Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Nesta entrevista, Renato Viégas fala sobre sua formação, o início da carreira e seus dilemas, a opção pelo trabalho no Estado e as possibilidades de realizar grandes obras de infra-estrutura em São Paulo

how to quote

JEREZ, Clarissa Turin; MELLO, Joana. Renato Viégas. Entrevista, São Paulo, ano 09, n. 035.02, Vitruvius, jul. 2008 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/09.035/3286>.


Perspectiva de Itaquera. Arquiteto Renato Viégas
Desenho de Vallandro Keating

O arquiteto Renato Pires de Carvalho Viégas (1943) com apenas 4 anos de formado foi trabalhar na área de transporte público, onde se destacou como Coordenador da Equipe de Projetos de Arquitetura, Gerente de Operações e Gerente de Projetos da Companhia do Metrô; Gerente de Projetos e Gerente de Planejamento na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM; Diretor de Planejamento do Metrô; sendo atualmente Coordenador de Planejamento e Gestão da Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo – STM.

Nesta entrevista, Renato Viégas fala sobre sua formação, o início da carreira e seus dilemas, a opção pelo trabalho no Estado, as possibilidades de realizar grandes obras de infra-estrutura em São Paulo e a sua concepção do que deve ser o papel do arquiteto na cidade.

Esta entrevista faz parte do exercício Entrevista com arquitetos, realizado para a disciplina História da Técnica e da Arquitetura III da Escola da Cidade. O objetivo do exercício é investigar as mudanças ocorridas na formação e atuação dos arquitetos desde os anos 1950, a partir de entrevistas com profissionais que trabalham com arquitetura e urbanismo em grandes, médias ou pequenas empresas, públicas ou privadas, com design gráfico, design de objetos, história, crítica, fotografia, cenografia ou outras atividades correlatas que revelem as possibilidades e a diversidade da profissão no país.

Renato Viégas
Foto Bebete Viégas


comments

035.02
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

035

035.01

Igor Guatelli

André Teruya Eichemberg

035.03

Paul Oliver

Rosana S. B. Parisi and Ana Cristina Villaça

035.04

Maria Helena Flores Guinle e Luiz Guinle

Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided