Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
O geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos comenta a grande causa das enchentes na Região Metropolitana de São Paulo: a excessiva impermeabilização do solo, que impede a retenção das águas da chuva, em especial a de grande precipitação.

how to quote

SANTOS, Álvaro Rodrigues dos. Dória, Alckmin e as enchentes. Drops, São Paulo, ano 17, n. 112.02, Vitruvius, jan. 2017 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/17.112/6370>.



A cada nova eleição renovam-se as esperanças de que algo de mais efetivo vá ser feito no combate às enchentes que castigam a Bacia do Alto Tietê, o que vale dizer, a Região Metropolitana de São Paulo. Mas para que essa expectativa realmente se concretizasse seria essencial, como ponto de partida, que as novas autoridades definitivamente se convencessem do enorme fracasso da atual e velha estratégia de combate às enchentes centrada essencialmente na ampliação das calhas dos rios principais e na implantação de piscinões.

Mais, também seria indispensável que as novas autoridades reunissem a grandeza e a coragem cívicas para confrontar os grandes interesses empresariais privados que se estabeleceram no atendimento da referida velha estratégia.

Houve uma leve esperança que a eleição de Fernando Haddad pudesse vir a significar uma saudável mudança de rota na gestão do problema. Doce ilusão que se desfez logo aos primeiros meses de sua administração, quando ficou a todo o meio técnico bastante claro que o novo prefeito de São Paulo havia feito, nessa matéria, a comum opção pelo acomodamento aos interesses estabelecidos.

Tudo indica que na gestão Dória sequer a ingênua ilusão de alterações na estratégia

se faça presente, uma vez que o novo prefeito acaba de anunciar o foco estratégico de seu programa de combate às enchentes: a construção de algumas dezenas de novos piscinões. Quando se sabe que a decisão pela implantação de um piscinão, pelos enormes males que causa à cidade, deveria ser a última das últimas alternativas, e não o carro chefe de um programa.

Bom relembrar a equação básica das enchentes urbanas: “volumes crescentemente maiores de águas pluviais, em tempos sucessivamente menores, sendo escoados para drenagens naturais e construídas progressivamente incapazes de lhes dar vazão”. Ou seja, a cidade, por força de sua impermeabilização, perde a capacidade de reter as águas de chuva, lançando-as em grandes volumes e rapidamente sobre um sistema de drenagem – valetas, galerias, bueiros, córregos, rios – que já não consegue mais lhes dar a devida vazão. Aí, as enchentes.

Excessiva canalização de córregos e o enorme assoreamento de todo o sistema de drenagem por sedimentos oriundos de processos erosivos urbanos e por toda ordem de entulhos de construção civil e lixo urbano compõem fatores adicionais que contribuem diretamente com o desastre. Essa mesma equação macabra vale para a maior parte das enchentes urbanas em cidades brasileiras.

Ou seja, sem a eliminação das causas da doença, não há como curar o doente. Mas a quem interessa, senão somente à sociedade, o combate à erosão e a decorrente redução do assoreamento de nossos rios? Certamente os interessados não seriam aqueles que faturam alto com as infindáveis operações de desassoreamento e ampliação das calhas do Tietê e afluentes. A quem interessa promover medidas voltadas ao aumento da capacidade de retenção de águas de chuva – reservatórios domésticos e empresariais para acumulação e infiltração de águas de chuva, calçadas e sarjetas drenantes, pátios e estacionamentos drenantes, valetas, trincheiras e poços drenantes, multiplicação dos bosques florestados por todo o espaço urbano etc.? Certamente não estariam entre os interessados aqueles que hoje se beneficiam da contratação de projetos, da execução e da manutenção de piscinões, verdadeiros atentados urbanísticos, financeiros, sanitários e ambientais.

Essa é a cristalina verdade, e, como Ele nos disse, somente ela nos libertará.

sobre o autor

Álvaro Rodrigues dos Santos, geólogo, ex-Diretor de Planejamento e Gestão do IPT e Ex-Diretor da Divisão de Geologia, autor dos livros Geologia de engenharia: conceitos, método e prática, A grande barreira da Serra do Mar, Cubatão, Diálogos geológicos, entre outros, e consultor em Geologia de Engenharia, Geotecnia e Meio Ambiente.

 

comments

112.02 enchentes
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

112

112.01 homenagem

Ferreira Gullar e os 60 anos do Concretismo

Antônio Luiz M. de Andrade (Almandrade)

112.03 crítica

Carlos Bratke, invenção e criatividade

Mario Biselli

112.04 idioma

Língua, sexo, arquitetura

Antonio Riserio

112.05 literatura

O vigia acidental

Homens provisórios 3

Luís Antônio Jorge

112.06 crônica

Do vizinho: como Jacques Tati e Michel Foucault podem explicar a boçalidade do novo-riquismo

Crônicas de andarilho 10

Abilio Guerra

112.07 ensino

Mão boba na verba de ciência e tecnologia

Carlos A. Ferreira Martins

112.08 homenagem

Foi-se Leonardo Benevolo, ficaram os desafios propostos por ele

Nilce Aravecchia Botas

112.09 homenagem

Haruyoshi Ono

Sobre o legado de um grande paisagista

Jonathas Magalhães Pereira da Silva

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided