Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Gabriela Celani descreve sua participação em evento dedicado ao tema “Fusion – Data integration at its best”, ocorrido em Newcastle, Inglaterra.

how to quote

CELANI, Gabriela. ECAADE 2014. A fusão entre a academia e a prática profissional. Drops, São Paulo, ano 15, n. 085.02, Vitruvius, out. 2014 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/15.085/5310>.


Foi realizado, de 10 a 12 de Setembro de 2014, o 32º congresso Education and Research in Computer-aided Architectural Design in Europe (ECAADE), na Northumbria University, em Newcastle, Inglaterra, sob a coordenação da professora Emine Thompson. O tema desta edição do congresso foi Fusion – Data integration at its best, e foram aceitos 120 trabalhos, avaliados por um comitê internacional formado por mais de 80 especialistas na área.

Os palestrantes convidados do congresso foram Andrew Hudson Smith, diretor do Centre for Advanced Spatial Analysis (CASA) da Bertlett, University College London (UCL); Christian Derix, diretor do Computational Design Research Group do escritório de arquitetura AEDAS; e Stephen Lockley, Chefe do departamento de Building Modelling na Northumbria University, e diretor de pesquisa e educação da BIM Academy. Como tem sido de praxe nos congressos da área, os palestrantes representaram, respectivamente, o estado da arte em pesquisa acadêmica, o estado da arte em aplicações na prática profissional, e o mais importante pesquisador local na área de CAAD.

Andrew Smith falou sobre diversos temas convergentes: 3D data, BIM, GIS, Realidade Virtual e Internet of Things na construção de uma Smart Data City.  Smith afirmou que estamos em um momento de inflexão com relação à nossa compreensão do ambiente construído, e que essa percepção começa agora a ser mediada pelas tecnologias SMART (Self Monitoring, Analysis and Reporting Technologies). Ainda segundo ele, estamos caminhando rapidamente para um mundo em que a obtenção de dados em tempo real alimentará sistemas de gerenciamento em tempo real das cidades. Smith mostrou, entre outros exemplos, um sistema desenvolvido pela Bartlett que permite a visualização, em tempo real, de informações enviadas por Twiter a partir de diversos pontos de Londres. A visualização gráfica desse tipo de informação pode levar à adoção de políticas públicas que respondem de modo muito mais eficaz às necessidades da população. Smith concluiu sua palestra afirmando que em breve as cidades terão “auto-consciência”, por meio de uma rede de sensores, sistemas de análise de dados, modelagem baseada em agentes e inteligência artificial.

No segundo dia do congresso, Christian Derix apresentou diversos exemplos de ferramentas computacionais desenvolvidas por sua equipe e sua aplicação no processo de projeto de edifícios. Um dos exemplos apresentados consistia em um sistema de personalização de estantes baseado em automatos celulares. Outro exemplo consistia em um programa para desenvolver layouts arquitetônicos em três dimensões no início do processo de projeto.

O terceiro palestrante, Stephen Lockley, falou sobre Building Information Model, mostrando como o BIM caminha para um modelo unificado, em que será possível integrar, de fato, as diversas disciplinas, e não apenas fazer como que ela compartilhem arquivos ou cooperem entre si. Lockley também afirmou que o BIM passou os últimos 5 anos focado em normatizações, o que resultará em um maior desempenho a partir de 2015.

O segundo dia foi encerrado com a Roundtable Session Design Computation in Practice, coordenada pelos professores Robert Aish (Bartlett School of Architecture) e Tom Maver (Mackintosh School of Architecture), e com a participação dos representantes da prática profissional Cobus Bothma (Kohn Pederson Fox), Francis Aish (Foster and Partners), Shajay Bhooshan (Zaha Hadid Architects) e Christian Derix (AEDAS Architects), os quais aparecem nessa ordem, da esquerda para a direita, na foto da mesa redonda. Esses profissionais coordenam as equipes que desenvolvem ferramentas digitais específicas e modelam geometrias complexas em seus escritórios.

Nas sessões de comunicação técncias notou-se uma grande aderência ao tema deste ano, relacionado à integração de dados, com uma tendência ligada à utilização de dados para uma melhor compreensão e gestão das cidades. Vinte artigos foram agrupados em 3 sessões específicas sobre Smarter Cities. As demais sessões tiveram como tema Design Tools, CAAD Education, Fabrication, Shape, Form and Geometry, Visualization, Digital Heritage, Generative Design and Parametric Modeling, Materials, Collaboration and Participation, Virtual Reality, BIM, Spatial Analysis, e Smart and Responsive Design. Esta lista de temas comprova que a pesquisa em Computer-aided Architectural Design continua bastante diversificada.

Reunião de cúpula

O ECAADE é uma das sociedades internacionais que se dedicam a promover as novas tecnologias para a arquitetura. Junto com o SIGRADI (América Latina), o ACADIA (América do Norte), o CAADRIA (Ásia e Pacífico), o ASCAAD (mundo árabe) e o CAAD Futures, a associação- mãe de todas as demais, forma a rede Design Computing, responsável pelo periódico científico International Journal of Design Computing (IJAC), classificado como A1 pela CAPES. Neste ano, o comitê administrativo do ECAADE propôs a realização de uma reunião entre representates das cinco associações irmãs. Estiveram presentes Teng-Wen Chang, de Taiwan, presidente do CAADRIA, Neveen Hamza, Egípcia radicada na Inglaterra, vice-presidente do ASCAAD, David Gerber, dos Estados Unidos, vice-presidente do ACADIA, Joachim Kieferle, da Alemanha, vice-presidentes do ECAADE, Bob Martens, da Áustria, responsável pelo Cunincad, Johan Verbeke, da Bélgica, presidente do ECAADE, e Gabriela Celani, do Brasil, vice-presidente do SIGRADI, os quais aparecem nessa ordem, da esquerda para a direita, na foto da reunião.

A principal decisão tomada nessa reunião foi a de tornar totalmente aberto o acesso a todo o material produzido nas conferências. Os artigos publicados em todas as conferências das associações irmãs da área de Design Computing são disponibilizados em uma base de dados comum, o Cumincad, que possui atualmente acesso restrito aos seus assinantes e aos participantes dos congressos. O processo de abertura do Cumincad levará cerca de dois anos, e incluirá a atualização do servidor que atualmente hospeda o site, localizado na Universidade de Ljubljana, na Eslovênia, além da inclusão de novos recursos de busca e de indexação.

Outro importante tópico discutido durante a reunião foi a necessidade de uma maior aproximação entre a academia e os escritórios de arquitetura. As cinco organizações reconhecem que os grandes avanços em pesquisa gerados nas universidades precisam ser direcionados mais rapidamente à sociedade, pois ainda que eles sejam transferidos por meio da formação de alunos, a rápida evolução das tecnologias exige medidas mais objetivas nesse sentido. O ACADIA tem sido o congresso mais bem sucedido em termos de promoção de workshops e discussões entre pessoal das universidades e dos escritórios, e este ano o ECAADE teve também uma grande preocupação com o tema, organizando uma mesa redonda com profissionais, mas sabemos que muita coisa ainda precisa ser feita nessa área, em especial na América Latina e no mundo árabe.

Novos programas de pós-graduação em Design Computing na cidade de Newcastle

A cidade de Newcastle possui duas importantes universidades: a Northumbria University , e a Newcastle University. Esta última oferece um programa de mestrado em Sustainable Buildings and Environments, coordenado pela professora Neveen Hamza. Além da instrumentalização para o use das mais diversas ferramentas digitais para a simulação e análise de desempenho energético, o curso discute as questões culturais, históricas e psicológicas relativas ao processo de projeto visando a sustentabilidade. Como resultado final, os alunos desenvolvem um projeto de requalificação de edifícios em uma comunidade local, além da dissertação de mestrado.

A Northumbria University está criando um novo mestrado em Future Cities. O programa será coordenado pela professora Emine Thompson e tratará de temas como aquisição de dados para o estudo das cidades, investigações espaciais digitais, visualização/integração de dados para o projeto e smart cities.

Newcastle upon Tyne – uma cidade de estudantes com uma das mais belas ruas da Inglaterra

A cidade de Newcastle é conhecida por ter uma das noites mais badaladas da Inglaterra. A Grey Street, no coração da cidade, é considerada uma das ruas mais bonitas do país, com sua arquitetura georgiana praticamente intacta. A área abriga um grande número de restaurantes e pubs, atraindo jovens de toda a região.

Além de arquitetura histórica, que inclui trechos da muralha romana construída por Adriano para proteger a Inglaterra das invasões do Norte e um castelo medieval, a visita a Newcastle permite visitar alguns exemplos de arquitetura contemporânea, como o complexo de auditórios The Sage, em Gateshead (cidade do outro lado do rio Tyne), projetado por Norman Foster e inaugurado em 2004, e a Milenium Bridge, uma ponte elevatória para pedestres sobre o rio Tyne, projetada por Keith Brownlie e inaugurada em 2001. Newcastle também tem diversos museus, sendo alguns deles instalados em antigos edifícios industriais requalificados.

Dois congressos da CAAD no Brasil em 2015

O Brasil hospedará dois importantes eventos na área de CAAD em 2015: o CAAD Futures, principal congresso internacional da área, que será realizado em São Paulo, em julho, e o SIGRADI, o congresso da Sociedade Íbero-americana de Gráfica Digital, que será realizado em Florianópolis, em Novembro. A chamada do SIGRADI para 2015 ainda não está aberta, mas a do CAAD Futures se encerra em 10 de outubro. Ainda dá tempo de enviar um resumo com até 500 palavras pelo site http://caadfutures2015.fec.unicamp.br/openconf/.

nota

NA – A autora viajou a Newcastle com recursos do projeto Fapesp intitulado “Arquitetura contemporânea e automação: prática e reflexão”, proc.# 2012/10498-3.

sobre a autora

Gabriela Celani é professora do curso de Arquitetura e Urbanismo e coordenadora do Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção (LAPAC) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Andrew Smith, da Batlett, durante sua palestra no ECAADE
Foto Gabriela Celani

Ppúblico assiste à palestra de Andrew Smith
Foto Gabriela Celani

Time dos sonhos na mesa redonda Design Computation in Practice
Foto Gabriela Celani

Johan Verbeke, presidente do ECAADe, faz o encerramento da conferência
Foto Gabriela Celani

Professora Neveen apresenta alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Master que coordena
Foto Gabriela Celani

Grey Street, no coração de Newcastle
Foto Gabriela Celani

 

comments

085.02 evento
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

085

085.01 homenagem

José Paulo de Bem (1943-2014)

Vida de arquiteto

Antonio Carlos Sant’Anna Jr

085.03 expografia

Lina Bo Bardi ganha presente de 100 anos

Os cavaletes de vidro estarão de volta ao Masp

Renato Anelli

085.04 homenagem

Carlos Dias, Lito (1961-2014)

Arquiteto, pintor, amigo

Lucas Fehr

085.05 exposição

Aquatecimentos

Sobre a mostra “Rios e ruas – intervenções”

Marcello Dantas

085.06 bienal de veneza 2014

Fundamentals

Curadoria como discurso

Anne Capelo

085.07 evento

Força jovem

Resumo da IX Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo, Rosário, Argentina

Roberto Ghione

085.08 urbanismo

A cidade do amanhã

Luiz Fernando Janot

085.09 sociedade

O caminho da inclusão

Jessé de Souza

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided