Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Forte de São João, Bertioga SP. Foto Victor Hugo Mori

abstracts


how to quote

HATOUM, Milton. A professora, o arquiteto e o poeta. Arquiteturismo, São Paulo, ano 11, n. 129.03, Vitruvius, dez. 2017 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/11.129/6817>.


Em muitos dias da minha infância manauara, atravessava a rua Dona Libânia e subia até a praça São Sebastião, um belíssimo espaço circular de desenho italiano, onde fica o Teatro Amazonas, o maior ícone arquitetônico da cidade (1). Na subida, via a placa da rua e me perguntava quem teria sido Dona Libânia, esse nome tão sonoro quanto misterioso.

Hoje, sei que a amazonense Dona Libânia foi a primeira professora de escola pública de Manaus. Foi também avó do arquiteto e urbanista Lucio Costa, reconhecido no mundo todo pelo projeto de Brasília.

Talvez muitos não saibam que o grande arquiteto também projetou as casas do poeta Thiago de Mello em Barreirinha. São os únicos projetos de Lucio na Amazônia. Em 2013, a prefeitura de Barreirinha ameaçou demolir uma delas, situada na margem do Paraná do Ramos. A ideia era destruir a casa para ampliar a orla e construir um outro porto na cidade. Esse ímpeto que destrói coisas belas e ergue coisas horrorosas é, entre outras coisas, uma mistura de ignorância com descaso pela memória material.

Estádio Vivaldo de Lima, Manaus. Arquiteto Severiano Porto
Foto divulgação [Acervo Severiano Porto]

Um dos muitos exemplos da barbárie urbana no Amazonas foi a demolição do estádio Vivaldo Lima, um projeto premiado de Severiano Porto (2). A construção da Arena Amazônia para a desastrosa Copa do Mundo em 2014 custou mais de 700 milhões de reais. Manaus, sem tradição de futebol, ostenta a gigantesca, imponente e inútil Arena, enquanto grande parte da população manauara vive em habitações precárias, sem acesso à infraestrutura e serviços públicos.

O mesmo destino teria o conjunto de casas projetadas por Lucio Costa, não fosse a atuação da família de Thiago, de arquitetas e funcionários heroicos da Superintendência do Iphan do Amazonas, de jornalistas e de pessoas que defendem o patrimônio cultural do Amazonas e do Brasil. O relato do Instituto Thiago de Mello assinala que “das cinco casas projetadas por Lucio Costa, apenas a ‘Casa de praia do rio Andirá’, a única que é de propriedade particular do poeta, está em bom estado de conservação. As outras casas de Barreirinha foram vendidas para o governo sob o acordo de que se preservaria o projeto original de Lucio Costa e se daria uma finalidade cultural”.

Nada disso foi feito. Em 1992, o governo do Amazonas repassou as casas em comodato para a prefeitura de Barreirinha, que demoliu a Biblioteca “Moronguetá” para construir um pátio coberto, espécie de horrendo galpão. E isso sem necessidade, pois a área do terreno permitia outras construções. O leitor pode imaginar o tamanho dessa estupidez, que não é apenas local, pois esses atos irresponsáveis acontecem com frequência em todo o Brasil.

01. Casa Thiago de Mello, Barreirinha AM, anos 1970, arquiteto Lúcio Costa
Foto divulgação [Acervo Lúcio Costa / Instituto Antônio Carlos Jobim]

Tombado e restaurado, o conjunto arquitetônico pode ser transformado em centros comunitários destinados a indígenas e ribeirinhos, e também à população de Barreirinha, Parintins, Maués, e até de Santarém e outras cidades do Médio Amazonas. Seria ainda uma justíssima homenagem a Lucio Costa, a Thiago de Mello, à arquitetura e à poesia brasileira. Além desse forte gesto simbólico, esses centros comunitários seriam importantes para a educação de crianças e jovens numa região isolada, pobre, carente de atividades culturais.

Casa Thiago de Mello, croqui, Barreirinha AM, anos 1970, arquiteto Lúcio Costa Foto divulgação [Acervo Lúcio Costa / Instituto Antônio Carlos Jobim]

Hoje, aos 91 anos de idade, o poeta amazonense espera, ansioso e angustiado, uma decisão do Iphan, que ainda não homologou o tombamento do conjunto arquitetônico projetado por Lucio Costa. Se o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural não analisar com urgência esse processo, a deterioração das casas será irreversível, e é provável que em pouco tempo sejam devoradas pela floresta, como diria uma personagem do romance A voragem, do colombiano José Eustasio Rivera. Mas, nesse caso, não se trata apenas da voracidade da natureza, mas também da insensibilidade e indiferença dos responsáveis pelo nosso patrimônio cultural. 

“Os momentos do passado não são imóveis”, escreveu Marcel Proust. “Os momentos (e também as obras) do passado guardam na nossa memória os movimentos que os conduzem ao futuro: um futuro que se torna o passado, conduzindo nós mesmos até ele.” 

notas

NE – texto originalmente publicado em coluna do autor no Caderno 2 do jornal O Estado de S.Paulo em 29 de dezembro de 2017 e reproduzido com a autorização do autor.

01
NE – sobre a paisagem construída de Manaus, ver no portal Vitruvius: TENGAN, Karina; SCHIMIDT, Rafael. Paisagem construída de Manaus. Um século depois. Arquiteturismo, São Paulo, ano 10, n. 114.01, Vitruvius, set. 2016 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/10.114/6183>.

02
NE – sobre o tema, ver no portal Vitruvius: SERAPIÃO, Fernando. Estádio Vivaldão, de Severiano Porto, vem abaixo a marretadas. O clássico Barriga Preta contra o Leão da Vila nunca mais será o mesmo. Projetos, São Paulo, ano 11, n. 121.02, Vitruvius, jan. 2011 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/11.121/3742>.

sobre o autor

Milton Hatoum, arquiteto formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP, é escritor, autor de um Relato de um certo Oriente, Dois Irmãos, Cinzas do Norte e Órfãos do Eldorado e diversos outros livros, ganhadores do Jabuti e outros prêmios importantes.

comments

129.03 paisagem construída
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

129

129.01 ficção

Muur, a cidade de muros

Aline de Camargo Barros

129.02 na estrada

Amerika on the road

André Luiz Joanilho

129.04 fotonovela

Diante do Museu Albert Hall em Jaipur, Índia

Victor Hugo Mori and Abilio Guerra

129.05 arquiteturismo em questão

Decrecer ante la disneylandización del mundo

Humberto González Ortiz

129.06 eu estive lá!

Do cordão de isolamento: ano novo, realidade arcaica

Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided