar. Como ele disse em sua conferência – quem mora na casa é o homem, e o homem dentro da casa pensa” (10).

Ainda que foco desse texto seja a visita de 1929, vale ressaltar que sobre a visita de 1936, Bandeira confidenciou, em carta endereçada a Mário de Andrade, lamentar a falta de assistência nas conferências de Le Corbusier, no Rio de Janeiro. Sobre elas fez o seguinte comentário: “O que você (Mário de Andrade) diz da música é verdade para as outras coisas – para a arquitetura, por exemplo. Todos esses rapazes (são centenas) que estudam na Escola de Belas não querem saber senão de cavar o diploma. O Le Corbusier fez seis conferências aqui, e era natural que os alunos de arquitetura da Escola enchessem a sala. Pois tinha lá uma meia dúzia...” (11).

Capas números 10 e 26 da revista “L’Esprit Noveaux”
Foto Victor Hugo Mori [Exposição “Le Corbusier, mesures de l’homme”, Centro Pompidou, Paris, 2015]

Em 1929, Le Corbusier proferiu duas conferências, tanto em São Paulo como no Rio. Seu programa segue abaixo:

Conferências de São Paulo

1ª conferência: Arquitetura e a revolução arquitetural contemporânea, Local: Instituto de Engenharia. Data: 21de novembro (5ª feira). Horário: 21horas.

2ª conferência: Urbanismo – a revolução arquitetural contemporânea traz a solução da urbanização das grandes cidades modernas. Local: Instituto de Engenharia. Data: 26 de novembro (3ª feira). Horário: 21 horas.

Conferências de Rio de Janeiro

As conferências realizadas no Rio foram promovidas pelo Instituto Central de Arquitetos, presidido por Adolfo Morales de Los Rios Filho (gestão 1929-1930) (12).

1ª conferência: Arquitetura e a revolução arquitetural contemporânea, Local: Escola Nacional de Belas Artes. Data: 05 de dezembro (5ª feira). Horário: 17 horas.

2ª conferência: Urbanismo nasceu da necessidade de resolver o problema da cidade. Local: Escola Nacional de Belas Artes. Data: 07 de dezembro (sábado). Horário: 17 horas.

A visita de Le Corbusier ao Brasil coincidiu com a estada da grande estrela Josephine Baker (13). Le Corbusier, um pregador da modernidade nas artes. Baker, um ícone moderno. Essa grande dupla moderna engendrou em nossas paragens tropicais um romance. O casal da modernidade, ou do barulho? Sobre ela, Le Corbusier escreveu em Prólogo Americano: “Quando em 27 de novembro de 1929, em São Paulo, Joséphine Baker, num espetáculo idiota de variedades, cantou Baby, ela transmitiu-lhe uma sensibilidade tão intensa e dramática que as lágrimas invadiram minhas pálpebras (14).

Le Corbusier, “Modulor”, 1945
Foto Victor Hugo Mori [Exposição “Le Corbusier, mesures de l’homme”, Centro Pompidou, Paris, 2015]

Não é possível mensurar o impacto da influência moderna que ambos acarretaram em nosso meio cultural. A repercussão, na mídia local, dos eventos protagonizados por ambos foi imensa. Baker teve até que estender sua estadia e ampliar os dias de espetáculo. Podemos dizer que se, por um lado, ele era portador de um discurso moderno, ela, por outro, era a própria representação, isto é, encarnação, do ser moderno. Mulher de ações, palavras e costumes modernos, por sua forma de se vestir, de se portar, enfim por sua forma de viver.

Certamente, a vinda de ambos, impregnados que eram, pelos ventos modernizantes, deixou marcas, rasas ou nem tanto.

O casal Baker/Corbu participou de festa, em São Paulo, promovida por outro casal moderno – Tarsila e Oswald: “Com Le Corbusier em São Paulo, foi realizada uma festa em casa de Tarsila e Oswald, que contou com a presença esfuziante de Josephine Baker (artista por quem o arquiteto suíço se entusiasmava)” (15).

A modernidade já se instalara pelas bandas daqui, frutificou e ganhou força com a vinda de Baker e de Le Corbusier.

Le Corbusier, “Garrafa”, 1918
Foto Victor Hugo Mori [Exposição “Le Corbusier, mesures de l’homme”, Centro Pompidou, Paris, 2015]

Muita coisa mudou em 85 anos. Mas, ainda assistimos o mesmo atropelo nos portos e aeroportos, tal qual o da chegada de Le Corbusier. O despreparo para receber estrangeiros continua o mesmo. A Copa já acabou, mas as Olimpíadas estão por vir. E é com a transcrição irônica de uma matéria jornalística de Mário de Andrade sobre a chegada de Le Corbusier que finalizo essa nota comemorativa.

“Chegou a S. Paulo Le Corbusier.

Está em S. Paulo uma das personalidades mais em vista do modernismo francês, o arquiteto Le Corbusier. Sua chegada foi acidentadíssima (grifo meu). Antes de embarcar para cá, ele escreveu a um amigo para que o fosse receber em Santos. Mandou três cartas e um telegrama, tudo com endereço certo e grande antecedência. Nada chegou ao destino. Nosso correio timbrou em mostrar ao ilustre hóspede a maneira como funciona – ou por outra – como não funciona. A recepção foi a mais desastrada que se podia fazer a um espírito bem moderno, cujos trabalhos, demonstram mentalidade das mais exatas, que hoje em dia tratam da arte. Por sinal, que este termo não fica bem aplicado à atividade de Le Corbusier. Arte ele faz quando pinta, porque é pintor, porém na arquitetura transforma-se em cientista. Suas concepções são rigorosamente baseadas em princípios práticos, vindo daí a íntegra impressão de atualidade que desprendeu. E como bom amador de cálculos certos, Le Corbusier, ledo no que lhe tinham dito, que no Brasil toda gente falava francês, desceu calmamente em Santos e logo verificou o contrário. De todo estivador, guarda da Alfândega ou marítimo a quem pedia informação recebeu a mesma resposta. Afinal conseguiu telefonar ao amigo de S. Paulo que por felicidade estava em casa. Este mandou alguém socorrer Le Corbusier no cais, onde já se encontravam desde as 2 horas da manhã. E assim pôde chegar à Luz. Porém, sem bagagens, por que a Alfândega as reteve, num grande anseio de entrar em competição com os correios, a fim de ver quem deixava impressão mais profunda e durável no espírito do viajante.

Felizmente, ele deve estar agora são e salvo em algum hotel preparando as conferências que lhe foram encomendadas pelo esclarecido prefeito Pires do Rio, e benemérito Instituto de Engenharia. Podem por isso se rejubilar os arquitetos e demais pessoas que se interessam pela arte moderna e modernismo na arquitetura, por que Le Corbusier vai generosamente revidar a má recepção com úteis ensinamentos” (16).

Le Corbusier, “Chute de Barcelone I”, 1939
Foto Victor Hugo Mori [Exposição “Le Corbusier, mesures de l’homme”, Centro Pompidou, Paris, 2015]

notas

1
Sobre o tema, ver: SANTOS, Cecília Rodrigues [et Al ]. Le Corbusier e o Brasil. São Paulo, Tessela, Projeto Editora, 1987; HARRIS, Elizabeth Davis. Le Corbusier riscos brasileiros. São Paulo, Nobel, 1987.

2
Exposição América do Sul – 1929 Le Corbusier. Curadoria de Rodrigo Queiroz e Hugo Segawa. São Paulo, Centro Universitário Maria Antonia, out 2012.

3
Alcides da Rocha Miranda ingressou na ENBA em 1927, nº 72, e formou-se arquiteto em 1932. Livro de Matrículas nº2 (1926-1929), nº4 (1929-1930). Museu da Escola de Belas Artes – EBA-UFRJ (Museu d. João VI).

4
NOBRE, Ana Luiza (org). Lúcio Costa encontros. Rio de Janeiro, Beco do Azougue, 2010, p. 121, p. 123.

5
Idem, ibidem, p.154-155.

6
CAVALCANTI, Lauro. Moderno e brasileiro. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2006, p. 42.

7
Entrevistas concedidas, em 1987, para as revistas Arquitetura e Projeto. Ver: NOBRE, Ana Op. cit.

8
Depoimento concedido a Lauro Cavalcanti. Ver: CAVALCANTI, Lauro. Op. cit.

9
BANDEIRA, Manuel. Le Corbusier na Escola de Belas Artes. A Província. Recife, 22 dez. 1929; BANDEIRA, Manuel. As novas concepções do urbanismo. A Província. Recife, 04 jan. 1930.

10
BANDEIRA, Manuel. Le Corbusier na Escola de Belas Artes. A Província. Recife, 22 dez. 1929.

11
Carta de Manuel Bandeira a Mário de Andrade, 03 out. 1936 in: Correspondência Mário de Andrade & Manuel Bandeira. 2. edição. São Paulo, Edusp/IEB-USP, 2001.

12
Le Corbusier – a conferência de hoje na Escola de Belas Artes, sobre a Revolução arquitetônica moderna. Correio da Manhã. Rio de janeiro, 05 dez.1929.

13
Cronologia da estadia de Josephine Baker e Le Corbusier no Brasil, 1929

Fontes: Jornais: A Manhã, Correio da Manhã, Jornal do Brasil, O Estado de S.Paulo, Diário Nacional. Exposição: América do Sul – 1929, Le Corbusier, São Paulo, Centro Universitário Maria Antonia, out. 2012.

14
LE CORBUSIER. Precisões sobre um estado presente de arquitetura e do urbanismo. São Paulo, Cosac Naif, 2004, p. 25.

15
AMARAL, Aracy. Tarsila: sua obra e seu tempo. São Paulo, Edusp/Editora 34, 2003, p. 332.

16
ANDRADE, Mário de. Le Corbusier. Diário Nacional. São Paulo, 19 nov. 1929.

sobre a autora

Silvia Palazzi Zakia faz pós-doutorado na FAU-USP e é bolsista Capes.

comments

102.01 viagem histórica
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

102

102.02 artigas 100 anos

FAU USP, Cidade Universitária, um projeto de Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi

Abilio Guerra

102.03 viagem ficcional

Toledo e Estelita: Peixão e Bebê, e a preservação cultural

Alexandre de Oliveira Périgo

102.04 viagem cultural

Bagno Vignoni, Toscana, Itália

Victor Hugo Mori

102.05 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte...

Michel Gorski

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided