Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Carlos A. Ferreira Martins, professor do IAU USP São Carlos, desenvolve a segunda parte de texto sobre o ataque oficial à universidade pública, agora ampliando a argumentação para os interesses econômicos obscuros por detrás da cena.

how to quote

MARTINS, Carlos A. Ferreira. Destruição em marcha acelerada – parte 2. Folow the money. Drops, São Paulo, ano 19, n. 140.02, Vitruvius, maio 2019 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/19.140/7347>.


Cena do filme Todos os homens do presidente (“All the President's Men”, 1976), direção de Alan J. Pakula, roteiro de William Goldman, com Dustin Hoffman e Robert Redford
Foto divulgação


– Folow the Money!
[Frase de Deep Throat, informante secreto do escândalo de Watergate no filme “Todos os homens do presidente”]

“Acelerada” não é força de expressão. Nos poucos dias desde a última coluna (1) os malefícios contra o sistema universitário brasileiro fugiram para a frente.

Após as nefastas declarações do ministro da deseducação de que cortaria 30% do orçamento das universidades que promovem o que ele chamou de “balburdias”, diversas organizações, inclusive de juristas, ameaçaram recorrer ao judiciário e denunciá-lo por improbidade administrativa.

Sua reação foi ainda mais absurda. Para evitar ser acusado de perseguir universidades por motivos ideológicos, o que é claramente inconstitucional, ele decidiu recuar para a frente e estender o corte orçamentário a todas as universidades!

Depois disso alguém teve a ideia de procurar seu histórico escolar na Faculdade e descobriu que ele foi um péssimo aluno. Talvez – mas deixo isso para os psicanalistas – aí esteja a origem de seu ódio às universidades.

Independente de motivações pessoais, o problema é o custo que poderá ter para o desenvolvimento da nação um processo de destruição não apenas do sistema de educação superior, mas também de toda a produção científica e tecnológica do país.

Pior é que ele tem o respaldo ativo do presidente, que não hesita em mentir descaradamente a respeito. A declaração presidencial de que a maior parte da pesquisa feita no país vem das universidades particulares é desmentida por todos os dados oficiais, brasileiros e internacionais

Mais de 90% da pesquisa brasileira é realizada nas universidades públicas e mais de 40% é a contribuição das universidades estaduais paulistas, também sob ataque do governo estadual.

A semana trouxe ainda a informação de que a senhora Elizabeth Guedes, vice-presidente da Associação Nacional das Universidades Privadas, é nada menos que irmã do “posto Ipiranga” Paulo Guedes, o superministro da Fazenda.

Sempre soubemos quem perderá se essa política não for detida. Começamos a descobrir quem quer ganhar.

nota

1
Primeiro artigo da série: MARTINS, Carlos A. Ferreira. Destruição em marcha acelerada. Universidade em risco – parte 1. Drops, São Paulo, ano 19, n. 139.08, Vitruvius, maio 2019 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/19.139/7341>.

sobre o autor

Carlos A. Ferreira Martins é professor titular do IAU USP, ainda público e gratuito.

 

comments

140.02 ensino
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

140

140.01 design

Matéria da invenção

Para dizer que nem tudo é insignificante no Brasil atual

Ethel Leon

140.03 ensino

A primeira pessoa com ensino superior

A trajetória da minha família para que eu pudesse ingressar na universidade

Camila Ferreira

140.04 meio ambiente

Contra o desmonte da governança socioambiental no Brasil

Comunicado dos ex-ministros de Estado do Meio Ambiente

Rubens Ricupero, Gustavo Krause, José Sarney Filho, José Carlos Carvalho, Marina Silva, Carlos Minc, Izabella Teixeira and Edson Duarte

140.05 homenagem

Eu e I.M. Pei

Amigos por um dia

José Tabacow

140.06 ensino superior

A educação começou a se defender

Dois milhões de “idiotas inúteis” protestam nas ruas das cidades brasileiras

Carlos A. Ferreira Martins

140.07 evento

Seminário Lamemo 10 na FAU UFPA

Cybelle Salvador Miranda, Ronaldo Marques de Carvalho and Beatriz Trindade de Oliveira Lobato

140.08 política

Domingo é dia D

"Fiz que fui, não fui, e acabei fondo!"

Carlos A. Ferreira Martins

140.09 homenagem

Nelci Tinem

Um carinho que se encerra

Hugo Segawa

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided