Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
O autor defende uma política para a cultura, articulada com o plano de desenvolvimento urbano, como uma necessidade fundamental para a melhoria da qualidade de vida

how to quote

(ALMANDRADE), Antônio Luiz M. de Andrade. Por uma política municipal de cultura. Drops, São Paulo, ano 13, n. 060.02, Vitruvius, set. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/13.060/4470>.



A cultura é uma necessidade social indispensável ao exercício de cidadania, fundamental para a melhoria da qualidade de vida. É um processo contínuo de formação, informação e renovação. A preservação e a atualização de seu patrimônio material e imaterial deve fazer parte do programa político do governo municipal. Salvador, até o momento, continua carente de um pensamento cosmopolita sobre a cultura e de uma política acionadora de suas diferentes práticas culturais, estas vêm sendo tratadas como um conjunto de ações desarticuladas e a instituição uma agência de eventos culturais ou guichê para atendimento de demandas do mercado de produtos culturais e de entretenimentos. Definir uma política para a cultura, articulada com o plano de desenvolvimento urbano, deve ser uma prioridade do programa de governo para a cidade do Salvador.

Salvador com seus shoppings centers, subcentros e cirurgias urbanas se expandiu sem um plano de desenvolvimento e sem programas estratégicos capazes de modernizar e preservar seu patrimônio cultural. Na década de 1950, a expansão da indústria no sul do país foi acompanhada de movimentos e eventos no campo das linguagens artísticas como: Bienal de São Paulo, Concretismo, Bossa Nova, Cinema Novo, Arquitetura Moderna etc. A modernização industrial baiana entre as décadas de 1960 e 70, com a implantação do CIA (Centro Industrial de Aratu) e do COPEC (Complexo Petroquímico de Camaçari), não proporcionou nem criou expectativas de renovação do capital cultural. A indústria do turismo proporcionou o desenvolvimento do ramo hoteleiro, mas não foi capaz de restabelecer um intercâmbio de experiências culturais.

É necessário para esta cidade a definição de uma política cultural que não se restrinja a demanda da criação de uma Secretaria de Cultura e mais instituições que comprometam o orçamento da cidade e sim, requalificar e revitalizar o que já existe, cuja as instalações comprometem a preservação da memória da primeira capital do país, a exposição e a apresentação de bens artísticos, a que se destinam. Planejar uma política cultural sem se constituir numa proposta fechada, acabada, mas sim, voltada para a criação de uma infraestrutura de iniciativas e diretrizes, com objetivo claro de viabilizar e dinamizar os vários segmentos da cultura local. Garantir ao cidadão o acesso aos bens culturais e o direito de participar da dinâmica da cidade.

Algumas iniciativas são necessárias a curto prazo, como:

1) A reformulação do organograma da Fundação Gregório de Mattos (FGM), adaptando sua estrutura para dar respostas eficientes às diversas áreas artísticas e culturais; 2) Estudar e verificar a possibilidade de uma nova sede para a FGM com instalações adequadas, igualmente para Museu da Cidade e Arquivo Histórico Municipal, incluindo neste um setor específico de conservação e restauro; 3) Formação e capacitação de recursos humanos para a área cultural; 4) Aprovar a lei de Proteção e Estímulo do Patrimônio Cultural Municipal; 5) Criar e estimular ações no centro histórico de Salvador; 6) Concluir a recuperação do Teatro Gregório de Mattos, importante espaço de multiuso, restaurado pela arquiteta Lina Bardi com uma proposta de teatro experimental, sem distinção entre palco e plateia.

Enfim, o que se deve pretender com uma política de cultura, é repensar e reinventar o processo cultural, redimensionar o aspecto da Cidade do Salvador enquanto polo de produção e difusão no âmbito da cultura brasileira. Fundamentalmente, as premissas de uma política cultural referem-se à liberdade de criação, à descentralização dos meios de produção e de comunicação; às diretrizes de incentivo, veiculação e divulgação a partir de um mapeamento da pluralidade da produção de toda a cidade.

Acreditamos que a FGM, enquanto uma instituição de cultura, deva garantir a produção cultural na cidade do Salvador, tanto a espontânea quanto a dos setores profissionais ou especializados. É preciso compatibilizar o tempo do político, que é o do mandato, com o tempo do artista, que é o da criação. É preciso que seja levado em conta que o processo criativo não é burocrático, mas sim, permanente e livre. Portanto, as normas administrativas devem ser adequadas ao ritmo e às formas próprias dessa atividade. Assegurar à sociedade a oportunidade de expressar criativamente seus valores, de forma livre e heterogênea.

nota

NE
Artigo publicado originalmente no jornal A Tarde, Salvador, 04 ago. 2012.

sobre o autor

Antônio Luiz M. de Andrade (Almandrade) é artista plástico, poeta e arquiteto.

 

comments

060.02 cultura
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

060

060.01 exposição

Arqueologia do futuro

A fotografia de Andrei Loginov

Guilherme Bueno

060.03 ecologia

Arquitetura sustentável

Os diferentes conceitos no cenário brasileiro e internacional

Alexandra Albuquerque Maciel

060.04 exposição

Tannuri

Tensão no frágil, pressão no sólido

Paulo Sergio Duarte

060.05 arquiteto

El artículo

El arquitecto rosarino Jorge Scrimaglio

Luis Corrales

060.06 literatura

A saga ambígua da cidade sagaz

Versos quebrados de um cego que quer ver a luz no fim da rua

Jayme Wesley de Lima

060.07 norma

Conforto acústico

Norma de desempenho para unidades habitacionais

Davi Akkerman

060.08 bienal de veneza

El cabaret de los hipócritas

Fredy Massad

060.09 bienal de veneza

Arquitetura desde a razão e a emoção

Fernando Menis

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided