Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architexts ISSN 1809-6298


abstracts


how to quote

GUERRA, Abilio. Arquitextos, número 13, ano 2 (editorial). Arquitextos, São Paulo, ano 02, n. 013.00, Vitruvius, jun. 2001 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/02.013/875>.

Há exatamente um ano iniciamos nosso editorial com a seguinte frase:

"Arquitextos inicia sua trajetória visando levar a informação e estabelecer o debate entre arquitetos, professores, alunos e interessados na área de arquitetura e urbanismo. Desde questões acadêmicas e intelectuais até problemas urbanos relevantes serão abordados ao longo dos números por diversos especialistas e estudiosos, objetivando uma compreensão sempre mais aprimorada do atual estágio de nossa sociedade e da materialização de nossas cidades. Convocamos nossos leitores que participem dessa trajetória com sugestões, informações, opiniões e, quando possível, artigos sobre assunto de interesse coletivo." [Editorial, Arquitextos 001, junho 2000]

Passaram 365 dias, todos eles de muito trabalho, buscando alcançar a meta delineada. Hoje Arquitextos é apenas uma – mesmo que continue sendo a mais importante – das editorias de Vitruvius, portal que comporta hoje diversas páginas de "editorias" – Arquitetura.Crítica, Documento, Drops – short cuts arquitetônicos, Entrevista, Minha cidade, Obras especiais, Resenhas on line – "seções informativas" – Concursos, Eventos, Institucional, Noticiário – "serviços ao leitor" – Cadastro, Download, Email do leitor e Links –, além de uma "Livraria Virtual", comércio eletrônico de livros de arquitetura, arte e cultura só viabilizado pelo vigoroso empenho de nossa sócia Silvana Romano, que materializou um sonho na mais sofisticada área tecnológica de nosso portal.

Centenas de instituições de todo o mundo nos enviam notícias de eventos diversos, nos permitindo oferecer aos leitores informações sempre atualizadas e diversificadas. Arquitetos nos confiam projetos ganhadores de concursos ou propostas importantes de grande impacto urbano e social. Professores e estudantes de pós-graduação nos contatam para disponibilizar em nossas páginas o fruto de suas pesquisas, estudos e reflexões. Leitores nos enviam suas mensagens com opiniões, críticas e sugestões. Alunos de todo o Brasil e mesmo do exterior nos consultam sobre os mais variados assuntos, demanda que – infelizmente – não temos ainda a estrutura necessária para atender. Uma grande confiança que é depositada em nossos ombros e que temos nos esforçado por merecer.

Nossa aventura pode ser traduzida em números. Temos dias que recebemos mais de 1500 visitas em nossas páginas. São pessoas que residem em todos os estados brasileiros e em mais de 50 países diferentes, em todos os continentes, confirmando as tendências globalizantes da internet. São ainda relativamente poucos, mas formam uma multidão quando comparados aos 355 curiosos que entraram em Arquitextos em junho de 2000.

No editorial que faz agora aniversário de um ano de vida, nossa proposta editorial era seguida por uma segunda parte, intitulada "Um grande afeto que se encerra", um longo agradecimento às pessoas – correspondentes, colaboradores, leitores, admiradores e críticos – e instituições que estiveram presentes em algum momento da longa trajetória de uma década de Óculum. Não vamos agora esperar uma década para agradecer o imenso apoio que recebemos, mesmo correndo o risco de algumas omissões pelo esquecimento.

Ana Luiza Nobre e Haifa Sabbag, responsáveis pela primeira editoria independente de Vitruvius – arquitetura.crítica –, foram fundamentais no projeto de expansão editorial, trazendo para o portal um novo enfoque e novas perspectivas. Hugo Segawa, Ruth Verde Zein, Ethel Leon e Roberto Segre foram divulgadores constantes e incentivadores nos momentos difíceis, mesmo que muitas vezes não o soubessem. Haroldo Pinheiro Villar de Queiroz, presidente nacional do IAB, Carlos Fernando Andrade, presidente da seção carioca do IAB, e José Wolf, jornalista responsável pela divulgação do IAB-SP, nos municiaram de informes voltados ao arquiteto com frequência admirável, além de darem apoio constante ao nosso trabalho. Nelson Kon, um dos principais fotógrafos de arquitetura do país, com a generosidade própria dos grandes amigos nos garantiu a veiculação constante de imagens de primeira grandeza.

Nossos correspondentes internacionais, com destaque para Affonso Orciuolo, de Barcelona Espanha, Giovanna Rosso Del Brenna e Marisa Barda, de Milão, Lohania Aruca, de Havana Cuba, Olívia de Oliveira, de Lausanne Suíça, Paul Meurs, de Rotterdam Holanda, Fredy Massad e Alicia Guerrero Yeste, de Lleida Espanha, Pedro Moreira, de Berlim Alemanha, Cristina Jorge Camacho, de Madri Espanha, e Vitorio Corinaldi, de Tel Aviv Israel, propiciaram informações e críticas com o frescor do fato vivenciado na hora do acontecido. Carlos Moreira Teixeira e Fernando Lara – de Belo Horizonte –, Ângelo Marcos Arruda – de Campo Grande –, Renato Leão Rego – de Maringá –, Ana Rosa de Oliveira, Carlos Eduardo Comas e Edson Mahfuz, – a tropa de choque gaúcha –, destacaram-se como os mais assíduos articulistas, afiançando com a qualidade de seus trabalhos o projeto Vitruvius.

A todos – mencionados e esquecidos – que nos propiciaram com seu apoio e colaboração a feitura de Arquitextos e das diversas editorias de Vitruvius, nosso eterno agradecimento.

ps - infelizmente não pudemos agradecer nossos patrocinadores...

sobre o autor

Abílio Guerra é professor da FAU PUC-Campinas e do Curso de Arquitetura da Belas Artes, e editor de Vitruvius.

comments

013.00
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

013

013.01

Bourlemarx ou Burle Marx?

Ana Rosa de Oliveira

013.02

América Latina 2000

Arquitetura na encruzilhada

Roberto Segre

013.03

Museu d’Art Contemporani de Barcelona, arquiteto norte-americano, estilo internacional

Renato Leão Rego

013.04

Paisagem urbana de São Paulo

Publicidade externa e poluição visual

Issao Minami

013.05

Os reflexos do mundo virtual na cidade real

Vera Magiano Hazan

013.06

A importância dos museus e centros culturais na recuperação de centros urbanos

Cêça Guimaraens and Nara Iwata

013.07

E-futuros: projetando para um mundo digital

Ana Paula Baltazar

013.08

Estética das favelas

Paola Berenstein Jacques

013.09

Espaço Hospitalar

A revolta do corpo e a alma do lugar (1)

Jorge Ricardo Santos de Lima Costa

013.10

Patrimônio histórico

Sustentabilidade e sustentação

Flávio de Lemos Carsalade

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided