Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Em seu texto curatorial, Luísa Kiefer explica como, na série Morandi, o fotógrafo Fábio Del Re pretendeu chegar a uma imagem que traduza ao público a mesma sensação que sentiu ao ver as pinturas do artista italiano Giorgio Morandi.

how to quote

KIEFER, Luísa. Fábio Del Re, Série Morandi. Como transformar objetos em imagens distendidas no tempo. Drops, São Paulo, ano 17, n. 110.07, Vitruvius, nov. 2016 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/17.110/6291>.



Por onde começa um trabalho? O que é que dá o clique inicial para a criação? Na Série Morandi, Fabio Del Re partiu de um ponto concreto e, ao mesmo tempo, subjetivo: queria chegar a uma imagem que traduzisse a sensação que sentiu ao ver as pinturas de Giorgio Morandi, em 2012, em Porto Alegre.

Não era exatamente a ideia de natureza morta que lhe interessava, mas sim as questões colocadas pela pintura de Morandi: a relação objeto e fundo, o volume discreto, as camadas de tinta, a presença da manualidade. Uma pintura calma, de cores quietas, que parece se distender no tempo ou, ainda, ocupar um outro tempo. É uma pintura que persiste em nossa memória de uma forma silenciosa. Arrebatadora mas familiar, como se sempre estivesse por ali.

Desse sentimento subjetivo nasceu o primeiro Morandi de Fabio, em 2013. Sua base: a fotografia. Fabio é fotógrafo de mão cheia, de olhar atento ao objeto e à cena e encantado pelo processo fotográfico. Nos trabalhos que compõem essa série, fotografia analógica e fotografia digital estão imbricadas. Jogam também com outras técnicas, como a sobreposição de negativos, a dupla exposição e o refotografar. São camadas que, como na pintura, justapostas, constroem o resultado poético final.

Os objetos formam diferentes configurações, que nem sempre se revelam ao primeiro olhar. Em alguns momentos o volume aparece claramente. Em outros, a imagem se condensa em um plano chapado no papel. Negativo e positivo se complementam e dão as características da imagem fotográfica. A escala de algumas fotografias provoca estranhamento; outras, pequenas e delicadas, nos remetem diretamente para o universo mais íntimo, próprio da nossa relação com estes objetos. Algumas marcas, que impregnaram os cristais de sal de prata do filme vencido, se repetem. Em todas as fotos dessa série, Fabio deixa um indício do processo de sua criação. Com atenção, podemos perceber como o objeto começa a se tornar uma fotografia e que caminhos o fotógrafo percorre.

Esse rastro que perpassa as obras nos indica que é no próprio fazer que Fabio encontra o prazer de criar e o caminho para traduzir aquele primeiro sentimento subjetivo que o arrebatou diante das pinturas. Preparar a cena, dispor os objetos; trabalhar a luz, ponderar sobre a forma e os volumes; arrumar a máquina, disparar o clique. Revelar os negativos, escolher, recortar, editar e refotografar. Enfim, transformar os objetos em imagem, mas não necessariamente em uma imagem clara e óbvia, e sim em uma imagem que se distenda no tempo, que, com suas camadas, fale sobre a subjetividade do olhar, do tempo de atenção para perceber e, também, que nos permita apreender o processo.

nota

NE – texto curatorial da exposição individual Série Morandi, do fotógrafo Fabio Del Re, curadoria de Luísa Kiefer. Espaço Cultural ESPM-Sul, Porto Alegre RS, de 15 de outubro de 2015 a 20 de janeiro de 2016.

sobre a autora

Luísa Kiefer (Porto Alegre, 1986) é doutoranda em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Mestre pelo mesmo programa e jornalista formada pela PUCRS. No doutorado, desenvolve tese sobre fotografia e ficção. Atua, também, como curadora independente.

Exposição Série Morandi, de Fabio Del Re, Espaço Cultural ESPM-Sul, Porto Alegre, 2015
Foto divulgação

Exposição Série Morandi, de Fabio Del Re, Espaço Cultural ESPM-Sul, Porto Alegre, 2015
Foto divulgação

Exposição Série Morandi, de Fabio Del Re, Espaço Cultural ESPM-Sul, Porto Alegre, 2015
Foto divulgação

Exposição Série Morandi, de Fabio Del Re, Espaço Cultural ESPM-Sul, Porto Alegre, 2015
Foto divulgação

Exposição Série Morandi, de Fabio Del Re, Espaço Cultural ESPM-Sul, Porto Alegre, 2015
Foto divulgação

 

comments

110.07 fotografia
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

110

110.01 pesquisa

Carta ao Ministro Kassab

Em protesto à reforma do MCTIC

Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas

110.02 história

Carta para Oscar Niemeyer

Sobre o monumento em Monte Castelo em homenagem aos pracinhas

Francesco Arnoaldi Berti

110.03 paisagismo

Ruínas do Teatro Nacional

Um jardim sem frutos proibidos

Felipe SS Rodrigues

110.04 política

A arte de acumular cargos no Reino da Bélgica

Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima

110.05 publicação

Jayme Campello Fonseca Rodrigues

Um livro que traz uma cápsula do tempo

Hugo Segawa

110.06 homenagem

Paulo Mendes da Rocha, arquiteto

Rafael Antonio Cunha Perrone

110.08 crítica

Cegueira e arte

Sobre olhares e escolhas

Carolina Nader

110.09 exposição

Cripta Djan, em nome do pixo

Sobre o pichador que virou artista

Gustavo Lassala

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided