Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
O autor defende que o desenho da cidade brasileira é um dos grandes desafios estratégicos para o país neste início de século, uma vez que o desenvolvimento se dá cada vez mais a partir do conhecimento, cujo lugar de produção e de difusão é a cidade

how to quote

MAGALHÃES, Sérgio. O desafio do desenho. Drops, São Paulo, ano 13, n. 061.03, Vitruvius, out. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/13.061/4529>.


Projeto para o Plano Piloto de Brasília, 5º lugar no concurso nacional, 1956. Arquitetos Vilanova Artigas, Carlos Cascaldi, Mário Wagner Vieira da Cunha, Paulo de Camargo Almeida [“Vilanova Artigas – arquitetos brasileiros”. Instituto Bardi/Fundação Vilanova Artigas, 19]


Nestas poucas décadas em que o Brasil passou de “eminentemente agrário” para “sexta economia do mundo”, o seu sistema urbano deu um salto demográfico monumental: de 12 milhões para 175 milhões de pessoas. Qual foi o desenho que o país traçou para que suas cidades pudessem corresponder a tal desafio?

Em aula magna que proferiu para o colegiado da Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo, pouco antes de ser cassado pela ditadura, em 1968, o arquiteto Vilanova Artigas lembrou a correlação semântica entre “desenho”, “desígnio” e “projeto”, ou seja, a “intenção de fazer algo no futuro”. Artigas com isso sublinhou que um projeto (ou a ausência dele) tem fundamentação política.

Assim, a resposta à pergunta inicial precisa ser precedida por outra: que política orientou o crescimento urbano brasileiro?

Todos reconhecemos os esforços feitos para o desenvolvimento nacional na promoção da industrialização, do agro-negócio, do sistema financeiro, da energia e das comunicações, entre outros setores essenciais para se alcançar o patamar ao qual chegamos. Porém, no que se refere ao urbano, os esforços foram centrífugos, no sentido das cidades subsidiarem aquelas outras políticas.

Nesse período em que a urbanização explodiu, no caso da habitação, tratou-se de desestimular a produção de moradia, para venda ou para renda, a fim de que os capitais nela aplicáveis pudessem se destinar ao incipiente setor industrial. No transporte urbano, desconstruiu-se o modo sobre trilhos em benefício da indústria automobilística. Estimulou-se a emigração do campo, oferecendo mão de obra barata à indústria e inchando as cidades. Para a ocupação das cidades hiper-demandadas, promoveu-se uma expansão sem infraestrutura de saneamento, sem transporte, sem moradia e sem regulação urbanística: um farwest doméstico, que caracteriza boa parte das grandes cidades.

É possível avaliar que o Brasil consolidou o seu crescimento econômico em detrimento de seu sistema urbano. Desse modo, nossas cidades evidenciam um importante passivo sócio-ambiental que se coloca como um desafio fundamental a ser enfrentado nos próximos anos. Não obstante, e paradoxalmente, elas também se constituem como um patrimônio sócio-cultural e espacial de enorme diversidade e riqueza.

Neste século 21, o desenvolvimento se dará cada vez mais a partir do conhecimento, cujo lugar de produção e de difusão é a cidade.  Em especial, aquela em que as condições de vida urbana garantam bom acesso à educação superior, aos serviços avançados de saúde, aos serviços públicos, às atividades culturais, ao lazer. Enfim, o conhecimento e a criatividade são estimulados pela interação social, qualidade essencial da cidade.

Tanto por tal razão, comum às grandes economias, mas igualmente por exigências da evolução de nossa democracia, o Brasil precisará voltar atenção específica ao seu sistema urbano. Nosso país precisará estruturar políticas orientadas para as suas cidades, contemplando suas principais carências e fortalecendo suas grandes virtudes.

Já não podem nossas cidades continuar como consequência das circunstâncias, mas devem ser promovidas segundo o nosso desejo. Englobando duas dezenas de metrópoles, sendo duas megacidades, o desafio de projetá-las é enorme. Certamente será uma tarefa estimuladora para arquitetos, urbanistas, engenheiros, sociólogos, cientistas sociais, e demais profissionais afins, dizer, com cada uma delas, qual a intenção que se tem para o seu futuro. Mas, sendo decisão política, será sobretudo tarefa para o conjunto da sociedade.

Como alcançar a equidade urbana, indispensável exigência democrática? O desenho da cidade brasileira é um dos grandes desafios estratégicos para o país neste início de século.

nota

NE
Artigo originalmente publicado na revista Ciência Hoje.

sobre o autor

Sérgio Magalhães é arquiteto e presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil.

 

comments

061.03 urbanismo
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

061

061.01 evento

Robôs e arquitetura

O 30º Congresso Education and Research in Computer-aided Architectural Design in Europe

Gabriela Celani

061.02 arquitectura de urgencia

Del 11 de septiembre de 2001 al 11 de septiembre de 2012

Humberto González Ortiz

061.04 evento

VIII BIAU Cádiz

Fredy Massad

061.05 exposição

O chão que continua

Arquitetura rural mineira em exposição

Cecília Rodrigues dos Santos

061.06 artes plásticas

O paraíso perdido da Mata Atlântica

A obra atual de Denise Milan

Manuela Mena

061.07 exposição

Planos de fuga

Site-specific no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo

Jochen Volz and Rodrigo de Moura

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided