Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Ao invés de concentrar as instalações olímpicas na zona portuária, o Rio optou pela Barra da Tijuca, direcionando para lá os principais investimentos públicos em infraestrutura urbana, especialmente o BRT.

how to quote

JANOT, Luiz Fernando. O jogo jogado. O Porto Maravilha e o legado das Olimpíadas de 2016. Drops, São Paulo, ano 15, n. 091.04, Vitruvius, abr. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/15.091/5484>.


Desde as grandes obras realizadas no Rio durante os governos Carlos Lacerda e Negrão de Lima, na década de 1960, não se assistia a tantas intervenções urbanas acontecendo ao mesmo tempo. O fato de a cidade ter sido eleita para sediar as Olimpíadas de 2016 foi fundamental para alavancar esse conjunto de realizações. Não obstante o otimismo quanto ao sucesso a ser alcançado por ocasião do evento, paira no ar uma expectativa em relação ao legado que essas obras deixarão para a cidade e para a sua população.

Este aspecto poderia ter sido contemplado previamente se o projeto da nossa candidatura tivesse a transparência desejada. Infelizmente, o caráter sigiloso que pautou a formulação da proposta impediu que as soluções apresentadas fossem amplamente discutidas e avaliadas, sobretudo pelo viés urbanístico.

Se os equipamentos olímpicos ficassem concentrados na região portuária, certamente, os benefícios para a cidade, para a Região Metropolitana e para o grande contingente de pessoas que se desloca diariamente dos subúrbios e municípios vizinhos para o Centro teriam sido bem mais proveitosos. Mas, para aquela área já havia sido prevista uma operação urbana consorciada concedendo a um consórcio de empreiteiras a responsabilidade pela sua reurbanização e gestão por um período de 15 anos, com recursos repassados pela Caixa Econômica Federal.

Independentemente dos bons resultados que as obras do “Porto Maravilha” começam a apresentar, não há como deixar de manifestar certa preocupação com o impacto que os mega empreendimentos imobiliários planejados para aquela localidade irão provocar no restante da área central da cidade. Haverá demanda suficiente para absorver a imensa oferta de imóveis comerciais e empresariais idealizados para o local? Ou, para compensar, será estimulada a transferência de instituições e empresas instaladas no antigo Centro, como é o caso do Banco Central e de algumas empresas privadas?

Vemos ainda, como agravante, a possibilidade de esvaziamento de alguns prédios na área central da cidade que são hoje ocupados pela Petrobrás e por empresas coligadas em virtude da crise recessiva em que ela se encontra. Acrescente-se a este fato a notícia divulgada recentemente na imprensa de que a Vale estaria transferindo alguns dos seus setores para a Barra da Tijuca.

Fica então a pergunta: será que em meio à atual perspectiva de recessão teremos investidores nacionais e estrangeiros interessados em ocupar os mega empreendimentos imobiliários previstos no projeto do “Porto Maravilha”? Ou será que no final das contas veremos a Caixa Econômica segurando o “mico” até que a situação econômica melhore? Neste momento de incerteza, não há lugar para pragmatismos de resultados imediatos que menosprezam a reflexão e um modelo de planejamento mais consistente e transparente para os destinos da cidade.

Na contramão da tendência mundial, o Rio optou por concentrar na Barra da Tijuca a maioria dos seus equipamentos olímpicos e para lá direcionar os principais investimentos públicos em infraestrutura urbana, especialmente o BRT. Esta opção vem incentivando a formação de uma nova centralidade e a consolidação de um novo eldorado urbano para os empreendedores imobiliários, à custa de investimentos públicos e do esvaziamento de outros bairros da cidade. Será que é essa a lógica de desenvolvimento urbano que se deseja para o Rio?

Nesse momento, qualquer descuido poderá comprometer de forma irreversível o desenvolvimento futuro da cidade. As benfeitorias que estão sendo realizadas no centro histórico e no seu entorno não serão suficientes, por si só, para conter a expansão desenfreada em direção à Barra da Tijuca e seus arredores. Não custa lembrar que um centro esvaziado representa a negação da vida cívica em uma cidade. Mas, como se pode perceber, o jogo já foi jogado. Agora só resta pagar para ver o seu resultado.

sobre o autor

Luiz Fernando Janot, arquiteto urbanista, professor da FAU UFRJ.

nota

NE
Publicação original: JANOT, Luiz Fernando. O Jogo jogado. O Globo, Rio de Janeiro, 14 mar. 2015.

 

comments

091.04
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

091

091.01 ficção

Blurred City

Fábula da cúpula

Ricardo Luis Silva

091.02 urbanização

A vingança da cidade

Reflexões sobre uma negativa resposta da cidade aos citadinos

Cleyton Santos de Medeiros

091.03

Hoy… Yo me he plantado! ¿Y vosotros?

Humberto González Ortiz

091.05 cultura

O político que não amava o seu Estado... e que o confessou

Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided