Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Maria Elisa Costa faz uma homenagem ao artista Athos Bulcão, com quem conviveu, e destaca a importância de sua contribuição em obras de referência da arquitetura moderna brasileira

english
Elisa Maria Costa makes a tribute to the artist Athos Bulcão, with whom she was very close, and highlights the importance of their contribution in reference works of modern Brazilian architecture

español
María Elisa Costa realiza un homenaje al artista Athos Bulcão, con quien convivió y destaca la importancia de su contribución en obras de referencia de la arquitectura moderna brasileña

how to quote

ELISA COSTA, Maria. Athos Bulcão. Drops, São Paulo, ano 09, n. 024.03, Vitruvius, ago. 2008 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/09.024/1766>.


Igreja Nossa Senhora de Fátima, Brasília [Fundação Athos Bulcão]


Eu soube por um amigo comum que o nosso querido Bulcão se foi.

Para saber o que a obra de Athos significa para Brasília, basta deletar de brincadeira o que ele fez no Itamaraty, na igrejinha, no Congresso, no Teatro Nacional. E Oscar, seu amigo de sempre, sabia da importância da contribuição de Athos para sua própria obra, e o ancorou definitivamente em Brasília, a partir da sua primeira visita.

Para o Brasil, significa mais um exemplo da qualidade brasileira, da inteligência e da sensibilidade brasileiras. Pessoa querida, cheia de talento e senso de humor, rei das cores.

Pessoalmente, lembro com saudade dois reveillons que passamos juntos aqui no Rio, em casa de minha irmã. Num deles, minhas duas netas mais velhas ainda eram pequenas, e no dia 1° de janeiro ele deu uma passada aqui em casa e fez uma ótima foto das 4 gerações: meu pai, minha filha, as dela e eu.

Athos adorava cinema, e faria a direção de arte de um filme que Fernando Coni Campos (Ladrões de cinema, O mágico e o Delegado) teria feito se a morte não o tivesse pego de surpresa no natal de 1988 – chamava-se "Amorteamo".

Em relação a Lucio Costa, a relação sempre foi fraterna sem nunca ter sido íntima, e Lucio deve a Athos, contratado por Donald Stewart, dono da ECISA quando foi construído o conjunto Nacional, a fachada de luminosos que ele projetou seguindo religiosamente as recomendações de Lucio; neste trabalho, contou com a colaboração do arquiteto Fernando Andrade.

E sem falar na colaboração tão fértil de seu trabalho nas obras de Lelé – inesquecíveis as belas portas das escolinhas que Lelé espalhou pelo Rio e por Salvador na década de 80, além de tudo o mais que fizeram juntos.

Deixa muita saudade, o nosso Bulcão tão querido. Tenho vontade de lhe dizer – que sua travessia seja serena e bela, como o rastro que você deixou entre nós.

sobre o autor

Maria Elisa Costa, nascida no Rio de Janeiro, filha de Lucio Costa, arquiteta formada pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil (atual UFRJ), foi presidente do IPHAN e hoje coordena a Casa de Lucio Costa.

Maria Elisa Costa, Rio de Janeiro RJ Brasil

Jardim interno do Palácio do Planalto [Fundação Athos Bulcão]

Salão Verde do Congresso Nacional [Fundação Athos Bulcão]

Instituto de Artes da UnB [Fundação Athos Bulcão]

 

comments

024.03
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

024

024.01

Metodologias integradas

O croqui e a materialização da idéia

Elaine Cavalcante Gomes, Giovanna Ortiz de Oliveira and Regina Lemgruber Julianele

024.02

XXIII Congresso UIA

Algumas notas sobre o evento Turim 2008

Haifa Yazigi Sabbag

024.04

Sejima + Nishizawa / SANAA

Flexibilidade, transparência, amplitude

Yuko Hasegawa

024.05

O cassino e o incubo branco

Sobre o projeto de Niemeyer para a Pampulha

Roberto R. Andrés

024.06

Todos somos responsáveis pelos governos

Antônio Agenor Barbosa and Gisela Verri de Santana

024.07

VI Bienal Ibero-americana de arquitetura e urbanismo

Antonio Toca Fernández

024.08

Biblioteca Prestes Maia

Tempos urbanos diversos

Ana Luiza Martins

024.09

Joaquim Guedes

Quando cessa o pensamento

Miguel Pereira

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided