Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
O evento internacional, que reuniu mais de 100 pessoas, é fruto do protocolo de cooperação assinado entre a Junta de Andalucía, o Ministério das Cidades e o Governo da Bahia, através do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador.

how to quote

PREZA, Renata. Estratégias de reabilitação urbana e edilícia, gestão, habitação e projeto. Seminário internacional Brasil – Espanha. Drops, São Paulo, ano 13, n. 058.06, Vitruvius, jul. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/13.058/4446>.



O seminário internacional Brasil – Junta de Andalucía (Espanha): estratégias de reabilitação urbana e edilícia, gestão, habitação e projeto reuniu mais de cem pessoas no Palácio da Aclamação, em Salvador, nos dias 12 e 13 de junho de 2012. Técnicos de órgãos federais, estaduais e municipais, além de estudantes de cursos de pós-graduação em arquitetura da cidade, assistiram a palestras e debates promovidos por profissionais de diferentes países (Uruguai, Equador e Espanha) e estados brasileiros (Maranhão, Brasília/Iphan/Mcidades, São Paulo e Rio de Janeiro).

O evento teve como objetivo principal a discussão das experiências dos partícipes, possibilitando o avanço de técnicas de projeto, viabilização de intervenções, gestão e políticas de reabilitação em áreas urbanas centrais no Brasil, em especial no território do Centro Antigo de Salvador (CAS).

O seminário foi composto por mesas temáticas, divididas por turnos. No primeiro dia foram apresentados e discutidos aspectos gerais das estratégias de reabilitação urbana, tanto de áreas urbanas quanto de conjuntos arquitetônicos e imóveis isolados, com foco especial para a provisão habitacional. Já no segundo dia, foram focados os aspectos específicos de metodologia de projeto, abrangendo o urbano e o edilício.

O seminário ocorreu um dia após o lançamento do guia de arquitetura e paisagem Salvador e a Baía de Todos-os-Santos, que apresenta, em 700 páginas, os aspectos histórico-culturais, elementos arquitetônicos, roteiros e homenagens a artistas e arquitetos de grande importância para a Bahia, como Dorival Caymmi, Jorge Amado, Pierre Verger, Diógenes Rebouças, João Filgueiras Lima (Lelé), José Bina Fonyat, Assis Reis e Lina Bo Bardi.

O evento internacional e a publicação são frutos do protocolo de cooperação assinado, em abril de 2010, entre a Junta de Andalucía, o Ministério das Cidades e o Governo da Bahia, através do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador, que contempla, ainda, a construção de residência estudantil no CAS, com 79 leitos.

sobre a autora

Renata Preza é assessora de comunicação do Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador (Ercas).

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided