Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Professores da FAU USP homenageiam Paulo Mendes da Rocha e destacam os recentes prêmios outorgados ao arquiteto – Leão de Ouro da Bienal de Veneza, Prêmio Imperial 2016 da Associação de Arte do Japão e a Medalha de Ouro 2017 do RIBA.

how to quote

FAU USP, Professores da. Paulo Mendes da Rocha. Homenagens internacionais a uma obra de caráter universal. Drops, São Paulo, ano 17, n. 109.02, Vitruvius, out. 2016 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/17.109/6216>.



“Em sua viagem à América do Sul, Bruce Chatwin encontrou uma senhora caminhando no deserto carregando uma escada de alumínio em seus ombros. Era a arqueóloga alemã Maria Reiche estudando as Linhas de Nazca. Do ponto de vista do observador, a disposição das pedras não fazia nenhum sentido; eram apenas cascalhos posicionados aleatoriamente pelo território. Mas do alto da escada aquelas pedras se transformavam em pássaro, jaguar, árvore ou flor”.
Alejandro Aravena

Dez anos após ser laureado com o Prêmio Pritzker em 2006, Paulo Mendes da Rocha é novamente reconhecido pelo conjunto de sua obra ao ser homenageado com o Leão de Ouro da 15aExposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza.

Com curadoria do arquiteto ‘americano’ Alejandro Aravena – como frisou Paulo Mendes da Rocha em sua fala de agradecimento à homenagem recebida –, a mostra “Reporting from the front” foi pensada de modo a oferecer novas perspectivas sobre a atuação dos arquitetos e urbanistas frente aos problemas impostos pela realidade de nossas cidades, a exemplo dos pontos de vista de Maria Reiche que, a partir de uma singela escada, permitiu compartilhar conhecimento e experiências extraordinárias.

É significativo que no contexto desta Bienal, considerando as questões propostas por esta curadoria, o nome do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha tenha sido escolhido para receber esta premiação, valorizando um modo de fazer e pensar que, criticamente, representa e redireciona continuamente os passos trilhados pelos arquitetos e urbanistas de nossa Escola.

Durante a organização desta homenagem (1) fomos positivamente surpreendidos pela divulgação do Prêmio Imperial 2016 oferecido pela Associação de Arte do Japão e, poucas semanas depois, pela Medalha de Ouro 2017 do RIBA – The Royal Institute of British Architects. Paulo Mendes da Rocha foi novamente reconhecido pela sua obra, reafirmando o interesse de seus projetos por culturas tão distintas, decorrência de suas qualidades de caráter universal.

nota

1
Paulo Mendes da Rocha: homenagem pelas recentes premiações, dia 13 de outubro de 2016, às 17h, auditório Ariosto Mila, edifício da FAU USP, Rua do Lago 876, Cidade Universitária, São Paulo.

sobre o autor

Os Professores da FAU USP é o coletivo formado pelos atuais e antigos professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

 

comments

109.02 homenagem
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

109

109.01 eleição

Haddad revoluciona os usos da cidade

Gestão pública e pleito eleitoral em São Paulo

Guilherme Wisnik

109.03 biografia

Wandenkolk Walter Tinoco

Brutalismo e delicadeza

Betânia Brendle

109.04 memória

Instituto de Estudos Avançados da USP

Da “pré-história” à história

Carlos Guilherme Mota

109.05 crítica

Do plano ao tesseract

Ensaio sobre as abordagens espaciais de projetação

Gabriel Ferreira Canabarra

109.06 pesquisa

Carta ao presidente interino do CNPq

Rumores sobre o corte de bolsas

Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas

109.07 projeto

The Shed

Os dilemas de Liz Diller frente a seus projetos bem sucedidos

Renato Anelli

109.08 aula de arquitetura

Os cegos e o elefante

A aula magna de Alejandro Aravena nos 40 anos da FAU UniRitter

Sergio Moacir Marques

109.09 exposição

Corpo em muda

Exposição individual de Eduardo Berliner

Priscyla Gomes and Felipe Kaizer

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided