Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Luiz Fernando Janot argumenta que, enquanto as partidas se realizam em espaços fechados e têm duração de 90 minutos, a confraternização nas ruas é pública e acontece durante as 24 horas do dia.

how to quote

JANOT, Luiz Fernando. A festa é na rua. Drops, São Paulo, ano 15, n. 082.06, Vitruvius, jul. 2014 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/15.082/5244>.



Nesta Copa do Mundo um fato chama a atenção: a extraordinária alegria nas ruas, independentemente do resultado dos jogos. Enquanto as partidas se realizam em espaços fechados e têm duração de 90 minutos, a confraternização nas ruas é pública e acontece durante as 24 horas do dia. Esse espírito festivo que tomou conta das cidades-sedes da Copa provocou algumas reações controversas na população. Enquanto alguns reagiram criticamente aos transtornos causados em seu dia a dia, outros se deixaram envolver pelo espírito de confraternização das ruas incorporando uma alegria que há muito não se via com tanta expressividade.

Essa dualidade de opinião nos remete a uma afirmação do saudoso escritor italiano Ítalo Calvino, em seu livro Cidades invisíveis, onde ele afirma que “o inferno dos vivos, se existe, é aquele que ajudamos a criar nos ambientes onde ocorre a vida cotidiana. Para escapar desse inferno muitas pessoas se sujeitam a conviver com ele até não mais percebê-lo, enquanto outras tentam identificar quem e o que no meio desse inferno não é inferno e, assim, podem compreender melhor os verdadeiros significados de uma cidade.”

Em cidades como o Rio de Janeiro não se pode considerar inferno tudo aquilo que nos causa estranheza e incômodo. Para evitar avaliações preconceituosas é necessário observar e refletir cautelosamente sobre o que se supõe ser ou não ser verdadeiramente um inferno na cidade. Afinal, a imagem de uma cidade não se restringe aos seus belos espaços naturais e edificados. Ela é, também, um símbolo da existência humana e como tal não pode ser apreciada apenas por sua materialidade. Ambiência urbana e urbanidade são componentes subjetivos e indissociáveis na vida de uma cidade e, portanto, precisam ser reconhecidos, compreendidos e resgatados.

Nesta Copa, o alto preço dos ingressos selecionou o público presente nos estádios e levou a população e os turistas a buscarem nas ruas o espaço ideal para as suas comemorações. Independentemente de um ou outro conflito esporádico, não se pode negar que a alegria e o espírito de confraternização prevaleceu de forma surpreendente. A concentração popular em torno dos locais destinados à realização de shows e transmissão dos jogos superou largamente as expectativas. Não há dúvida de que o acesso gratuito a esses locais contribuiu de forma significativa para o seu enorme sucesso. Há que se ressaltar o fato de que a convivência harmoniosa entre diferentes culturas tenha sido, talvez, o principal legado da Copa do Mundo para a população. Não foram poucos os gestos de cidadania observados no convívio diário entre brasileiros e estrangeiros nos espaços públicos das nossas cidades.

A exemplo do carnaval, das festas de fim de ano ou de qualquer outro evento que reúne multidões, a Copa do Mundo tem o seu tempo determinado e um modo próprio de acontecer. Se a alegria contagiante que se espalhou pelo Brasil afora fez esquecer momentaneamente as preocupações cotidianas, por outro lado ela elevou a autoestima da população. Conquistando a taça ou não, a vida continuará o seu percurso natural. Nesse sentido, terminado o período de festas, voltaremos a refletir sobre o que de fato queremos para as nossas cidades e para o nosso país. Por ora, nos resta acompanhar o desenrolar dos acontecimentos.

nota

NE
Publicação original: JANOT, Luiz Fernando. A festa é na rua. O Globo, Rio de Janeiro, 05 jul. 2014.

sobre o autor

Luiz Fernando Janot, arquiteto urbanista, professor da FAU UFRJ.

 

comments

082.06 copa do mundo
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

082

082.01 paisagismo

Homenagem a Luiz Portugal

Guilherme Mazza Dourado

082.02 futebol

Decálogo da derrota anunciada

Abilio Guerra

082.03 europa

Bruxelles pas belle

Dando pitaco na cidade dos outros

Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima

082.04 critica

Repensar la arquitectura

Hacia La Responsabilidad Social

Humberto González Ortiz

082.05 crítica

Masp

Arquitetura feita de hidrogênio e chumbo

André Luiz Joanilho

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided