Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Nessa conversa sobre fabricação digital e formas complexas, Pieter Schreurs fala sobre o seu processo de projeto e o processo de manufatura da arquitetura contemporânea.

english
In this conversation about digital fabrication and complex shapes, Pieter Schreurs talks about their design process and manufacturing process of contemporary architecture.

how to quote

SEDREZ, Maycon. Um edifício, um detalhe. Entrevista com o arquiteto Pieter Schreurs, ONL. Entrevista, São Paulo, ano 16, n. 064.04, Vitruvius, nov. 2015 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/16.064/5821>.


A2 Cockpit [ONL]

Nas últimas décadas alguns sistemas generativos clássicos foram estudados e implementados com o auxílio da computação, permitindo aos arquitetos projetarem formas mais complexas. A produção destas formas é possível com os novos métodos de fabricação (todo tipo de maquinário), os quais são aplicados também na construção. O arquiteto Pieter Schreurs, do escritório ONL, explica o uso de projeto paramétrico e como eles produzem formas arquitetônicas complexas. ONL foi fundado e é dirigido pelo arquiteto Kas Oosterhuis e a artista visual Ilona Lénárd. Eles projetam usando projeto computacional como uma ferramenta exploratória. Essa entrevista foi gravada na sede do ONL em Rotterdam, em 04 de maio de 2015.

Nessa conversa sobre fabricação digital e formas complexas Pieter fala sobre o seu processo de projeto e o processo de manufatura da arquitetura contemporânea. Quando ele explica sobre o projeto A2 cockpit, ele enfatiza a importância de arquitetos terem habilidades de programação, caso contrário seria impossível, por exemplo, desenhar mais de dez mil elementos a mão. É um grande desafio para professores de arquitetura pensar em como a arquitetura deve ser ensinada neste cenário.

Os arquitetos precisam ter um diálogo aberto com a indústria que irá fabricar seus projetos. Nesta abordagem contemporânea, explicada por Pieter, arquitetos também tem que ser capazes de controlar as máquinas e comunicar seus projetos para a indústria. No começo pode ser uma tarefa árdua, pois as máquinas têm sido usadas de maneira tradicional por muitos anos. Por outro lado novas empresas estão surgindo para ajudar os arquitetos na produção de formas complexas, e alguns escritórios de arquitetura estão formando seus grupos de especialistas para lidar com a complexidade.

A implementação de um projeto inteiramente paramétrico não é uma tarefa fácil, demanda dos arquitetos novas habilidades, novos conhecimentos e novas métodos de projeto. Apensar de alguns escritórios como ONL há terem implementado essa abordagem contemporânea de projeto por muitos anos, projeto computacional ainda não é uma disciplina comum. Se arquitetos precisam aprender novas habilidades hoje em dia, é importante discutir o que precisa ser alterado na formação em arquitetura.

comments

064.04
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: english

share

064

064.01

O mestre da habitação social

Antônio Agenor Barbosa, Rachel Paterman and Alberto Goyena

064.02

Lava, arquitetura visionária em Berlim

Gabriela Celani

064.03

Entrevista com Jayme Zettel

Wilson Levy

064.05

Aprendendo com os erros dos outros

Gabriela Celani

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided