Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
A arquiteta carioca, ex-Presidente do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional –, defende a não demolição do prédio da Prefeitura de Salvador

english
Architect from Rio, former President of IPHAN - Institute of Historic and Artistic Heritage - is against the demolition of the City Hall building in Salvador

español
La arquitecta carioca ex-presidenta del IPHAN -Instituto del Patrimonio Histórico y Artístico Nacional-, defiende la preservación del edifício de la Prefectura de Salvador

how to quote

ELISA COSTA, Maria. Triste Bahia. ? preciso impedir o desmonte do prédio da Prefeitura de Salvador. Drops, São Paulo, ano 05, n. 009.06, Vitruvius, out. 2004 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/05.009/1634>.


Prefeitura de Salvador, Arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé).
Daniel Paz


Anos 80. Um grande cartaz avisa: “faltam 9 dias”. Para que? Para a inauguração da nova sede da Prefeitura de Salvador, em pleno coração da cidade. O inédito? A obra havia sido iniciada há 3 dias!

Obra difícil, com o edifício apoiado em estrutura pré-existente. Projeto concebido com extremo cuidado, delicadeza e competência. A implantação do prédio define a praça, onde dialogam momentos diferentes da arquitetura da cidade. Sua presença suspensa e leve, não rouba ao transeunte a visão da linha do horizonte do mar enquanto caminha. O ar passa, a escala é impecável.

O edifício consegue ser ao mesmo tempo inovador e discreto, não pretende o primeiro plano, é como um instrumento a mais inserido numa harmonia já estabelecida. Sua presença ali confirma o ponto de vista de Lucio Costa junto ao Patrimônio Histórico, quando afirmava que a boa arquitetura de hoje sempre convive bem com a boa arquitetura do passado.

A cada vez que passo por ali, a impressão de acerto se confirma, aquela prefeitura é motivo de orgulho para qualquer um, é respeitada e visitada por arquitetos do mundo todo. Feita pela mão de João Filgueiras Lima, o Lelé, é uma contribuição brasileira em termos internacionais.

Agora, o espanto: acabo de ser informada que a Procuradoria “acusa” o acerto de ser um erro, de comprometer a ambientação arquitetônica, e pretende demolir o edifício!!! Que loucura, alguma coisa está errada.

Certamente o Instituto de Arquitetos tomará as devidas providências para recorrer de uma decisão dessas, mas o que me assusta vai além: que fim levou o discernimento das pessoas? Por que será que a gente insiste em andar um passo pra frente outro pra trás, por que essa dificuldade em dar valor aos nossos valores?

O triste é que não foi sempre assim. Grandes saudades de JK, o anti-medíocre por excelência, dos tempos férteis que nos deram a bossa nova, a primeira Copa do Mundo, o cinema novo, Brasília. Tempos em que a qualidade brasileira era levada a sério.

É preciso que se impeça, a qualquer custo, o desmonte do prédio da Prefeitura de Salvador. O Brasil não merece.

Maria Elisa Costa, Rio de Janeiro RJ Brasil

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided