Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
O autor descreve o projeto Urdimbres, apresentado na 12ª Documenta que ocorre em Kassel, que consiste num espaço expositivo, um workshop e a construção de um objeto arquitetônico

english
The author describes the project Urdimbre presented at the 12th report that occorred in Kassel, which is an exhibition space, a workshop and construction of an architectural object

español
El autor describe el proyecto Urdimbres, presentado en la 12º Documenta que se llevó a cabo en Kassel, que consiste en un espacio expositivo, un taller y la construcción de un objeto arquitectónico

how to quote

JÁUREGUI, Jorge Mario. Urdimbres. Apresentação na 12ª Documenta de Kassel. Drops, São Paulo, ano 07, n. 018.08, Vitruvius, mar. 2007 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/07.018/1717>.


A apresentação é constituída por três partes: um espaço expositivo, um workshop e um objeto arquitetônico.

  • O espaço expositivo consiste num ambiente formado por três grandes painéis onde são exibidos esquemas do processo de geração das idéias projetuais. As primeiras intuições, o registro das tensões que um organismo complexo como uma favela contém; os seus elementos positivos e negativos, e alguns dos procedimentos utilizados.
  • No workshop com a participação da Faculdade de Arquitetura de Kassel será definida a localização final do objeto a ser construído, e será ajustado o seu detalhamento final. Serão também eleitos os estudantes responsáveis pelo acompanhamento até à sua finalização.
  • O objeto a ser construído durante os três meses que dura a Documenta é uma pequena edificação desmontável, informativa, lúdica e interativa, que toma como referência uma célula habitacional de uma favela do Rio de Janeiro, no seu caráter essencial. Este objeto proporcionará uma ambiência estético-espacial para atividades várias. Os materiais a serem utilizados na construção serão totalmente recicláveis.

Pela internet será mantida uma interação constante entre o Rio e Kassel, em tempo real, entre os co-executantes da construção, o público, o meu escritório no Rio de Janeiro, e eu próprio, que estarei em “ponte aérea” entre as duas cidades durante os três meses da Bienal.

A construção do edifício conta com o apoio financeiro da World Future Council, uma ONG que atua na área da promoção de iniciativas ecológicas a nível mundial.

Favela como devir

O conjunto de desenhos, croquis, textos e fotografias que compõem parte da apresentação na 12ª DOCUMENTA, constituem as pegadas do processo de gestação das idéias de projetos de escala urbana; a primeira intuição, o registro das abordagens iniciais.

São o rasto das forças que atravessam um organismo complexo como o das favelas, com as suas potencialidades e seus aspectos negativos; o manifesto e por vezes o que apenas está latente. O conflito entre o material e o assunto, a tensão entre eles.

As favelas constituem espécies de organismos vivos, com vontade própria, onde acaso e necessidade se intrincam sem fim, exigindo para decifrá-los uma abordagem desde várias “frentes” em simultâneo, a ser feita “em camadas”. Envolve o desafio do tamanho e da domesticação da escala.

A favela é o lugar de um puro devir.

A leitura da estrutura do lugar (registros gráficos de caráter topológico) e a “escuta” das demandas (segundo o método Freudiano da associação livre e da atenção flutuante) constituem o dispositivo fundamental da abordagem projetual.

O projeto urbano funciona, nesta perspectiva, como uma estratégia de reconquista da cidade e como um instrumento para lidar com os conflitos.

O campo do urbano contemporâneo define um espaço de múltiplas intersecções, uma urdidura onde diferentes disciplinas se entrecruzam. Urbanismo, arquitetura, paisagismo, psicanálise, filosofia, arte, sociologia, engenharia, interceptam-se com as problemáticas do sujeito, com as questões legais referentes à propriedade dos terrenos, e com os aspectos da segurança citadina.

Tudo isto implica a absorção, a fusão de categorias consideradas à partida heterogêneas e contraditórias. Implica também lidar com um universo de probabilidades relacionadas com fluxos: de informações, de pessoas, de veículos e de mercadorias.

Imaginar futuros possíveis desejáveis, a partir dos quais intervir no presente, implica articular o simbólico, o imaginário e o real, ao mesmo tempo que o físico, o social e o ecológico, num processo onde o formal e o informal se cruzam possibilitando um jogo de ressonâncias.

Lista oficial de expositores

Abdoulaye Konaté, Agnes Martin, Ahlam Shibli, Ai Weiwei, Alejandra Riera, Alice Creischer, Alina Szapocznikow, Allan Sekula, Amar Kanwar, Anatoli Osmolovsky, Andrea Geyer, Andrea Geyer, Andreas Siekmann, Andrei Monastyrski, Annie Pootoogook, Aoki Ryoko, Artur Zmijewski, Ashley Hunt, Atul Dodiya, Bela Kolárová, Bill Kouélany, Ck Rajan, Cosima Von Bonin, Charlotte Posenenske, Churchill Madikida, Danica Dakic, David Aradeon, David Goldblatt, David Thorne, Dias e Riedweg, Dierk Schmidt, Dmitri Gutov, Eleanor Antin, Ferran Adrià, Florian Pumhösl, George Osodi, Gerhard Richter, Gerwald Rockenschaub, Gonzalo Díaz, Graciela Carnevale, Grete Stern, Grupo de Artistas de Vanguardia, Guy Tillim, Halil Altindere, Harun Farocki, Hito Steyerl, Hu Xiaoyuan, Ibon Aranberri, Imogen Stidworthy, Ines Doujak, Iñigo Manglano-Ovalle, Iole de Freitas, Ion Grigorescu, J. D. ‘Okhai Ojeikere, James Coleman, Jirí Kovanda, Jo Spence, Johanna Billing, John McCracken, Jorge Mario Jáuregui, Jorge Oteiza, Juan Davila, Jurgen Stollhans, Katerina Sedá, Katya Sander, Kerry James Marshall, Kirill Preobrazhenskiy, Kwiekulik, Lee Lozano, León Ferrari, Lidwien Van De Ven, Lili Dujourie, Lin Yilin, Lotty Rosenfeld, Louise Lawler, Lu Hao, Luis  Sacilotto, Luis Jacob, Lukas Duwenhögger, Maja Bajevic, Mária Bartuszová, Martha Rosler, Mary Kelly, Mira Schendel, Mladen Stilinovic, Monika Baer, Nasreen Mohamedi, Nedko Solakov, Olga Neuwirth, Oumou Sy, Peter Friedl, Poul Gernes, Ricardo Basbaum, Romuald Hazoumé, Saâdane Afif, Sakarin Krue-On, Sanja Ivekovic, Sharon Hayes, Sheela Gowda, Shooshie Sulaiman, Simon Wachsmuth, Simryn Gill, Sonia Abián Rose, Tanaka Atsuko, Trisha Brown, Tseng Yu-Chin, Xie Nanxing, Yael Bartana, Yan Lei, Yvonne Rainer, Zheng Guogu, Zoe Leonard, Zofia Kulik.

Informações

Mais informações sobre a participação na 12ª Documenta podem ser obtidas em www.jauregui.arq.br/kassel.html.

notas

[publicação: agosto 2007]

sobre o autor

Jorge Mario Jáuregui, arquiteto pela Universidad Nacional de Rosário e arquiteto-urbanista pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Reside no Rio de Janeiro, Brasil, dirigindo seu escritório PAA – Planejamento Arquitetônico e Ambiental Ltda.

Jorge Mario Jauregui, Rio de Janeiro RJ Brasil

Capa do catálogo da 12ª Documenta

Alguns dos 2700 media

Entrada no centro de exposições

Vista painéis

Folheto para a exposição

Urdimbres

Vidigal como referência

Croquis de estudo do objeto

Leitura da estrutura de Kassel

Planta do térreo

Plantas do primeiro e segundo pavimentos

Planta de cobertura

Corte

Localização do objeto no parque

Perspectiva do objeto

 

comments

018.08
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

018

018.01

A Mega-biblioteca Vasconcelos

Humberto González Ortiz

018.02

O campo é o santuário

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

018.03

O design de livros – Espanha/Brasil

Impressões sobre o ciclo de debates

Marise De Chirico

018.04

Em defesa do projeto

Jorge Wilheim

018.05

A questão da gambiarra

O design espontâneo para necessidades específicas

Rodrigo Firmino

018.06

David Chipperfield

A correção das formas

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

018.07

Sigradi 2006 – Santiago de Chile

Um novo paradigma para o uso da informática na arquitetura

Gabriela Celani and Regiane Trevisan Pupo

018.09

Arquitetura, imagem e movimento

Cinema na avenida

Flávio Higuchi Hirao

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided