Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
O arquiteto norte-americano Thom Mayne, de 61 anos, que fundou seu escritório Morphosis para “superar os limites das formas e materiais tradicionais”, é o ganhador do Prêmio Pritzker de 2005

english
The North - American architect Thom Mayne, 61years old, who founded his firm Morphosis to "overcome the limits of traditional forms and materials", is the winner of the Pritzker Prize 2005

español
El arquitecto norteamericano Thom Mayne, de 61 años, que fundó su estudio Morphosis para "superar los límites de las formas materiales tradicionales" es el ganador del Premio Pritzker de 2005

how to quote

GUERRA, Abilio. Thom Mayne, Morphosis. Ganhador do Prêmio Pritzker 2005. Drops, São Paulo, ano 05, n. 010.08, Vitruvius, mar. 2005 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/05.010/1645>.


O ganhador do Prêmio Pritzker de 2005, o arquiteto norte-americano Thom Mayne, foi calorosamente aclamado nesta semana por ter aberto uma nova agenda para a arquitetura do século 21. Mayne, de 61 anos, que fundou seu escritório Morphosis para “superar os limites das formas e materiais tradicionais, trabalhando para estabelecer um território entre os limites do modernismo e pós-modernismo”, é o primeiro americano laureado em 14 anos.

Ada Louise Huxtable, crítica de arquitetura e membro do júri, afirmou: “o trabalho de Thom Mayne move a arquitetura do século 20 para o século 21 em seu uso da arte e da tecnologia para criar um estilo dinâmico que expressa e atende as necessidades de nossos dias”.

Mayne, uma das mais polarizantes figuras da arquitetura atual, ao desenhar os novos projetos governamentais – que inclui um edifício federal em San Francisco – conseguiu que 90% das estações de trabalho tivessem vista para a cidade, uma Corte Federal que apóia as salas em uma base de vidro, e um satélite de serviços coroado com 16 antenas e parcialmente submerso na paisagem para a Departamento Nacional Oceânico e Atmosférico.

notas

[Baseado no website Pritzker Prize]

Abilio Guerra, São Paulo SP Brasil 


 

comments

newspaper


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided