Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
O arquiteto Renzo Piano foi o vencedor do concurso internacional sob convite organizado pelo New York Times para o projeto da nova sede do jornal americano

how to quote

BARDA, Marisa. The New York Times. A nova sede futurista projetada por Renzo Piano. Drops, São Paulo, ano 01, n. 001.09, Vitruvius, nov. 2000 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/01.001/1565>.


O arquiteto Renzo Piano foi o vencedor do concurso internacional sob convite organizado pelo New York Times para o projeto da nova sede do jornal americano. Os outros convidados participantes foram Norman Foster, Cesar Pelli, Frank O. Gehry e David M. Childs of Skidmore, Owings & Merrill. Depois da construção do Aeroporto de Osaka, do Museu de Menil em Houston e do Postdamer Platz em Berlim, Renzo Piano, vencedor do prêmio Pritzker em 1998, projeta pela primeira vez em Nova York, cidade na qual são poucos os arquitetos estrangeiros que lá construíram.

O edifício, próximo a atual sede neogótica do jornal de Times Square, deverá ser a sétima sede do Times desde 1851 e a primeira sede da era das comunicações e transmissões eletrônicas: pela primeira vez na historia a sede de um jornal não terá salas tipográficas.

Segundo o vice presidente do Times, o projetos de Piano foi escolhido em parte pelas fachadas que projetou, totalmente diferentes de qualquer outra proposta, semitransparente, cintilante e composta por estratos múltiplos - a pele externa que envolve o edifício é de vidro muito sutil que por sua vez está envolvida por painéis ou brises que parecem flutuar em volta ao edifício.

Para reduzir a transmissão de calor, Renzo Piano usou brises formados por finas barras de cerâmica, distantes meio metro do último estrato da fachada em vidro transparente que, segundo a hora e a estação climática, mudará de cor. Renzo Piano queria "desafiar a gravidade" – de certa maneira este edifício é como a informação, totalmente imaterial. Segundo Piano, "é sempre muito perigoso projetar com alusões simbólicas mas, de certa maneira me agrada a idéia que o espírito de um jornal como o New York Times seja expresso semanticamente".

A torre terá 220m de altura com aproximadamente 45 andares. No átrio estarão localizadas um teatro, um museu com a história do Times e lojas. As redações serão localizadas nos andares superiores. No térreo, idéia de Piano é de criar uma praça, uma continuação natural da rua. Segundo o Times foi o seu talento, um misto de lirismo e geometria que reinventou cidades como Paris e Berlim que lhe fizeram vencer o concurso, mas a direção geral do Times decidirá somente no final do ano sobre o projeto final.

Marisa Barda, Milão Itália

Edifício sede do New York Times, 1860
Foto Mona Domosh, [Cortesia de Frederick S. Lightfoot, ed., Nineteenth-Century New York, Rare Photographic Vi]

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided