Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Cecilia Herzog faz uma crítica sobre como as questões ambientais tem sido tratadas neste período de grandes eventos sendo realizados no país.

how to quote

HERZOG, Cecilia P.. É hora de tornar a Cidade Maravilhosa realmente “verde”! Drops, São Paulo, ano 14, n. 070.09, Vitruvius, jul. 2013 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/14.070/4817>.


Em meu último artigo (1), escrevi sobre a rica biodiversidade da cidade do Rio de Janeiro e as imensas transformações que vem sofrendo impulsionadas pelos eventos internacionais que já estão acontecendo: a Copa das Confederações da Fifa foi em junho e a visita do Papa, devido ao Dia Mundial da Juventude, será em julho – quando milhões de jovens estão sendo esperados. No ano que vem o Brasil irá sediar a Copa do Mundo e em 2016 os Jogos Olímpicos acontecerão no Rio de Janeiro.

Eu também falei sobre como a cidade está sendo “preparada”; como as áreas urbanizadas são cinza e estão se expandindo e destruindo os últimos remanescentes de ecossistemas nativos, cortando árvores para dar mais lugar para concreto e asfalto. As pessoas não estão participando de fato das decisões. Nesse período têm ocorrido demonstrações públicas isoladas de insatisfação contra a erradicação de áreas verdes, mas os resultados têm sido sempre o mesmo: motosserras e escavadeiras reinam.

Estamos vivendo dias extremamente intensos e interessantes no Brasil, como em inúmeros países. As pessoas querem ser ouvidas e participar do jogo! Nesse país historicamente pacífico, de repente as massas ganharam as ruas com mais de 1 milhão de cidadãos marchando em um único dia! E os protestos continuam.

Os políticos estão estonteados. Analistas de diferentes campos do conhecimento estão tentando compreender o que está por trás dessas hordas humanas nas cidades de todos os tamanhos ao redor do país. Há todo tipo de demanda: comportamento ético de nossos representantes nos poderes legislativo, executivo, judiciário e de membros do Poder Público; completa transparência e responsabilização nos gastos e prestação de contas com o dinheiro de nossos impostos; efetiva participação nas decisões e por aí vai.

Os problemas são muito complexos e intrincados, mas sob a minha ótica, há um importante fator que não está sendo considerado: as pessoas querem viver em cidades com alta qualidade de vida, e nessas cidades pessoas e natureza importam. Durante os últimos anos tenho visto como os moradores da cidade valorizam as suas árvores e áreas verdes, e como eles estão tentando protegê-las contra a transformação das cidades “como sempre se fez”, com base em transporte individual e na expansão urbana ilimitada. Eu adoro quando vou a parques e eles estão lotados de famílias felizes e interessadas na natureza, com gente de todas as idades apreciando árvores e pássaros e macacos e esquilos e flores... e vida!

Como podem os nossos tomadores de decisões destruir o que faz as pessoas felizes? Ignorância, eu suponho. Em minha opinião, a única maneira é ensinar para tirar as pessoas da “videofilia” que contamina a vida moderna, de modo a que venham descobrir e apreciar a biofilia. Acredito que as pessoas precisam ter uma alfabetização ecológica, como Tim Beatley, Richard Louv, Edward O. Wilson, Fritjhof Capra e muitos outros escrevem a respeito eloquentemente. Infelizmente o Brasil ainda está fora dessas conversas estimulantes. Não há praticamente publicações em português sobre o tema, e os brasileiros raramente leem outras línguas.

Minhas reflexões são sobre como as pessoas precisam entender ecologia, os ciclos da vida e ter um pensamento sistêmico para não apenas amar e apreciar a natureza, mas realmente proteger e investir na biodiversidade, especialmente nas cidades – onde a maior parte de nós vive! Nossos líderes deveriam ser ecologicamente educados de modo que possam mudar para o novo paradigma focado na vida de cada um, incluindo todas as espécies!

Tenho estado envolvida em diversas atividades relacionadas com natureza urbana nos últimos 10 anos porque tive a sorte de mudar radicalmente o curso de minha vida.

Nos meus primeiros 50 anos de vida era totalmente desconectada da rede da vida, mas amava a natureza! Cursei administração de empresas porque meu pai era um empresário. Era a coisa natural a fazer! Embora tivesse pensado em estudar arquitetura duas vezes... Edifícios não são meu foco principal de interesse até agora, e não havia (e ainda não há!) curso superior de paisagismo, nem educação formal em ecologia urbana nesse maravilhoso país tropical.

O que fez diferença? Durante alguns anos Fernando Chacel, que foi um pioneiro em projeto e planejamento ecológico da paisagem no Brasil, coordenou um curso superior de paisagismo na Universidade Veiga de Almeida. Eu tive a sorte de ter estudado com ele e sua equipe. A partir de então as coisas começaram a acontecer rapidamente. Tive a oportunidade de conhecer e aprender com pessoas de diferentes lugares e campos do conhecimento. Eu me tornei ecologicamente envolvida com a vida, com todas as espécies de vida. Finalmente consegui ultrapassar minha ignorância ecológica.

Estudar, pesquisar e ensinar sobre paisagem, processos e fluxos naturais e suas inter-relações com a biodiversidade, os recursos naturais e as pessoas e suas atividades se tornou quase uma missão pessoal.

No começo de 2012, decidi ir além para tentar transmitir o que tinha aprendido. Então, comecei a escrever um livro destinado aos leitores de língua portuguesa objetivando contribuir para preencher a enorme defasagem de conhecimento em uma escala mais abrangente. Lancei o livro “Cidades para todos: (re)aprendendo a conviver com a natureza” no Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho passado. A resposta tem sido impressionante!

O livro foi lançado no Rio e São Paulo, e estou dando palestras para diferentes públicos. Já fui ao rádio e televisão, e tenho escrito e contribuído com artigos para jornais e blogs digitais. Em poucas semanas já encontrei pessoas adoráveis com diferentes formações e origens sociais que estão compartilhando a mesma paixão pela vida de todos os organismos vivos, e pela natureza! Todos sentem o mesmo deslumbramento que eu sinto, e estão se tornando entusiastas, querem colaborar, voluntariar de alguma maneira, qualquer maneira. É muito recompensador. Afinal, não é tudo apenas pelo dinheiro!! É sobre conviver e compartilhar experiências, sonhar e trabalhar para transformar o que parece impossível: trazer pessoas e biodiversidade nativa para a vanguarda das discussões, planejamento e projeto de nossas cidades.

Uma nova oportunidade está se abrindo: dia 24 de junho foi lançado o “Rio+” – Centro Mundial de Desenvolvimento Sustentável pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Ele objetiva mudar a maneira como “fazemos as coisas” de modo a contemplar os limites planetários.  Como afirma a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira “O RIO+” será também um espaço político relevante para a promoção do diálogo com a sociedade, abrindo portas para universidades, setor privado, governos e todas as pessoas interessadas em discutir e promover o desenvolvimento sustentável” (2).

No mesmo dia teve lugar um seminário promovido pelo FBDS (Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável presidido por Israel Klabin) e o Sustainable Development Solutions Network (Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável liderado pelo economista Jeffrey Sachs), para lançar a “Iniciativa Rio Sustentável”. Parece uma excelente oportunidade para introduzir a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos no planejamento de uma cidade resiliente e sustentável.

Em breve será lançada em português a publicação “Panorama das Cidades e Biodiversidade – Ações e Políticas” (3). Acredito que terá sinergia com nossas ações e sonhos. Talvez sejamos capazes de transformar corações e mentes de mais pessoas e possamos influenciar o curso em direção de uma perspectiva socioecológica para todos, (re)aprendendo a conviver com a natureza.

nota

NE
Publicação original do artigo: HERZOG, Cecilia Polacow. É hora de tornar a cidade maravilhosa realmente “verde”! Website The Nature of Cities <www.thenatureofcities.com/author/ceciliaherzog>.

1
HERZOG, Cecilia Polacow. Conectando as magníficas paisagens do Rio de Janeiro. Website The Nature of Cities <www.thenatureofcities.com/2012/07/10/green-corridors-in-rio>.

2
Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (RIO+) é inaugurado no RJ. Website do PNUD <www.pnud.org.br/Noticia.aspx?id=3736>.

3
Publicação da Convenção da Biodiversidade da ONU, Centro de Resiliência de Estocolmo, Universidade de Estocolmo e ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, traduzido pelo Ministério de Meio Ambiente do Brasil. Foi lançado em 2012 na COP11 em Hyderabad na Índia, e já está traduzido para vários idiomas.

sobre a autora

Cecilia Polacow Herzog é  paisagista urbana, presidente do Instituto Inverde, professora da PUC-Rio, coordenadora do capítulo brasileiro da Sociedade para Ecologia Urbana – SURE (Society for Urban Ecology), autora do livro Cidades para todos.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro: pessoas apreciando a Sumaúma (Ceiba petranda), gigantesca árvore da Amazônia
Foto Cecilia Herzog

Apresentação de grupo depois de um curso de quatro semanas organizado pelo Instituto Inverde, professores Pierre-André Martin e Cecilia Herzog, maio de 2013
Foto Cecilia Herzog

Capa do livro “Cidades para todos: (re)aprendendo a conviver com a natureza”, apresentação de Luiz Fernando Janot, prefácios de Cynthia Rosenzweig e Thomas Elmqvist
Divulgação [Website CBD]

Durante o lançamento do livo com um grupo de estudantes de Arquitetura
Foto Alex Herzog [Facebook]

Rio+ Lançamento do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável – Rio+ no dia 24 de junho no Rio de Janeiro
Foto Cecilia Herzog

 

comments

070.09
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

070

070.01 patrimônio

Mercado Municipal de Arriaga

A demolição de um patrimônio da arquitetura moderna mexicana

Juan Ignacio del Cueto

070.02 fotografia

Haruo Ohara

Exposição de fotos do acervo do Instituto Moreira Salles

Sergio Burgi

070.03 acervo

Vilanova Artigas no Beaubourg

Desenhos originais do arquiteto entram no acervo da instituição

Laura Artigas

070.04 democracia e urbanismo

Espaços da democracia

Luiz Fernando Janot

070.05 manifestação popular

Manifestações: o nome do jogo

Jorge Wilheim

070.06 patrimonio

Antonio Maceo

El rescate de su huella en Nicoya

Lohania Aruca Alonso

070.07 meio ambiente

Lições da Serra do Mar

Álvaro Rodrigues dos Santos

070.08 arte

Vanguarda e contemporaneidade

Breve relato do circuito de arte na Bahia

Antônio Luiz M. de Andrade (Almandrade)

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided