Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
A franco-brasileira Marie Christine apresenta sua investigação, motivada por interesses familiares, da obra de seu tio-avô, o arquiteto Henri Paul Pierre Sajous, autor de diversas obras significativas no Rio de Janeiro e São Paulo.

how to quote

SAJOUS CLAUSE, Marie Christine. Henri Sajous. Investigando a trajetória de um arquiteto quase desconhecido. Drops, São Paulo, ano 11, n. 034.08, Vitruvius, jul. 2010 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/11.034/3508>.



Caro leitor, eu acredito que comentarei aqui algo diferente!

Apresento o arquiteto Henri Paul Pierre Sajous, nascido em Bordeaux, França, no dia 2 de maio de 1897 e falecido no dia 5 de julho de 1975, em Nice, aos 78 anos.

O que me motivou a fazer este trabalho de resgate histórico é que suas circunstâncias estão ligadas a minha própria existência. Henri Sajous era o tio do meu pai, portanto estou falando do meu tio-avô.

De sua pessoa tenho lembranças vagas, pois o vi poucas vezes. Contudo, meu pai sempre comentava das obras e da vida do tio que o tinha levado para trabalhar nos seus projetos do Brasil. Criança na época, eu tinha outras prioridades e não me recordo de muito mais coisas.

Como se trata de um grande arquiteto, com obras realizadas na França e no Brasil, sempre pensei que sua historia já estivesse escrita. Minha curiosidade me levou pesquisar pela Internet e foi navegando que encontrei algumas de suas obras tombadas no Rio de Janeiro – a primeira delas foi o edifício da Mesbla – e pensei comigo mesma que a história se revelaria por si só. Mas os dias foram passando e as dificuldades em encontrar informações me fizeram constatar que estava diante de um arquiteto pouco conhecido…

Henri Sajous construiu muito no Brasil e diversas de suas obras são importantes e significativas. No Rio de Janeiro, temos o edifício Mesbla, o edifício Biarritz, o Palácio do Comércio, o edifício Tabor Loreto, a igreja Santíssima Trindade, todos listados no Guia da Arquitetura Art Deco no Rio de Janeiro (1). Em São Paulo, Sajous é responsável pelo edifício São Joaquim (antiga sede da Rhodia) e pelo Hipódromo do Jockey Club de São Paulo. Em Minas, é de sua autoria o conjunto arquitetônico das Termas de São Lourenço… Ele também não passou em branco na França: as termas de Cambo les Bains, a Igreja de Ibarre e Igreja de Lahosse são obras suas.

Em uma conversa com meu irmão, Philippe Sajous, concordamos que tínhamos que fazer alguma coisa. Pensei na criação de um site para divulgar sua obra e a partir deste momento começei a pesquisar. A minha aventura chega a ir bem alem do que podia imaginar.

Neste percurso utilizei principalmente a Internet e fui encontrando pessoas que se interessaram, como Mauro Almada, da revista Viver Cidades do Rio, que se interessou por nossas pesquisas e nos apoiou. Na capital paulista, a associação Preserva São Paulo também nos ajudou, e seu presidente, Jorge Rubies, se propôs a fotografar as obras que fomos localizando.

Foi uma busca que poderia qualificar de investigação. Cheguei a me sentir um detetive e cada achado era uma grande emoção. Fui à procura de certidões de nascimento, casamento etc. Enfim, entrei na vida do personagem. Creio que esta aventura merece um livro, pois gostaria de dividir estes momentos com você leitor; mas isso fica para uma outra vez...

No momento o que tenho a propor é o website que lancei em março de 2010. Nele está a síntese de tudo que achei e coisas a achar. Continuo pesquisando e acredito que com as pessoas consultando, será mais fácil dar continuidade, pois sei o quanto estes testemunhos são importantes.

Convido-o, caro leitor, a conhecer o resultado de minha investigação, visitando o link http://sajous-henri.com!

Nota

1
Ver: CZAJKOWSKI, Jorge. Guia da Arquitetura Art Deco no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Casa da Palavra/Centro de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro, 2000.

Edifício Brasília, Sé, São Paulo, projeto para o conde Attilio Matarazzo
Documento Giovanna Pennacchi

Igreja São Domingos para os padres Dominicanos de São Paulo, projeto. Arquiteto Henri Sajous
Documento Yves Sajous arquiteto

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided