Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Agra Fort, Agra, Uttar Pradesh, Índia. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Sensações sinestésicas são ativadas quando nos deparamos com os vestígios do nosso passado dispersos pela cidade de nossa infância. Registrar em fotos é uma vontade irresistível.


how to quote

GUERRA, Abilio. A terra, o mato e o trilho. Memórias de uma infância no interior. Arquiteturismo, São Paulo, ano 10, n. 112.01, Vitruvius, jul. 2016 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/10.112/6099>.


O que acontece na infância guardamos com sete chaves na cachola. São cheiros, estados de ânimo, dor no coração ou dor de barriga, mal-estar, fragilidade ou vigor, sensações múltiplas e simultâneas despertadas por alguma impressão, algum distúrbio, alguma inquietude. Efeito sinestésico poderoso, que se multiplica sem fim quando o adormecido acorda sacudido pelo próprio passado que se apresenta diante dos nossos olhos.

Passei minha infância com as canelas sempre sangrando devido às arranhadas provocadas pelos arbustos cheios de espinhos, às picadas infeccionadas pelas unhas sujas ou aos chutes mais ríspidos dos colegas de pelada. Os pés sempre descalços, pisando terra, cruzando matagais e pulando trilhos de trem, tinham calos cascudos onde só pregos conseguiam entrar. Caçar manga era uma das brincadeiras prediletas – na impossibilidade de trepar os troncos gordos e altos das mangueiras, nos esmerávamos na arte de derrubar os frutos com pedradas certeiras nas hastes que os sustentam –, mas como era bom catar barbante de embrulhos nos armazéns vazios para confeccionar as redes das traves de futebol caixão – mas que nunca duravam muito, pois eram levadas embora pelos policiais que detestavam nos ver correndo pelas ruas feitas exclusivamente para o tráfego de automóveis e ônibus, mas onde se aceitava a contragosto cavalos do tempo do meu avô.

Quando volto à cidade ferroviária da minha infância todas essas imagens pulam dos pacotes abandonados nas cavernas mais escuras da memória – como gosto dessa alegoria de Santo Agostinho... – e ficam se comparando com os vestígios do passado ainda presentes em diversos bairros meio abandonados. Essas sobrevivências são as coisas mais lindas de Araraquara, mas ninguém parece me acompanhar na valorização do seu significado, muito menos nas paixões esquisitas que me despertam. Quando os trilhos, a terra e o mato sumirem da sua paisagem pouco ou nada sobrará da minha infância.

nota

NA – artigo originalmente publicados no Facebook, na série “Crônicas de andarilho”

sobre o autor

Abilio Guerra é professor de graduação e pós-graduação da FAU Mackenzie e editor, com Silvana Romano Santos, do portal Vitruvius e da Romano Guerra Editora. Morou em Araraquara de dois a quatorze anos de idade.

comments

112.01 ensaio fotográfico
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

112

112.02 viagem de estudo

Porto: reabilitação urbana em questão

Andréa da Rosa Sampaio

112.03 roteiro de viagem

Serra-Praia-Fazendas (parte 3/3)

Anita Di Marco

112.04 viagem de estudo

Bolonha, a cidade dos pórticos

Jéssica Rossone

112.05 passeio não convencional

Atenas, a cidade das zonas mortas

André Luiz Joanilho

112.06 visita inesquecível

O professor Flávio Motta e a Coca-Cola

Guto Lacaz

112.07 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte...

Michel Gorski

112.08 viagem cultural

Biennale Architettura 2015 – La Biennale di Venezia

Gabriela Celani and Maycon Sedrez

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided