Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

architexts ISSN 1809-6298


abstracts

português
Na exposição Exposição HICAT, a prolixa utilização de termos pseudocientíficos parece estar destinada a amedrontar o leitor não expert com mensagens cifradas mas de singular banalidade


how to quote

VERDAGUER, Jaume Sanmartí. A arquitetura avança até o nada. Arquitextos, São Paulo, ano 04, n. 048.06, Vitruvius, maio 2004 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.048/586/pt>.

Terminou recentemente em Barcelona a exposição HICAT – Hiper Catalunya, Territoris de Recerca, Estrategias Multicapa (2). Esta mostra, aparentemente centrada sobre o fenômeno da urbanização e sua repercussão no território catalão, passou sem pena nem glória, apesar de estar servida com um aparato mediático de aparente atualidade.

O interesse que de início possa suscitar o propósito da mesma é evidente, uma vez que estamos assistindo na Catalunha a um fenômeno singular. Nos últimos vinte e cinco anos foi urbanizado tanto solo como o existente nos anos cinqüenta. Fenômeno atípico, que requer um estudo a fundo que explique as causas e preveja suas possíveis conseqüências.

Toda exposição que se preze deve comportar a edição de um catálogo, instrumento auxiliar para uma melhor e mais atenta compreensão de seus conteúdos. Neste caso, o catálogo vai acompanhado de um segundo e menor volume magicamente preso ao mesmo mediante uma capa imantada, no qual se expõe uma avalanche de dados em forma de gráficos e estatísticas, que se supõe conferir verossimilhança ao que vem na continuação.

O propósito de comentar criticamente tal produto editorial e a exposição que justificou sua razão de ser é sua direta relação com a criação do Centro de Arquitetura Avançada da Catalunha, o IaaC, em função de um apoio do Departamento da Presidência da Generalitat ao “coletivo” Metápolis, com um aporte inicial de um milhão de euros.

Diante da autoria comum da exposição e do catálogo e conhecendo a trajetória profissional dos dirigentes do IAAC, desde a Escola de Arquitetura de Barcelona e com o pretexto apresentado, devemos expressar nossa posição contraria à forma como se gerou e apareceu tal Instituto, e alertar sobre os previsíveis resultados do mesmo, desejando que esta tomada de posição seja entendida, por um lado como uma crítica para clarificar o confuso e contraditório panorama no qual se desenvolve nossa atividade de arquitetos, e por outro, para que os recursos públicos sejam aplicados com maior prudência.

Semelhantes eventos aumentam o desconcerto da cidadania em momentos nos quais determinadas arquiteturas, de particular que certamente ainda não definimos adequadamente, torna-se instrumento e chamariz para a atração de curiosos e turistas urbanos. Este fenômeno é independente do reconhecimento mediático que a arquitetura de qualidade sempre teve, criando-se felizes cumplicidades com os poderes estabelecidos que tem dado lugar a magníficos edifícios e conjuntos urbanos.

Com a chegada do novo século, a Catalunha receberá uma nova categoria arquitetônica: a avançada, que devemos intuir a partir dos materiais, e não edifícios, mostrados por seus promotores em mediáticas aparições que oferecem uma série de elucubrações visuais com adereços informatizados, mas que no fundo pouco contribuem a um objetivo tão nobre e interessante como o de pesquisar novos caminhos pelos quais a arquitetura do século XXI possa transitar sem descrédito e com o máximo proveito.

A prolixa utilização de termos pseudocientíficos, usados de um modo arbitrário e vazio de significado, parece estar destinada a amedrontar o leitor não expert com mensagens cifradas mas de singular banalidade, que também é bombardeado por uma série de imagens insistentes e estrategicamente saturadas, configurando um mundo de evidências suspeitas. A teoria dos fractais, a relatividade, o caos, a computação, a sinergia transversal, para citar alguns, são utilizados para fundamentar a necessidade de uma nova ordem: a Metápolis.

Não só é habitual que quem havendo transitado fugazmente pelas vias acadêmicas sem conseguir um reconhecimento como bons professores e não tendo realizado um doutorado consistente que os credite como pesquisadores, para mencionar os estágios iniciais de um currículo acadêmico, recorram tortuosamente a alguma estrutura periférica de gestão universitária para obter uma aparência de seriedade, ficando em segundo lugar a imprescindível qualidade da oferta acadêmica.

Celebramos que o Governo da Generalitat decida destinar recursos para a pesquisa no campo disciplinar da arquitetura e do urbanismo, mesmo que possa surpreender o momento no qual isso se materializa, uma vez que coincide com o final de uma legislatura e não se compreenda como uma iniciativa deste tipo não seja feita através do Departamento das Universidades e Pesquisa (DURSI).

Como é sabido, a docência e a pesquisa são os dois objetivos primordiais das universidades que desejam participar no Espaço Europeu de Educação Superior. O crescente papel da pesquisa, que conta cada vez mais com o interesse e compromisso da iniciativa privada, reverte na docência, fomentando-se uma sinergia que as enriquece.

O fomento da pesquisa em arquitetura e urbanismo foi sempre necessário, e é cada vez mais quando as contradições entre o poder e as responsabilidades dos países ricos vão constituindo uma sociedade cada vez mais próxima e informada. A reflexão disciplinar não deve ficar isolada no interior de uma bolha confortável e autocomplacente, mas deve materializar-se propondo soluções aos problemas que apresenta uma sociedade.

Se este trabalho é promovido pelo setor público, deveria recorrer-se às estruturas básicas da Universidade: as escolas de arquitetura e os departamentos pertencentes às mesmas, às quais a sociedade outorgou a responsabilidade da docência e da pesquisa, e ante à qual deve prestar contas, afinal é justamente ela quem, em última instância, aporta os recursos.

Esperemos que o novo Governo da Generalitat de Catalunha, eleito nos recentes sufrágios, suspenda a iniciativa nos termos atuais e lhe dê um novo enfoque, de modo que os cidadãos da Catalunha percebam que o rigor e a seriedade são os parâmetros de referência da pesquisa no campo da arquitetura e do urbanismo.

notas

1
Nota do editor: como o presente artigo é altamente polêmico, convidamos os membros de Metápolis, na figura de Willy Muller, para se manifestarem através de um outro artigo, apresentando seus pontos de vista.

2
A exposição aconteceu no Museu d'Art Contemporani de Barcelona – MACBA – no período de 18 de julho a 26 de outubro de 2003.

sobre o autor

Jaume Sanmartí Verdaguer é arquiteto e diretor da Escola de Arquitetura de Barcelona, Universidade Politécnica da Catalunha

comments

048.06
abstracts
how to quote

languages

original: español

others: português

share

048

048.00

Violência e projeto urbano em favelas

Pablo César Benetti

048.01

Enric Miralles. La inconclusa arquitectura del sentimiento

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

048.02

O sentido do espaço. Em que sentido, em que sentido? – 1ª parte

Fernando Freitas Fuão

048.03

Paulo Zimbres: uma arquitetura e algumas lições

Francisco Lauande

048.04

Referentes sociales en la arquitectura actual de las viviendas de la etapa colonial en Santiago de Cuba

Elsi María López Arias and Maidelín Olazábal Arrabal

048.05

Redescobrindo a arquitetura do Archigram

Marcos Solon Kretli da Silva

048.07

Patrimônio e cidade. "Sobrevivências" do passado em Ribeirão Pires

Claudio Rogerio Aurelio and Marina Veiga Scalabrini

048.08

A transdisciplinaridade e o ensino de projeto de arquitetura

Maurício J. L. Campomori

048.09

Detritos da civilização: eugenia e as cidades no Brasil

Marcos Virgílio da Silva

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided