Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Istambul visto do Topkapi. Foto Michel Gorski

abstracts

português
No retorno do cavalete de cristal projetado por Lina Bo Bardi à pinacoteca do Masp, Michel Gorski narra seu reencontro com uma memória de infância.


how to quote

GORSKI, Michel. Emoção no Masp. O retorno dos cavaletes de cristal e uma memória de infância. Arquiteturismo, São Paulo, ano 10, n. 108.01, Vitruvius, mar. 2016 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/10.108/5947>.


No filme Basquiat, há uma cena com a qual me identifico: é aquela em que ele, criança, está ao lado da mãe no MoMA. Me remete ao dia em que pela primeira vez minha mãe me levou, acho que ainda de calças curtas, ao Museu de Arte de São Paulo, na Rua 7 de Abril, na década de 1950.

Basquiat – traços de uma vida, direção de Julian Schnabel, 1996
Fotograma do filme

Aquele Museu, que depois mudou para a Avenida Paulista e passou a ser chamado de Masp, era o que havia de melhor no país, obrigatório para os paulistanos, e o ponto alto para os turistas.

Com o tempo o Masp foi matando o Masp, ao inventar sempre “coisas novas” em vez de valorizar as suas “coisas velhas”, que eram simplesmente o maior acervo que havia abaixo do Equador. A opção pelo temporário, acabou por afastá-lo do permanente.

Pinacoteca do Masp em 1968, ano da inauguração do museu
Foto divulgação [Acervo Masp]

Mas eu quero mesmo é registrar a emoção que senti ao me deparar com a retomada da montagem original de Lina Bo Bardi (do jeito que foi apresentado, na inauguração, à Rainha Elisabeth II), e ao rever as primeiras referências das grandes obras de arte da minha vida. O Masp naquela época era a janela para o mundo das artes, pois viajar para fora do país era algo raro.

Pietro Maria Bardi apresenta Tomie Ohtake à Rainha Elisabeth II da Inglaterra no dia da inauguração do Masp, 7 de novembro de 1968
Foto divulgação [Acervo Masp]

Nesta nova visita, além de dar de cara com meu inesquecível primeiro Bosch, vislumbrei de repente ao longe uma obra que quase fez meu coração explodir, a transparência oferecida pelos antigos suportes da Lina me permitiu visualizar, lá no fundo, uma obra muito familiar, uma inconfundível pintura da Maria Auxiliadora da Silva.

Maria Auxiliadora aparecia, às vezes, na casa daquela senhora que me levou ao Museu da 7 de Abril, trazendo, para vender, uns quadros que mostravam grande personalidade, além de serem lindos e alegres. Participei de alguns destes encontros, sempre com almoços, ajudando a escolher quadros, muitos para darmos de presente. O contato diminuiu e, tempos depois, minha mãe soube que ela tinha falecido.

Maria Auxiliadora da Silva, Velório da noiva, Técnica mista sobre tela, 1974.
Imagem divulgação [Acervo Masp, doação Fundação Edson Queiroz]

Quando vi suas últimas obras, fiquei surpreso, pois apesar da mesma estrutura estética e seleção cromática, havia aspectos tristes, e de antecipação de doença e morte, como no magnífico exemplar exposto no Masp, que retrata um velório (seria o dela?).

Acredito que a arte seja uma das poucas atividades redentoras no mundo, mas mesmo assim jamais imaginaria que um dia, uma pintura daquela moça de presença marcante e convicta do valor de seu trabalho, estaria no Masp, fazendo companhia às grandes obras que foram as minhas primeiras referências de pintura e escultura.

sobre o autor

Michel Gorski é arquiteto e escritor. Com Abilio Guerra, é editor de Arquiteturismo.

comments

108.01 viagem ao passado
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

108

108.02 quiz show

Quem sabe o nome do artista plástico e arquiteto?

Fred Fomm

108.03 ensaio fotográfico

Al Andalus

Felipe Feca

108.04 viagem ao passado

A antiga Rodoviária da Luz

Abilio Guerra

108.05 paisagem construída

Abismos arquitetônicos

Carlos M Teixeira

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided