Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Um novo edifício, atualmente em construção no panorama da “City” de Londres, está sendo acusado por danificar edifícios e derreter componentes veiculares de carros estacionados ao longo de Eastcheap.

english
A new building, currently under construction, on the City of London's skyline has been blamed for damage to buildings and for melting components on vehicles parked kerbside on Eastcheap.

how to quote

GUERRA, Helena. Edifício comercial em Londres reflete luz solar quente. O suficiente para fritar um ovo. Drops, São Paulo, ano 14, n. 072.01, Vitruvius, set. 2013 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/14.072/4861>.



Um novo edifício, atualmente em construção no panorama da “City” de Londres, está sendo acusado por danificar edifícios e derreter componentes veiculares de carros estacionados ao longo de Eastcheap. Aparentemente isso é o resultado da intensa luz solar refletida a partir da superfície espelhada da fachada sul deste edifício. “Sky News” em Londres transmitiu um repórter fritando um ovo para seu almoço, utilizando a luz solar refletida ao nível da rua para aquecer uma frigideira.

Os 37 andares de escritórios, localizados à Fenchurch Street 20, apelidado de “Walkie-Talkie”, projetado pelo arquiteto uruguaio radicado em Nova York Rafael Viñoly, é um empreendimento da Land Securities associada ao Canary Wharf Group. O design trapezoidal invertido de Viñoly, com amplos pavimentos de escritórios no topo do edifício, cria uma silhueta curva que se projeta para cima e para fora. Os pavimentos retangulares de espaços comerciais também apresentam fachadas curvas, criando uma curvatura dupla côncava na elevação sul do edifício.

A fachada sul envidraçada aparentemente se comporta como um grande espelho parabólico, focando, concentrando e refletindo a luz solar sobre os edifícios vizinhos e vias próximas. Uma temperatura de 91.3º C já foi medida ao nível da rua em Eastcheap.

Os empreendedores alegam estar trabalhando para retificar o problema, criado pelos ângulos solares incidentes no edifício durante varias semanas ao longo de um ano, afirmando que o fenômeno apenas acontece em determinados períodos do dia. Como uma medida temporária, painéis de material leve na cor negra foram instalados em andaimes provisórios nas calçadas de Eastcheap para proteger transeuntes e edificações da extrema luminosidade e calor causados pela luz refletida no empreendimento.

Contudo, Viñoly aparentemente já passou por dificuldades anteriores com o derretimento de mobiliário de piscina assim como queimaduras em hóspedes no Vdara Hotel de 57 pavimentos, em Las Vegas, Nevada; de três torres com fachada espelhada côncava em forma de lua crescente, orientadas para a sul. Em 2003, o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, projetado por Frank Gehry, também encontrou problemas similares devido ao material de revestimento externo das fachadas em aço inoxidável.

sobre a autora

Helena Guerra é cineasta formada na FAAP e correspondente do portal Vitruvius.

“Walkie-Talkie”, Londres. Arquiteto Rafael Niñoly
Foto divulgação

“Walkie-Talkie” e edifícios próximos
Foto divulgação

 

comments

072.01 paisagem urbana
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: english

share

072

072.02 crítica

Flores raras e equívocas

Alfredo Britto

072.03 história

Lá longe, no Ibirapuera

Carlos Alberto Cerqueira Lemos

072.04 arquitetos

Censo do CAU e os desafios na formação em Arquitetura e Urbanismo (parte2)

Érico Masiero

072.05 crítica

Estadio "Doha Port", que será construido para una península artificial para el mundial del Qatar del 2022

Humberto González Ortiz

072.06 artes visuais

Speech: há tanto que eu queria te dizer

Paulo Miyada

072.07 história

Artacho Jurado: polêmico visionário

Laura Belik and Maria Pia Carmagnani

072.08 patrimônio

Teatro Oficina

Manifestação dos conselheiros do Condephaat em apoio à presidente

Conselho do Condephaat

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided