Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Destaque para o prêmio de melhor participação nacional para a exposição espanhola “Unfinished” em edição que o arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha ganhou o Leão de Ouro pelo conjunto da obra.

how to quote

BIENAL DE VENEZA, Curadoria. Premiação da Bienal de Veneza. Relação de premiados da 15ª Exposição Internacional de Arquitetura. Drops, São Paulo, ano 16, n. 104.08, Vitruvius, maio 2016 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/16.104/6034>.



O Júri internacional da 15ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, composto por Hashim Sarkis (presidente do júri, Líbano/EUA), Pippo Ciorra (Itália), Sergio Fajardo (Colômbia), Marisa Moreira Salles (Brasil) e Karen Stein (EUA) decidiu outorgar a premiação da seguinte forma:

Leão de Ouro / Participação nacional

Leão de Ouro para melhor Participação Nacional:

Espanha / Exposição “Unfinished”
Comissários/curadores: Iñaqui Carnicero e Carlos Quintans
Exposição: Arquitetura Espanhola Contemporânea
Local: Giardini

Menções honrosas / Participação nacional

Duas menções especiais foram atribuídos às seguintes participações nacionais:

Japão / Exposição “Art of nexus”
Comissários: The Japan Foundation. Curator: Yoshiyuki Yamana
Exposições: Seiichi Hishikawa, mnm (Mio Tsuneyama), Osamu Nishida+Erika Nakagawa(Osamu Nishida, Erika Nakagawa, Naruse Inokuma Architects (Jun Inokuma, Yuri Naruse), Naka Architects’ Studio (Toshiharu Naka, Yuri Uno), Nousaku Architects (Fuminori Nousaku, Junpei Nousaku), miCo. (Mizuki Imamura, Isao Shinohara), Levi Architecture (Jun Nakagawa), Shingo Masuda+Katsuhisa Otsubo Architects (Shingo Masuda, Katsuhisa Otsubo), Koji Aoki Architects (Koji Aoki), 403architecture [dajiba] (Takuma Tsuji, Takeshi Hashimoto, Toru Yada), BUS (Satoru Ito, Kosuke Bando, Issei Suma), dot architects (Toshikatsu Ienari, Takeshi Shakushiro, Wataru Doi)
Local: Giardini

Peru / Exposição “Our amazon frontline”
Comissários: José Orrego
Curadores: Sandra Barclay e Jean Pierre Crousse
Exposições: Elizabeth Añaños; Sebastián Cillóniz; Claudia Flores; Jose Luis Villanueva; Militza Carrillo, Gino Fernández; Miguel Chávez, Alvaro Echevarría, Alfonso Orbegoso; Karel van Oordt, Daizuke Izumi, Alejandro Torero; Carlos Tamayo; Luis Miguel Hadzich
Local: Arsenale, Sale d’Armi

Leão de Ouro / Participação individual

Leão de Ouro para o melhor participante na 15ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza – Reporting from the front:

Gabinete de Arquitectura (Solano Benítez; Gloria Cabral; Solanito Benítez)
Local: Central Pavilion – Giardini

Leão de Prata / Participação individual

Leão de Prata para o melhor participante jovem na 15ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza – Reporting from the front:

NLÉ (Kunlé Adeyemi)
Local: Gaggiandre – Arsenale

Menção honrosa / Participação individual

O Júri decidiu atribuir uma menção especial para o seguinte participação na 15ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza – Reporting from the front:

Maria Giuseppina Grasso Cannizzo
Local: Central Pavilion – Giardini

Leão de Ouro

O Conselho Diretivo da Bienal de Veneza, presidido por Paolo Baratta e por recomendação do diretor Alejandro Aravena, premiou com o Leão de Ouro pelo conjunto da obra:

Paulo Mendes da Rocha (Brasil)

A cerimônia de premiação da 15ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza ocorreu no dia 28 de maio de 2016, sábado, no Ca 'Giustinian, sede da Bienal de Veneza, às 11 horas.

The motivations

Os prêmios do júri internacional são concedidos pelas seguintes razões:

Leão de Ouro de Melhor Participação Nacional para a Espanha por uma concisa seleção curatorial de arquitetos emergentes, cujo trabalho mostra como a criatividade e compromisso pode transcender limitações materiais.

Menção especial para participação nacional do Japão por trazer a poesia da compacidade presente nas formas alternativas de vida coletiva, em um ambiente urbano denso.

Segundo menção honrosa de participação nacional para o Peru por levar a arquitetura até um recanto remoto do mundo, tornando-o um local de aprendizagem, bem como um meio para preservar a cultura da Amazônia.

Leão de Ouro para o melhor participante na 15ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza – Reporting from the front para o Gabinete de Arquitetura (Solano Benítez; Gloria Cabral; Solanito Benítez – Paraguai) pelo uso de materiais simples, engenhosidade estrutural e trabalho não qualificado visando levar arquitetura para comunidades carentes.

Leão de Prata de melhor participante jovem para NLE (Kunle Adeyemi – Holanda) pela demonstração poderosa, seja em Lagos ou em Veneza, que a arquitetura, de uma só vez icônica e pragmática, pode amplificar a importância da educação.

Menção honrosa para o participante na 15ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza – Reporting from the front para Maria Giuseppina Grasso Cannizzo (Itália), por sua perseverança em usar os rigores da sua disciplina para valorizar o cotidiano em obras atemporais da arquitetura.

Paulo Mendes da Rocha recebe o Leão de Ouro da 15ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza pelo conjunto da obra
Foto Ana Helena Curti

 

comments

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided