Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
A entrevista tematiza o ensino de Projeto de Arquitetura na FAUP: o que considera-se possível de ser ensinado na disciplina, qual o papel da criatividade, como ocorre a relação entre alunos e professores e a recepção do estudante no meio profissional.

english
The interview´s theme is the teaching of “Architecture Project” in FAUP: what is considered possible to be teached, what is the role of creativity, how is the relationship between teachers and students, and their reception in the professional environment.

español
La entrevista tiene como tema el ensino de Proyecto de Arquitectura de FAUP: lo que se considera posible de ser enseñado, cual es el papel de la criatividad, como ocurre la relación entre los maestros y estudiantes, y su entrada en el medio profesional.

how to quote

COELHO KOTCHETKOFF, Júlia. Entrevista com Maria Madalena Pinto da Silva. O ensino de projeto de arquitetura. Entrevista, São Paulo, ano 16, n. 063.01, Vitruvius, jul. 2015 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/16.063/5540>.


Maria Madalena Pinto da Silva, docente da FAUP.
Foto divulgação

Formada por mestres como Álvaro Siza, Fernando Távora e Alexandre Alves Costa, com os quais continuou trocando experiências nos 25 de docência na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, a Prof.ª Dr.ª Maria Madalena Pinto da Silvamuito contribui para a discussão acerca do ensino de Projeto de Arquitetura. Instituição reconhecida internacionalmente como referência em formação de arquitetos, a FAUP não só está abrigada em um edifício de Álvaro Siza como carrega as premissas deste e de outros distintos arquitetos que participam de sua história, tais como, entre outros, Eduardo Souto de Moura, Nuno Portas, Alcino Soutinho e Sérgio Fernandez. A entrevista com a professora, cadeira da disciplina de “Projeto” na graduação e de “Projeto e Tese” no doutoramento, revela a ligação dos conceitos de arquitetura defendidos pelos mestres e o desenvolver da escola como um todo, vinculando a discussão com o ensino de “Projeto” em particular. Seu relato pode basear discussões que relacionem Portugal e Brasil no tópico em questão, demonstrando quais as diferenças dentro de sala de aula e no momento da transformação do aluno em profissional.

A entrevista foi uma contribuição para o desenvolvimento do trabalho de mestrado da entrevistadora, o qual circunda o tema do ensino de projeto de arquitetura, tratando especificamente do que é passível ou não ser ensinado, e como isso se efetua. A conversa fez parte também de um programa de intercâmbio realizado pela professora junto ao Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), durante o qual ministrou aulas na graduação, na mesma disciplina em que atua no Porto, “Projeto” para o segundo ano, e na pós graduação. A entrevista divide-se incidindo primeiro na formação da arquiteta, tratando depois de sua atuação docente e por último explicitando suas convicções sobre a questão da entrada do aluno no mundo profissional.

comments

063.01
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

063

063.02

Entrevista com o arquiteto Peter Mehrtens

Gabriela Celani, Wilson Barbosa Neto and Juarez Moara Santos Franco

063.03

Entrevista com Eduardo Souto de Moura

Isa Clara Neves

063.04

Entrevista com a arquiteta paisagista Rosa Kliass

Antônio Agenor Barbosa, Rachel Paterman and Stella Rodriguez

063.05

Entrevista com o designer Sergio Rodrigues

Marcelo Bezerra

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided