Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Carlos A. Ferreira Martins, professor do IAU USP São Carlos, comenta o ataque sofrido pela universidade pública vindo do poder central e questiona quais são os interesses ocultos que estão por detrás da cena.

how to quote

MARTINS, Carlos A. Ferreira. Destruição em marcha acelerada. Universidade em risco – parte 1. Drops, São Paulo, ano 19, n. 139.08, Vitruvius, maio 2019 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/19.139/7341>.


Gravura colorida do panfleto de 1789 de Joseph Racknitz, que tentou revelar o funcionamento secreto do suposto autômato de xadrez de William Kempelen, “The Turk”
Imagem divulgação [Wikimedia Commons]


Desde a última coluna (1), infelizmente, foi superada qualquer dúvida sobre excesso de rigor ou partidarismo na análise de que está em marcha um processo acelerado de destruição das universidades públicas.

Após a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito na Assembleia Legislativa de São Paulo, no último dia 24, tanto a irregularidade de sua proposição como suas reais intenções ficaram claras.

Legalmente uma CPI deve ser criada para averiguar fatos determinados, o que não foi respeitado. Os proponentes afirmam querer apurar “eventuais irregularidades” no repasse de verbas públicas, o que, como se sabe, é a função do Tribunal de Contas do Estado.

O presidente da CPI é vice-líder do governo Dória na Assembleia e afirmou à imprensa que entre os focos da Comissão poderiam estar a “doutrinação ideológica”, a possibilidade de “implantação do ensino pago” e a forma de escolha dos reitores.

O governador evidentemente aprovou a manobra, que também serviu para impedir a investigação sobre a corrupção tucana na Dersa, mas tem se mantido longe dos holofotes.

Tudo isso é suave diante da grotesca escalada da presidência da república e seu novo ministro na sua cruzada contra o ensino público.

Ambos começaram a semana defendendo que estudantes filmem e denunciem os professores que fizerem “doutrinação”, usando um caso de uma suposta aluna de Santa Catarina.

A imprensa já descobriu que a aluna é uma militante que se apresenta nas redes sociais como secretária do PSL de sua cidade. Os juristas já vieram a público para lembrar que é ilegal filmar qualquer pessoa sem sua autorização prévia e expressa.

Para completar, o novo ministro da destruição da educação trouxe uma inovação que marcará época na história de nosso obscurantismo ao cortar 30% das verbas de três universidades de que ele não gosta.

Continua a pergunta: quem vai ganhar com tudo isso?

nota

1
MARTINS, Carlos A. Ferreira. Por que destruir as universidades públicas? Drops, São Paulo, ano 19, n. 139.06, Vitruvius, abr. 2019 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/19.139/7335>.

sobre o autor

Carlos A. Ferreira Martins é professor titular do IAU USP São Carlos.

 

comments

139.08 educação
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

139

139.01 política

Sobre o tal vídeo do Planalto

Torturas, assassinatos, corrupção e outros retrocessos da ditadura

Elenara Stein Leitão

139.02 exposição

Seriações na obra de Marco do Valle

Exposição aborda trajetória do artista plástico

Sylvia Furegatti

139.03 direito autoral

O caso da loja Forma sob a ótica jurídica

Sobre o direito de fazer modificações na obra arquitetônica

José Roberto Fernandes Castilho

139.04 violência

Não culpe o guarda da esquina

No faroeste caboclo balas furam corpos negros e pobres

Carlos A. Ferreira Martins

139.05 patrimônio

Repúdio ao decreto que altera composição dos membros do Condephaat

Carta aberta

Docentes das Universidades Públicas Paulistas DUPP

139.06 política educacional

Por que destruir as universidades públicas?

Carlos A. Ferreira Martins

139.07 cultura

Humanismo contra barbárie

Milton Hatoum

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided