Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Inauguração do complexo arquitetônico situado no campus da Universidade de São Paulo

how to quote

GUERRA, Abilio. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Projeto arquitetônico de Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb. Drops, São Paulo, ano 13, n. 066.07, Vitruvius, mar. 2013 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/13.066/4696>.



Com a presença de centenas de convidados, foi inaugurada neste sábado, dia 23 de março de 2013, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Projetada pelos arquitetos Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb e situada em área central do Campus Universitário da Universidade de São Paulo, a biblioteca abrigará os mais de 32 mil títulos colecionados pelo casal Guita e José Mindlin ao longo de oitenta anos.

Além do acervo doado em 2006 pelo bibliófilo e empresário à USP, o novo complexo arquitetônico abrigará o acervo do Instituto de Estudos Brasileiros – IEB, instituição fundada por Sergio Buarque de Holanda e depositária de livros e objetos de Mario de Andrade. Um auditório muito bem equipado, uma livraria, áreas expositivas e salas de pesquisa complementam o programa arquitetônico.

O auditório foi pequeno para abrigar o grande público presente, que se aglomerou na praça coberta por estrutura espacial, no centro do conjunto. As faces envidraçadas dos quatro blocos – acervo, livraria, auditório e IEB – se abrem para este espaço sombreado e fresco, que está condenado a se tornar um dos espaços de encontro mais importantes do campus.

A solenidade foi aberta pelo crítico de literatura Antonio Candido, um dos mais importantes intelectuais brasileiros, que lembrou sua amizade com José Mindlin e a importância do acervo para a história da cultura brasileira. Logo após, Sérgio Mindlin saudou os convidados – autoridades, professores, arquitetos e amigos – e ressaltou o significado da doação do acervo para ele e demais familiares. A seguir, os arquitetos Eduardo de Almeida subiram ao palco; Almeida, muito emocionado, contou como foi convidado pessoalmente pelo bibliófilo para realizar o projeto da biblioteca, consagrando uma amizade de trinta anos. Rodrigo Loeb, neto de Mindlin, ressaltou o vínculo da família com os livros e seu papel na conformação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Após a solenidade, foi aberta ao público a exposição permanente Não faço nada sem alegria – frase de Montaigne (1) recorrentemente citada por José Mindlin e que se converteu em lema do ex libris da biblioteca. A mostra apresenta fotos, textos e vídeos sobre a vida do casal, a história da formação da biblioteca e da construção do edifício, e diversos aspectos relacionados ao livro – conservação, história da imprensa, prazer da leitura etc.

nota

NE
Mais informações sobre a nova instituição estão disponíveis em www.brasiliana.usp.br.

1
"Je ne fay rien sans gayeté" no original francês. MONTAIGNE, Michel de. Des livres. Volume II, capítulo 10.

sobre o autor

Abilio Guerra é arquiteto, professor da graduação e pós-graduação da FAU Mackenzie, editor do portal Vitruvius e da Romano Guerra Editora.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, Campus USP, São Paulo. Arquitetos Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb
Foto Abilio Guerra

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, Campus USP, São Paulo. Arquitetos Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb
Foto Abilio Guerra

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, Campus USP, São Paulo. Arquitetos Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb
Foto Abilio Guerra

 

comments

066.07 inauguração
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

066

066.01 exposição

Arquitetura para todos

Marcelo Ferraz and André Vainer

066.02 exposição

Busca-me

Fotografias de Boris Kossoy

Diógenes Moura

066.03 homenagem

Roberto Segre, 1934-2013

Sérgio Magalhães

066.04 exposição

A maquete do Solar do Unhão e a Bahia de Lina Bo Bardi

Antônio Luiz M. de Andrade (Almandrade)

066.05 cinema

Amor de Thanatos

Helena Guerra

066.06 planejamento

O acidente na Imigrantes

Álvaro Rodrigues dos Santos

066.08 homenagem

Roberto Segre

Turim, Itália, 1934 - Niterói, Brasil, 2013

Ramón Gutiérrez

066.09 exposição

Mário de Andrade: etnógrafo-fotógrafo-poeta

Adrienne Firmo

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided