Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

how to quote

NOAH, Marcelo. Centenário da arquiteta Lina Bo Bardi. Sentimentos sobre o rito cineteatográfico. Drops, São Paulo, ano 15, n. 088.03, Vitruvius, jan. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/15.088/5391>.



Nos cem anos de Lina Bo Bardi (1), quem esteve no Teat®o Oficina sacou que estava no lugar certo. Pois quem deixaria de estar presente na festa de aniversário da artista? Poder abraçá-la, dizendo: “Obrigado, Lina! Feliz aniversário, muitos anos de vida!”. Isso foi possível porque lá no Oficina percebemos que ela segue mais viva do que nunca. Inclusive, Lina segue renascendo.

Em uma festa feita de silêncios e sinestesias, O Tyazo do Teatro Oficina conduziu mais de uma centena de pessoas para dentro da obra – o Teat®o concebido por Lina e Edson Elito – em transe/trânsito pela rua que leva seu nome: Lina Bardi.


Rito Cineteatográfico do Centenário da Arquiteto Lina Bo Bardi – Teatro Oficina [amplie visualização do vídeo]

Lá de dentro, olhamos através da imensa janela do Oficina, limpa na coreografia dançarina do terreyro corográfico, ornada pelo verde vivo da copa de uma Cesalpina (plantada pelas mãos da arquiteta), planta que rompe de dentro e se arvora por fora. Um lugar onde dentro e fora se mostra na mesma razão.

Projeções de filmes criados pela Companhia trouxeram o pensamento de Lina de volta à fala. É Sylvia Prado quem recebe essa visita. E juntos, de dentro de uma obra da artista, passamos para outras, como o Masp, o Sesc Pompéia e a Casa de Vidro.

Rompemos os limites da edificação e, transformados em fluxo riocorrente, desaguamos no entorno tombado do Oficina. Em toda sua dimensão, fizemos fogo para melhor sentir a imensidão. Sacar como a artista visualizou o “teatro de estádio” que lá deverá surgir. Ouvir soando de longe o tambor e a terra, cantar baixinho ao pé de um ouvido.

Ao fim, tivemos no brinde, o banquete. O prato preferido de Lina – galinha ao molho pardo – virou alimento compartilhado, explodindo de sabor-arte no céu de nossas bocas, convidados dispostos em festa sob um outro céu, aberto para a lua cheia.

Sim, Lina estava presente em sua festa. E que presente essa noite nos deu.

notas

NE — Publicação original: LAILA, Nash; NOAH Marcelo. Dois sentimentos sobre o rito cineteatográfico do centenário do arquiteto Lina Bo Bardi. São Paulo, Website Associação Teat(r) Oficina Uzyna Uzona, 07 dez. 2014 <http://teatroficina.com.br/posts/839>.

1
Website Associação Teat(r) Oficina Uzyna Uzona <http://teatroficina.com.br/menus/45/posts/837>.

sobre o autor

Marcelo Noah é poeta, artista sonoro e atuador de multidões.

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided