Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Reginaldo Marinho sobre o arquiteto britânico Norman Foster, escrito a partir de e, dialogando com a reportagem que o jornalista Jesús Rodriguez escreveu para "El Pais" sobre Foster

english
Reginaldo Marino on the British architect Norman Foster, written from and interacting with a report written by the journalist Jesús Rodriguez in "El Pais" on Foster

español
Reginaldo Marinho sobre el arquitecto británico Norman Foster, escrito a partir de y dialogando con el reportaje que el periodista Jesús Rodríguez escribió para "El País" sobre Foster

how to quote

MARINHO, Reginaldo. O arquiteto global. Os desafios do lord Norman Foster. Drops, São Paulo, ano 08, n. 023.02, Vitruvius, jun. 2008 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/08.023/1756>.


Interior da cúpula do Reichstag alemão, projeto de Norman Foster em Berlim [student.britannica.com/eb/art-100986/Interior-of-the-Reichstags-glass-dome-designed]


A reportagem que o jornalista Jesús Rodriguez escreveu para El Pais (2), sobre o arquiteto britânico Norman Foster cujo nome evoca uma época de guerras e conquistas, do período do domínio normando na Inglaterra, empresta ao consagrado arquiteto uma moldura de vencedor. Era um tempo onde as diferenças entre vencedores e vencidos eram bem visíveis.

Um cenário perfeito para apresentar um dos arquitetos mais importantes da atualidade. O lord Foster troca a armadura por roupas elegantes, assinadas por estilistas famosos e o cavalo é substituído por um Falcon 900, avião transcontinental capaz de levá-lo em algumas horas a qualquer parte do mundo.

No mundo atual os ícones são outros e a arquitetura assume um papel de grande relevância ao evidenciar quem dá as cartas na economia global. As empresas mais ricas e os países mais desenvolvidos contratam os arquitetos mais importantes, independente de suas nacionalidades. As modernas construções são uma exaltação dos totens ancestrais repaginados pela alta tecnologia.

O perfil que Rodriguez faz do lord Norman Foster é o de um homem determinado, que venceu todas as vicissitudes para transformar-se no arquiteto mais influente do planeta. Para ele o tempo é de ouro, por isso usa um avião executivo de longo alcance para não perder tempo reabastecendo em aeroportos, mas se dispõe a pedalar por três horas antes de uma viagem de doze horas de vôo. Aos 72 anos, o seu porte atlético se evidencia nos passos largos e decididos. Segundo ele, seu escritório trabalha 24 horas por dia nos 365 dias do ano, essa, também, á a face da China. Um arquiteto que pilota helicópteros, que se dedica às artes marciais, é considerado o 007 da arquitetura.

A grandiosidade da China se assemelha aos desafios dele, a velocidade de transformação chinesa é inimaginável para os olhos ocidentais e exige profissionais de grande envergadura e dedicação. O uso de alta tecnologia na arquitetura moderna tem, também, as feições da China moderna. Essa talvez seja a chave para compreender o sucesso do arquiteto Norman Foster nesse país que explode em cada vetor da economia. A arquitetura é o emblema mais eficaz do processo de modernização de uma sociedade.

Acostumado a projetar arranha-céus, aeroportos, museus, espaços públicos em redor do mundo lord Foster expressa a sua face humanista ao definir ambientes onde as pessoas trabalhem ou vivam em harmonia e se vale de seu magnetismo pessoal para conquistar mais espaços em um mercado mundial repleto de grandes estrelas. Veja a matéria do jornalista Jesús Rodriguez que é imperdível para quem aprecia a boa arquitetura.

notas

1
Texto originalmente publicado no website WSCom <www.wscom.com.br/colunistas/colunista_colunas.jsp?id=32>

2
RODRÍGUEZ, Jesús. “Norman Foster. El arquitecto del mundo”. El País, Madrid, 23 dez. 2007 <www.elpais.com/articulo/portada/arquitecto/mundo/elpepusoceps/20071223
elpepspor_9/Tes>

sobre o autor

Reginaldo Marinho, pesquisador premiado com medalhas de ouro em exposições tecnológicas com projetos na área de Engenharia Civil. Prêmios conferidos em Genebra e Londres. Membro da Associação Brasileira de Jornalismo Científico.

Reginaldo Marinho, João Pessoa PB Brasil

Interior da cúpula do Reichstag alemão, projeto de Norman Foster em Berlim [exacto.blogspot.com/2003/11/ criadores-de-sonhos.html]

 

comments

023.02
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

023

023.01 prêmio pritzker

Operação triunfo

Jean Nouvel ganha o Prêmio Pritzker 2008

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

023.03

São Paulo, uma metrópole

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

023.04

Desenhos como arquiteturas

Renata Falzoni

023.05

Frank Gehry e Oscar Niemeyer

A plasticidade em arquitetura

Sérgio Sister

023.06

Lirismo e geometria

A Praça Dedé Caxias, ou Praça Turca, em Juazeiro, Bahia

Márcio Correia Campos

023.07

Workshop em Ankara

Troca de experiências de ensino

Mariana Malufe

023.08

Demolição de baixo para cima?

Regiane Trevisan Pupo

023.09

Richard Rogers e a figura da epiderme

Rémi Rouyer

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided