Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Segundo Sérgio Magalhães, o arquiteto e urbanista Luiz Paulo Conde, ex-prefeito do Rio de Janeiro, era antes de qualquer coisa um homem apaixonado. Como legado, deixou para sua cidade natal projetos modelos, caso do Rio Cidade e do Favela Bairro.

how to quote

MAGALHÃES, Sérgio. Urbanismo apaixonado. O amor de Luiz Paulo Conde pela arquitetura e pelo Rio. Drops, São Paulo, ano 16, n. 094.09, Vitruvius, jul. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/16.094/5627>.


Em artigo recente, Ruy Castro chama a atenção para as múltiplas faces da vida urbana que se superpõem no mesmo território e ao mesmo tempo. O título, “Cidade dentro da outra”, é boa imagem para ilustrar que a cidade contemporânea resiste à hegemonia da cidade funcional, onde cada coisa teria o seu próprio lugar: trabalhar, circular, morar, divertir.

Nossas cidades foram subjugadas ao funcionalismo do modo mais bruto: implantaram-se viadutos e elevados; deu-se autonomia ao edifício-espigão, isolaram-se as pessoas; desconsiderou-se o espaço público, que se tornou inseguro, feio e desconfortável. O Rio, a mais bem estruturada das cidades brasileiras da primeira metade do século 20, foi a que mais sofreu.

É nesse contexto que gerações de arquitetos foram formadas. Entre elas, a de Luiz Paulo Conde.

Quase todas as acepções do Dicionário Aurélio para o termo “paixão” continham-se na personalidade rica e complexa de Conde, arquiteto do Rio, professor, prefeito da cidade, que nos deixou esta semana, aos 80 anos. Passional desde estudante, atrasou um ano acadêmico para acompanhar sua amada Rizza, companheira de vida.

A costurar o tempo, a paixão pela arquitetura. Conde foi sempre arquiteto. Atento ao mundo, inquieto, pesquisador de técnicas, de materiais e de conceitos, cujas descobertas fazia questão de compartilhar. A qualidade de suas obras era exaustivamente buscada por projetos completos, bem detalhados – após o que os defendia apaixonadamente contra as investidas descaracterizadoras, que sempre as há. Mas não era prima donna no projetar: conversava, acolhia contribuições, era arquiteto de equipe. Foi assim que sua obra arquitetônica alcançou o mais amplo reconhecimento.

Conde tinha lugar destacado na cultura brasileira, tinha feito sua alforria intelectual dos dogmas modernistas, estava maduro nos conceitos e na crítica, quando passou a cuidar de outra paixão, o Rio.

Urbanismo de volta às ruas, livro sobre o projeto Rio-Cidade, é bem uma ilustração da ideia de recuperar o espaço público para as pessoas. Tratar a ambiência urbana foi a matriz para valorizar as centralidades de dezenas de bairros e recuperar a autoestima carioca. Não se pense que implantar esse conceito, transformá-lo em obras, é ou foi coisa simples: toda uma inércia cultural se antepunha, um sentimento de não prioridade, urdido em décadas de abandono, se colocava politicamente. Foi a liderança de Conde e o apoio que teve do prefeito Cesar Maia que deram as condições para o êxito, alcançado com dezenas de equipes de arquitetos contratados por concurso público de projetos.

A mesma matriz organizou o programa Favela-Bairro, que tive o privilégio de coordenar em mais de 150 favelas. Levar a cidade à favela, urbanizá-la com dignidade projetual e política – sem clientelismo ou populismo – é (o Rio pode dizer sem modéstia) uma das mais importantes experiências sociais e do urbanismo contemporâneo, colocada à vanguarda da doutrina, cujos frutos se observam em cidades brasileiras e em diversos países.

Entre esses maiores programas, o Rio promoveu amplo processo de discussão da cidade e a elaboração do primeiro Plano Estratégico, onde se buscou a cidade integrada e se plantou a semente dos Jogos Olímpicos.

A paixão de Conde pelo Rio não lhe permitia saber de ações que considerava prejudiciais à cidade sem que buscasse intervir para melhorar. Assim salvou a Praça Sibelius, no Leblon, de viaduto entre a PUC e o Miguel Couto. Deu civilidade à Avenida das Américas, com sinais de trânsito, como é de urbanidade, em vez de viadutos, como é do rodoviarismo. Deu força à ideia do arquiteto Flávio Marinho Rêgo, que concebeu o mergulhão, e à equipe de Urbanismo do Instituto Pereira Passos, para reurbanização da Praça XV e retirada do terminal de ônibus que inviabilizava aquele espaço simbólico. Não conseguiu tirar o Elevado – mas esteve perto.

É urbanismo do século 21. Não é o urbanismo de papel, que busca a proposta inacessível; nem o de destruição, que quer a tábula rasa como base. É aquele que se apoia nas preexistências ambientais e culturais para construir o futuro no presente.

Apaixonado pela vida, Luiz Paulo Conde tinha a convicção que ser arquiteto e ser político era para fazer um mundo melhor.

Conde, um amigo sempre parcial – nada dele emanava sem paixão.

nota

Publicação original do artigo: MAGALHÃES, Sérgio. Urbanismo apaixonado. O Globo, 25 jul. 2015.

sobre o autor

Sérgio Magalhães é arquiteto e doutor em Urbanismo (UFRJ/FAU-Prourb), professor do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da FAU-UFRJ. Foi secretário municipal de Habitação do Rio de Janeiro (1993-2000) e secretário de Estado de Projetos Especiais do Rio de Janeiro (2001-2002). Recebeu o Prêmio FAD-2012, em Barcelona, concedido à PCRJ pelo Programa Favela-Bairro; recebeu do SAL-2013, em Bogotá, o "Prêmio América de Arquitetura". É presidente do IAB – Direção Nacional.

Animação e mesas de jogo na área pedestrianizada, Projeto Rio Cidade Méier, escritório Mayerhofer & Toledo
Foto Vicente del Rio

Arquiteto Luiz Paulo Conde (Rio de Janeiro, 6/08/1934 – Rio de Janeiro, 21/07/2015)
Foto divulgação [IAB/RJ]

 

comments

094.09 homenagem
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

094

094.01 festa literária

“Eu sou trezentos e um!”

Começa a Flip dedicada a Mário de Andrade

Abilio Guerra

094.02 festa literária

A poesia é uma ameaça

O duelo que não aconteceu entre Antonio Risério e Eucanaã Ferraz

Abilio Guerra

094.03 teoria

A casa da casa

Ensaio por uma nova epistemologia da produção arquitetônica

Gabriel Ferreira Canabarra

094.04 política

Uma nova aurora da ágora grega?

Evandro Fiorin

094.05 colonização

No coração das trevas

A colonização do Congo belga durante o reinado de Leopoldo II

Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima

094.06 habitar

Habitando o imaginário de Elias

Julian Grub and Geisa Zanini Rorato

094.07 critica

Modernidad incumplida

Acerca de nuevos proyectos en México

Humberto González Ortiz

094.08 meio ambiente

Um código florestal próprio para as cidades

Álvaro Rodrigues dos Santos

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided