Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Praia do Rio Vermelho, Salvador. Foto Guilherme Maia

abstracts

português
Um congestionamento pode desencadear um passeio inesperado pela metrópole borbulhante. Muitas vezes passear ou viajar é uma questão do estado de espírito, da capacidade dos sentidos captarem a beleza do acaso.


how to quote

GUERRA, Abilio. Retrato sem fotografia. Quando a volta para casa pode virar um passeio inesquecível. Arquiteturismo, São Paulo, ano 09, n. 106-107.05, Vitruvius, jan. 2016 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/09.106-107/5875>.


Leio no jornal a notícia non sense, onde um sujeito que deveria estar preso detona o processo de impedimento da presidente da República. O ônibus estanca, emperra. Uma manifestação logo à frente. "Motorista, vou descer!" Comigo, duas ou três pessoas saltam do coletivo; ao atravessar a faixa de pedestre, noto que o motorista é uma mulher, a quem agradeço. Na frente do Masp, o motivo: uma centena de negros protestam. Sem histeria, apenas convictos, gritam: "Sem hipocrisia, abaixo Alckmin e a polícia fascista! Sem hipocrisia..." Pergunto para uma negra, baixinho, qual é a questão; a resposta vem rápida e sem novidade: as mortes constantes nas favelas e periferia. Continuo minha caminhada, na minha frente, de mãos dadas, dois garotos gordinhos, bem vestidos num estilo que não sei o nome. Na frente do shopping, um rapaz negro de cabelo encarapitado chega deslumbrante sobre patins de oito rodas fosforescentes; atrás dele, uma morena magérrima e linda, de cabelo esvoaçante, talvez a namorada, com patins mais discretos. Da banca de jornal escapa uma moça muito bonita, cabelos negros e enrolados, sorridente, segura de sua negritude. Desvio dela e continuo minha caminhada. Ao virar a esquina, noto que os dois ursos continuam na minha frente, as mãos ainda entrelaçadas. Estão mudos, talvez fazendo as pazes. O celular está sem bateria. Hoje não tem foto.

nota

NA – texto originalmente publicado no Facebook, no álbum “Crônica de andarilho”, texto 40.

sobre o autor

Abilio Guerra é professor de graduação e pós-graduação da FAU Mackenzie e editor, com Silvana Romano Santos, do portal Vitruvius e da Romano Guerra Editora. Com Michel Gorski, é editor da revista Arquiteturismo.

comments

106.05 na estrada
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

106-107

106.01 paisagem construída

Uma manhã de sol na renovada Praça Mauá

Fausto Sombra

106.02 viagem à minha terra

#JFpramim

Lucas Gamonal Barra de Almeida and Michele Faria Santos

106.03 quiz show

Quem sabe o nome do arquiteto que observa a Casa Curutchet?

Victor Hugo Mori

106.04 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte...

Michel Gorski

106.06 viagem da imaginação

O jacaré gigante da Praça Mauá

Maria Elisa Costa

106.07 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte...

Victor Hugo Mori

106.08 passeio a pé

Parabéns São Paulo, capital

Ivan Fortunato

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided