Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
A casa JK, projeto de Oscar Niemeyer, fica nos arredores do Parque da Pampulha, Belo Horizonte. Segundo Cêça Guimaraens, a modernidade da casa o paisagismo de Burle Marx vai merecer em breve o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco.

how to quote

GUIMARAENS, Cêça. Casa JK. Memória e sedução. Drops, São Paulo, ano 16, n. 096.01, Vitruvius, set. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/16.096/5674>.



O bairro novo da Pampulha é o lugar de exceção onde Juscelino Kubistchek encontrou Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx para promover o estilo republicano e modernista de viver e de morar. Pampulha: conjunto arquitetônico e paisagístico, inscrito nos Livros do Tombo do Iphan em 1997, foi criado em 1942 para atrair turistas e expandir a cidade de Belo Horizonte.

O programa das construções destinadas ao lazer e ao entretenimento incluiu lotes para habitações, onde se destacava a residência de fim-de-semana do então prefeito da cidade projetada por Niemeyer em 1943. Em 1950, Joubert Guerra, amigo e colaborador do presidente, tornou-se proprietário da casa e conservou a arquitetura, os jardins e o mobiliário, no qual se encontra mesa de telefone, cujo desenho é atribuído a Lina Bo Bardi. A reconhecida Casa JK, foi restaurada, museologizada e aberta ao público em 2008.

Na Casa JK, seguindo o vocabulário moderno, Oscar Niemeyer experimentou as suas ideias de integração e permeabilidade espacial sem, no entanto, deixar de aderir às exigências funcionais da tradicional família brasileira. Ao configurar-se em espaços distintos que enfatizam a separação dos ambientes de convívio social, íntimo e de serviços, o projeto articula o aclive suave do terreno e os diferentes níveis dos espaços interiores. A entrada em rampa, o pequeno lago e os jardins de linhas curvas − imaginados pelo arquiteto-paisagista Roberto Burle Marx com palmeiras imperiais, ipês, paineiras e bromélias −, agregam-se ao telhado em forma de asa de borboleta para evidenciar a modernidade. O hall de entrada, as salas de estar e jantar se fundem à varanda e ao mezanino que, além de estabelecer a transição com a área íntima, permite a visão panorâmica da lagoa. Azulejos formam painel de Alfredo Volpi, ampliando a perspectiva da parede do fundo da varanda aberta sobre o jardim. A galeria-corredor, com tijolos de vidro que deixam passar a luz natural, é generosa em dimensões e conforma os acessos aos aposentos da família. O pátio interno, expandindo a sala de estar, cozinha, lavanderia e quartos dos empregados, concentra e dispersa as atividades da vida pública e familiar do dono da casa. Situado em nível mais alto, o Pavilhão de lazer – ora em restauro – no fundo do lote onde se localizam ainda o pomar e a piscina dá sequência ao percurso.

Os materiais, texturas e cores da Casa JK mesclam pedra, madeira, ferro e vidro. Azulejos e pastilhas brancas adoçam paredes e pisos frios de banheiros e cozinhas. Sofás, mesas e cadeiras com pés de palito estão vazios e plenos de esquecimento. O caminhar no quase zigue-zague da rampa que organiza o jardim, a luz e a brisa da tarde animam o visitante a, junto com as flores, palmas e pássaros, relembrar dourado passado.

A idealizada paisagem cultural do conjunto moderno da Pampulha parece recuperar-se da degradação físico-funcional e da utilização inadequada de trechos da orla da lagoa. Portanto, será indicada ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Desejada conquista, a ser confirmada em 2016, a outorga da láurea máxima da Unesco também abrangerá a Casa JK. Nota preciosa em prelúdio de sinfonia, a casa de Juscelino Kubistchek, à maneira dos edifícios isolados do conjunto, será, enfim, som virtuoso a celebrar, mais uma vez, o singular modernismo niemeyreano.

sobre a autora

Cêça Guimaraens, arquiteta e pesquisadora do CNPq.

Residência Juscelino Kubistchek, pátio, Belo Horizonte. Arquiteto Oscar Niemeyer
Foto Rose Guedes

Residência Juscelino Kubistchek, jardim, Belo Horizonte. Paisagista Roberto Burle Marx
Foto Cêça Guimaraens

 

comments

096.01 patrimônio moderno
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

096

096.02 design

Símbolo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Benedito Lima de Toledo

096.03 urbanización

Reflexiones de abril

La urbanización y la necesidad de arquitectos y urbanistas

Humberto González Ortiz

096.04 homenagem

Bernardo Secchi

Entre plano e projeto: sobre o papel político do arquiteto-urbanista

Adalberto Retto Jr.

096.05 ocupação irregular

Carta de apoio à desocupação da Orla do Lago Paranoá

Matheus Seco

096.06 patrimônio em risco

Nota sobre o abandono da Fazenda Colubandê

Cêça Guimaraens

096.07 homenagem

Em partículas no ar...

Dois anos sem Marshall Berman

Rossana Honorato

096.08 evento

Encontro Núcleo Docomomo-SP 2015

Consolidando caminhos

Ruth Verde Zein

096.09 poluição

Rio Tietê

Reivindicação de despoluição é elitista

Álvaro Rodrigues dos Santos

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided