Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Rodrigo Alvarado discorre sobre o primeiro encontro latino- americano de pós-graduações em Arquitetura

español
Rodrigo García Alvarado hace un recuento de lo sucedido en el primer encuentro de este tipo en Latinoamérica.

how to quote

GARCÍA ALVARADO, Rodrigo. Encontro Latino-americano de Pós-graduações em Arquitetura. Drops, São Paulo, ano 13, n. 067.03, Vitruvius, abr. 2013 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/13.067/4706>.


Encontro Latino-americano de Pós-graduações em Arquitetura
Foto divulgação [Acervo Rodrigo Alvarado]


A formação em arquitetura tem se complementado nas últimas décadas com programas de pós-graduação em praticamente todos os países latino-americanos, impulsionando o desenvolvimento e a especialização da profissão. Estes esforços levaram à realização do Primeiro Encontro Latino-Americano de pós-graduações em Arquitetura, na Universidade do Bío-Bío, em Concepción, Chile, de 14 a 18 de janeiro de 2013. Convocaram-se diretores, professores, estudantes de mestrado e doutorado do México, Colômbia, Equador, Chile, Argentina e Brasil, além de palestrantes convidados da Espanha e do Reino Unido, a fim de compartilhar experiências e de promover colaborações.

Conferências magistrais sobre tecnologia para a arquitetura sustentável do prof. John Chilton, da U. Nottingham, desenho integrado de habitações do prof. Ernesto Echeverria, da Universidade de Alcalá de Henares, arquitetura dos centros comerciais do Dr. Aaron Napandensky, da Universidade Bio-Bío, ensino e desenho paramétrico de composições dobráveis do dr. Mauro Chiarella, da Universidade Nacional do Litoral, foram complementadas com apresentações de oito programas de pós-graduação e quatorze exposições temáticas de teses de pós-graduação realizadas ou em desenvolvimento. Assim como duas apresentações finais de teses de Mestrado e três projetos de teses de Doutorado motivaram um intenso debate sobre as distintas direções e processos de avanço na disciplina e, em especial, a melhora da qualidade de vida dos edifícios e cidades da America Latina.

Reuniões separadas de professores e estudantes, em grupos de trabalhos, culminaram em uma assembléia final de discussão sobre inquietudes e ações de colaboração, propondo a formação de redes e a organização regular do encontro, tendo sido sugerida a realização de um próximo evento (2014) em Minas Gerais, Brasil. Conjuntamente às atividades citadas, houve uma feira de revistas e livros de arquitetura, incluindo a apresentação de publicações eletrônicas, um passeio pela área metropolitana de Concepción, obras e espaços urbanos destacados, um jantar e uma visita a zona costeira da reconstrução pós-terremoto e tsunami de 2010 no povoado de Dichato, dirigido pelo coordenador regional Dr. Sergio Baeriswyl da U. De Bio-Bío. Como também uma oficina de desenho a mão livre, dirigido pelo Prof. Flavio Celis D’Amico da U. De Alcalá, com visita a obras como a “Casa Poli” de Pezo Von Ellrichausen (Prêmio Bienal Iberoamericana) e a Hosteria El Morro de Tomé Del Roberto Goycoolea Infante (Prêmio Nacional de Arquitetura). Finalizando com uma viagem a região de Araucania para visitar assentamentos indígenas, comunidades ecológicas, termas geométricas e a zona turística de Pucón.

Durante a atividade, receberam destaque a apresentação de Mónica Sánchez Berna, com seu mestrado em arquitetura residencial, na U. Nacional de Colômbia, com o título “El viandante: videojuego y multimedia resultado de un proyecto de investigación-creación en torno al desplazamiento y emplazamiento en ciudades colombianas”, e de Fabiana Oliveira Araújo, doutoranda pelo Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais. Assim como recebeu menção o dr. Fernando Zalamea, diretor do Mestrado em Construção da U. De Cuenca, Equador, e a dra. Edith González, diretora de Mestrado em Habitação da Universidade Nacional de Colômbia, sede Bogotá.

sobre o autor

Rodrigo García Alvarado, doutor em arquitetura, é diretor de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Bio-Bío em Concepción, Chile.

Cartaz do evento [divulgação]

 

comments

067.03 evento
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: español

share

067

067.01 homenagem

Roberto Segre

Uma vida de aventura que se encerra com uma tragédia banal

Abilio Guerra

067.02 homenagem

Dante e a arquitetura moderna no Brasil

Ricardo Rocha

067.04 crítica

Arquitetura, obsolescência e estupidez

Humberto González Ortiz

067.05 exposição

Caligrafias - desenhos de Vilanova Artigas

Rosa Artigas

067.06 homenagem

Clorindo Testa e a cidade dos livros

Jorge Ramos de Dios

067.07 ensaio

Astronauta em Ítaca

Miguel Del Castillo

067.08 crítica

Arquitetura no Urbanismo, Urbanismo na Arquitetura

A arquitetura como um campo único e multidisciplinar

Lutero Proscholdt Almeida

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided