Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
A artista plástica Tomie Ohtake, falecida no dia 12 de fevereiro de 2015 aos 101 anos, deixou marcas importantes no contexto urbano de São Paulo na opinião de Patrício Dugnani.

how to quote

DUGNANI, Patrício. O tempo e a arte. As obras públicas de Tomie Ohtake. Drops, São Paulo, ano 15, n. 090.02, Vitruvius, mar. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/15.090/5451>.


Escultura de Tomie Ohtake, Avenida 23 de Maio, São Paulo
Foto Abilio Guerra


Tomie Ohtake morre aos 101 anos, essa foi a primeira manchete que vi quando soube do fato. O que já seria uma notícia que nos chamaria a atenção, dada a extensão de sua vida, o que venhamos, não é tão comum assim: viver um século.

Contudo, o que é um século para quem já escreveu seu nome na matéria e inscreveu sua essência na tinta? Tomie Ohtake, a mulher morreu, porém sua obra resistirá ao tempo.

Poderia dizer que a artista seguia uma tendência abstracionista, ou seja, sua obra não buscava contar, propriamente, uma história, mas atingir a nossa percepção, fazer com que um tipo de conhecimento, aquele que emana dos sentidos, aflorasse em nossa consciência, e permanecesse mais como sensação, do que conteúdo, do que as palavras.

Dessa forma, partes dessa essência, da artista, e da obra, estão espalhadas pela cidade, pois além das pinturas abstratas feitas nas telas, suas pinceladas se condensaram, deixaram a superfície plana, e se projetaram pelas ruas.

Caso queiram conhecê-las, ou se já conheciam a obra, mas não ligaram à artista, deixo duas dicas. A primeira, coincidindo como a idade com que ela viajou para o Brasil, para visitar um irmão, e acabou ficando por causa da guerra, 23, esse é um endereço de uma de suas esculturas: Avenida 23 de Maio.

O monumento à imigração Japonesa, fato que ela viveu e traduziu em ondas, como a sensação do mar, a essência do mar, a percepção da vida. A segunda, enquanto viaja pelo metrô, talvez preocupado com a hora e com os atrasos, guarde uns instantes para observar ao seu lado, pela janela, as cores que ondulam, novamente como mar, o mar que separou a jovem Tomie, de sua terra natal, e lhe presenteou com outra vida.

Observe no metrô Consolação, além do relógio, os painéis que se apresentam num jogo de cores – quentes frias, suaves e intensas – representando as estações do ano: a obra Quatro Estações.

Enfim, o tempo, a essência, mais do que tinta, mais do que as esculturas, essa é a matéria com que Tomie Ohtake criou as suas obras. Espero, sinceramente, tenho esperança que vocês possam conhecer, ou melhor, sentir, e se deixar levar pela arte dessa nossa grande artista.

sobre o autor

Patrício Dugnani é professor de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

comments

090.02 arte/cidade
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

090

090.01 homenagem

José Magalhães Jr.

Uma vida dedicada à arquitetura e ao urbanismo

Abilio Guerra

090.03 urbanidade

A biblioteca e o shopping

Os usos inclusivos e excludentes na cidade contemporânea

Roberto Ghione

090.04 degradação urbana

Cidades doentes

André Luiz Joanilho

090.05 (in)segurança

Vende-se!

Segurança, conforto e lazer

Paula Juliana da Silva

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided