Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Muitas vezes atribuído a Vilanova Artigas, o símbolo da FAU USP, eternizado na fachada do edifício, foi – segundo Benedito Lima de Toledo – desenhado pelo aluno Ludovico Antônio Martino, que se tornou importante designer na área de comunicação visual.

how to quote

TOLEDO, Benedito Lima de. Símbolo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Drops, São Paulo, ano 16, n. 096.02, Vitruvius, set. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/16.096/5676>.



A Ludovico Antônio Martino – arquiteto e urbanista –, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e recentemente falecido, deve o design paulista valiosas contribuições. Juntamente com o arquiteto João Carlos Cauduro, criou o sistema de sinalização para a Avenida Paulista, elegante e sóbrio como convém à avenida-símbolo de São Paulo.

Da prancheta desses designers saíram regularmente trabalhos de alta qualidade. Particularmente, o que mais sensibilizou seus colegas foi a seleção do trabalho de Ludovico Martino em concurso promovido pelos alunos para a escolha do símbolo da FAU-USP. Nele está sintetizada a secção da coluna dórica (arquitetura) e o sol (urbanismo).

O símbolo foi oficializado pelo então diretor da FAU, professor Lourival Gomes Machado e o arquiteto João Baptista Vilanova Artigas o deixou gravado no concreto da elevação principal do novo edifício que projetou para a FAU na Cidade Universitária.

nota

NE – o presente texto foi publicado anteriormente no blog de Edison Veiga e no website oficial da FAU USP. O editor agradece Ricardo Azevedo e Mário Henrique D’Agostino, professores da FAU USP, pelos contatos que viabilizaram a autorização do autor para essa republicação. O logo oficial da escola está disponível no endereço www.imagens.usp.br/?p=13570. No blog Luluba, de Luis Novaes, está publicado um desenho de construção do símbolo da FAU USP com a seguinte legenda: “Releitura de um desenho velho que estava no arquivo de artes da atlética. É a construção do símbolo da FAU USP, o famoso solzinho, bem legal de saber!”

sobre o autor

Benedito Lima de Toledo, arquiteto e historiador, é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

 

comments

096.02 design
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

096

096.01 patrimônio moderno

Casa JK

Memória e sedução

Cêça Guimaraens

096.03 urbanización

Reflexiones de abril

La urbanización y la necesidad de arquitectos y urbanistas

Humberto González Ortiz

096.04 homenagem

Bernardo Secchi

Entre plano e projeto: sobre o papel político do arquiteto-urbanista

Adalberto Retto Jr.

096.05 ocupação irregular

Carta de apoio à desocupação da Orla do Lago Paranoá

Matheus Seco

096.06 patrimônio em risco

Nota sobre o abandono da Fazenda Colubandê

Cêça Guimaraens

096.07 homenagem

Em partículas no ar...

Dois anos sem Marshall Berman

Rossana Honorato

096.08 evento

Encontro Núcleo Docomomo-SP 2015

Consolidando caminhos

Ruth Verde Zein

096.09 poluição

Rio Tietê

Reivindicação de despoluição é elitista

Álvaro Rodrigues dos Santos

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided