Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architectourism ISSN 1982-9930

Parque Villa-Lobos, São Paulo. Foto Victor Hugo Mori

abstracts

português
Uma viagem desenhada através de múltiplos idiomas e paisagens da Europa desvendada pelos marcos verticais do percurso.

english
A drawing trip across multiple languages and landscapes in Europe unveiled by the vertical landmarks of the route.

español
Un viaje dibujado a través de múltiples idiomas y paisajes en Europa desvelado por los marcos verticales del recorrido.


how to quote

DANTAS, Petterson Michel; FERNANDES, Cynara de Sá. As torres do caminho. Uma viagem desenhada pela Europa. Arquiteturismo, São Paulo, ano 12, n. 132.03, Vitruvius, mar. 2018 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/12.132/6904>.


tor·re |ô|
(latim turris, -is)
1. Estrutura em que a altura é muito superior à largura.

Elas estavam lá. As torres. Nem todas à vista. Eu só percebi quando terminei todos os desenhos. Começamos a viagem e decidi registrar os dias em meu sketchbook de bolso. Com linhas rápidas, desenhei detalhes da vida e os lugares por onde passamos: construções históricas, comidas, paisagens, pessoas.

Onde falam português, vimos a cidade a partir dos miradouros. Desenhei o Elevador da Glória e o monumento no centro do Largo do Carmo ao lado de umas crianças que coincidentemente faziam o mesmo. Era maio e Lisboa estava lilás-jacarandá.

Onde falam catalão e espanhol, fiquei feliz em reproduzir as linhas que Gaudí criou. Caminhamos por Barcelona e vimos que cidades coexistem umas dentro das outras. Dos históricos El Raval e Bairro Gótico ao elegante Passeig de Gràcia, da pitoresca Barceloneta às vistas panorâmica de Montjuïc ou Tibidado, as Barcelonas visíveis encantam com uma diversidade de sorrisos.

Quando começaram a falar francês, estávamos chegando a Carcassonne. Caminhamos à noite até poder ver a cidadela medieval iluminada sobre a colina. Pisquei os olhos várias vezes, mas ela permaneceu lá, suspensa. No dia seguinte, subimos a colina. Eu queria desenhar cada pedra da cidadela.

Seguimos viagem para Avignon, no coração da Provença. Nas paisagens de cores dessaturadas que douram no fim do dia, aqui e ali pontuam o lilás e o ocre: Saint-Rémy, Les Baux-de-Provence, L'isle-sur-la-sorgue, Gordes, Roussillon. Quando chegamos à cidade portuária de Marselha, o azul turquesa completou a paleta de cores provençal. Visitamos a Ilha de If e me aproximei ainda mais de uma das minhas histórias preferidas - O Conde de Monte Cristo.

Hora de mudar de língua – e que mudança! Não conseguimos pronunciar nenhuma palavra em Tcheco. Em Praga, caminhamos de Staré Město a Malá Strana e Hradčany sempre impressionados pelas construções com coberturas requintadas que arranham o céu. Desenhei muitas delas.

Começaram a falar alemão quando chegamos à antiga capital do reino da Saxônia, Dresden. Dali conhecemos outras duas cidades: a simpática Leipzig e Dessau, onde realizamos o sonho comum aos arquitetos de visitar a Bauhaus.

Seguimos para a cosmopolita Berlim. A cidade está cheia de tubos coloridos e memórias suspensas. A antiga torre de televisão tem aquele ar futurista que a arquitetura vez por outra perseguiu. Ainda hoje ela cumpre seu papel de comunicação. De vários pontos da cidade é possível vê-la repetindo: você está em Berlim!

Voltamos para casa cheio de lembranças. Folheei meu skechbook e então percebi o quanto as torres me fascinaram nesta viagem. Não apenas as que têm torre como prenome, mas todas que alongam paisagens, marcam o espaço público e coroam edifícios: o monumento do Largo do Carmo no meio dos jacarandás; as chaminés da casa Milà, transformados nos guerreiros mascarados de Gaudí; o farol da ilha de If; as cúpulas e campanários das cidades históricas, as pontas da pós-moderna Filarmônica de Berlim.

Inconscientemente dediquei quase todas as páginas do meu caderno a essas torres. O caminho pontuado por torres é mais fácil de lembrar.

sobre os autores

Cynara de Sá Fernandes é Arquiteta e Urbanista e Mestre pela UFRN. Atua como arquiteta do quadro funcional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Petterson Michel Dantas é Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo IFRN, Arquiteto e Urbanista e Mestre pela UFRN. É Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte na área de Representação Gráfica e membro do coletivo Urban Sketchers.

comments

132.03 roteiro de viagem
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

132

132.01 paisagem construída

Rio Guaíba

Celma Paese

132.02 ensaio fotográfico

Uxmal

Victor Hugo Mori

132.04 viagem de estudo

Uma tão esperada visita à Villa Cavrois

Silvia Palazzi Zakia

132.05 na estrada

Caminos del Sur

André Luiz Joanilho

132.06 turismo predatório

O que dizem as janelas de Veneza?

Christiane Lisboa

132.07 ministério do arquiteturismo

Ministério do Arquiteturismo adverte...

Michel Gorski

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided