Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Há quem defenda que com a chegada da crise chegou também ao fim o reinado dos “Arquitectos-Marca”, há quem diga que os arquitectos estão em crise há muito tempo e até quem defenda que a recessão veio salvar a arquitectura

español
Algunos argumentan que con la llegada de la crisis también llegó a su fin el reinado de los "arquitectos-estrella", o que los arquitectos están en crisis desde hace mucho tiempo o sostienen que la recesión ha venido a salvar a la arquitectura

how to quote

BATISTA, Ricardo; SEVILHA, Ana Rita. Fredy Massad. Entrevista, São Paulo, ano 13, n. 049.01, Vitruvius, jan. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/13.049/4177>.


Fredy Massad é um arquiteto argentino, formado pela FADU-Buenos Aires, e há vários anos colaborador do Vitruvius. Junto com Alicia Guerrero Yeste, sua companheira, também de trabalho, se dedicam à árdua tarefa de exercer a crítica arquitetônica, cultural e social através de seus artigos publicados nos jornais espanhóis ABC e La Vanguardia, além de revistas de todo o mundo. Durante todos esses anos, o exercício de construir essa ponte construída com muito afinco entre a difícil relação entre o leitor não especializado e a crítica arquitetônica. Fredy e Alicia publicam frequentemente na revista Drops do portal Vitruvius (1).

Por isso, mais do que nunca, suas palavras de análise sobre o contexto espanhol e europeu, onde mora e está afincado há anos, são as mais acertadas. A entrevista cedida gentilmente pela revista Traço é um termômetro das inquietudes da península ibérica que quiçá estejam longe das perspectivas da atual pujança econômica pela qual passa a América Latina.

Entretanto, há muito do discurso que, mais do que a esfera econômica, discute o fracasso da profissão do arquiteto, e daí a sua pertinência para qualquer contexto. Fredy não hesita em apontar "culpáveis", faz a crítica aos nossos colegas arquitetos que denigram a imagem da própria disciplina, cujo trabalho baseado na auto-afirmação nos meios de divulgação, especializados ou não, asseguram mais a sua imagem pessoal do que relevência à sua obra.

notaNE
Publicado originalmente em Traço, n. 3, Lisboa, Oct./Nov./Dez. 2011 (versão original em PDF).

1
Alguns dos artigos publicados podem ser encontrados nesta lista.

comments

049.01
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: español

share

049

049.02

Entrevista com o arquiteto Paulo Casé

Antônio Agenor Barbosa

049.03

Daniel Amor, presidente do Sindicato de Arquitetos de São Paulo

Abilio Guerra

049.04

Cripta Djan Ivson, profissão pichador

Gustavo Lassala and Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided