Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Istambul visto do Topkapi. Foto Michel Gorski

abstracts

português
As ruínas do clube Blub e da sauna Al Andalus em Berlim, Alemanha, evocavam a alegria de seus tempos áureos, quando todo ano mais de 600 mil pessoas se divertiam no local.


how to quote

FECA, Felipe. Al Andalus. Um paraíso perdido e abandonado em Berlim. Arquiteturismo, São Paulo, ano 10, n. 108.03, Vitruvius, mar. 2016 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/10.108/5955>.


O clube Blub – oficialmente Berliner Luft und Badeparadies – era um paraíso que ficava no bairro de Neukölln em Berlim, Alemanha. Inaugurado em 1985, parte grande das instalações foi fechada em 2002, mas a sauna permaneceu aberta até 2012 com o nome de "Al Andalus".

O lugar tinha 40 mil metros quadrados com piscinas indoor e outdoor, saunas, geysers, tobogãs entre outras diversões incríveis. Em sua época de ouro todo ano mais de 600 mil pessoas frequentavam o local.

Os motivos pelo seu fechamento são inúmeros, mas acreditam que a falta de higiene no local foi o que causou o seu fechamento. Há alguns anos houve uma grande infestação de ratos e acharam excrementos em piscinas, cozinhas, saunas... Enfim.

Eis aqui algumas fotos do local hoje em dia. A entrada é proibida assim como muitos lugares abandonados em Berlim desde a guerra, mas como não fotografar isso?

Aproveitem!

sobre o autor

Felipe Feca, 31 anos, formado em publicidade e propaganda, é fotógrafo desde 2004. Viajante em busca da essência no Brasil e o mundo, curioso e com necessidade em conhecer pessoas, culturas e coisas novas.

comments

108.03 ensaio fotográfico
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

108

108.01 viagem ao passado

Emoção no Masp

Michel Gorski

108.02 quiz show

Quem sabe o nome do artista plástico e arquiteto?

Fred Fomm

108.04 viagem ao passado

A antiga Rodoviária da Luz

Abilio Guerra

108.05 paisagem construída

Abismos arquitetônicos

Carlos M Teixeira

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided