Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
A importância da exposição Coleções em Diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo e seu diálogo contemporânea com a cidade de São Paulo.

how to quote

COSTA, Eduardo Augusto. Um presente para São Paulo. Coleções em diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo. Drops, São Paulo, ano 16, n. 100.08, Vitruvius, jan. 2016 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/16.100/5909>.


A Pinacoteca de São Paulo inaugurou nesta última segunda-feira, aniversário da cidade, a exposição Coleções em diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo (1). Para além daqueles minimamente interessados e comprometidos com nossa arte e cultura, arquitetos, urbanistas e qualquer cidadão têm a obrigação de visitar esta exposição.

Além de ressaltar obras monumentais do Museu Paulista em sua relação com as da Pinacoteca, Valeria Piccoli e Fernanda Pitta – curadoras da exposição – foram muito felizes ao estabelecer um diálogo rico sobre a formação de uma cultura paulista. Arte, história e projetos políticos culturais aparecem sensivelmente marcados no diálogo entre obras, que sinalizam para as bandeiras, o ciclo cafeeiro e a própria constituição do Museu Paulista.

Especificamente sobre a cidade de São Paulo, a relação entre a monumental Inundação da Várzea do Carmo, de Benedito Calixto, um lindo panorama de Guilherme Gansley e outras obras modernistas da coleção da Pinacoteca é reflexão contemporânea de alto nível. Se diferentes expressões e suportes artísticos são cotejados, nota-se também alguns dos projetos e discursos culturais e urbanos empreendidos para a cidade no último século. Impossível não pensar em nossa condição contemporânea e nas escolhas urbanas que se fizeram neste último século, especialmente no que se refere à cidade de São Paulo.

Coleções em diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo não é apenas um exposição de peso para o campo das artes. É também exposição imperdível para se pensar a dimensão urbana de nossas cidades. Fortuitamente, assinala que museus são instituições enlaçadas com nosso cotidiano e fundamentais para a formação crítica e intelectual de seus cidadãos.

Trata-se de um belo presente para São Paulo, nestes seus 462 anos, e exposição de alto nível para comemorar os 110 anos da Pinacoteca.

nota

1
Exposição Coleções em Diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo, curadoria de Valéria Piccoli e Fernanda Pitta. Pinacoteca do Estado, São Paulo, de 25 de janeiro de 2016 a 29 de janeiro de 2017.

sobre o autor

Eduardo Augusto Costa em graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Unicamp (2004) e mestrado (2009) e doutorado (2015) em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH da Unicamp. Atualmente, desenvolve Pós-Doutorado em história, no IFCH Unicamp (PNPD-Capes).

Fundação de São Vicente, Benedito Calixto, 1900. Óleo sobre tela, 188 x 379 cm
Foto divulgação [Acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo]

Ciclo de caça ao índio, Henrique Bernadelli, 1925. Óleo sobre tela, 222 x 152 cm
Foto divulgação [Acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo]

 

comments

100.08 exposição
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

100

100.01 parceria público-privado

Qual será o futuro da Praça Victor Civita?

Francine Sakata

100.02 espaço público

Indagações sobre os espaços públicos de Campinas SP

Carolina Guida Cardoso do Carmo

100.03 acidente de trabalho

Oração ao peão soterrado

Álvaro Rodrigues dos Santos

100.04 artes plásticas

Barcos

Sobre a intervenção urbana flutuante 18

Guto Lacaz

100.05 sociedade

Sobre o novo ano

Luiz Fernando Janot

100.06 homenagem

Alfredo Britto, 1935-2015

Arquiteto, crítico, historiador, professor

Lidia Kosovski

100.07 evento

Quinze dias de iniciativas cidadãs

Reflexões sobre a experiência no Laboratório Ibero-americano de Inovação Cidadã no Rio de Janeiro

Simón Fique

100.09 evento

XIX SIGraDI Florianopolis 2015

Um balanço do Congresso da Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital

Regiane Trevisan Pupo

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided