Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Os professores Gabriela Celani e Rafael Urano entrevistam os alemães Tobias Walisser e Oliver Tessmann para o portal Vitruvius.

english
Professors Gabriela Celani and Rafael Urano interview Tobias Walisser and Oliver Tessmann for the Vitruvius portal.

how to quote

CELANI, Gabriela; URANO, Rafael . Conversa com Tobias Walisser e Oliver Tessmann. Entrevista, São Paulo, ano 18, n. 069.01, Vitruvius, fev. 2017 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/18.069/6428>.


Oliver Tessmann e Tobias Walisser durante o Simpósio Bragfost, em Campinas
Foto divulgação

Tobias Walisser e Oliver Tessmann vieram ao Brasil em setembro de 2016 para participar do 7º Simpósio Brazilian-German Frontiers of Science and Technology, um programa conjunto entre a Fundação Alexander Von Humboldt e a Capes (1). O simpósio é realizado alternadamente no Brasil e na Alemanha e reúne 60 pesquisadores especialmente selecionados de diferentes áreas (30 de cada país). A conferência tem como objetivo estimular o intercâmbio de idéias através das fronteiras disciplinares e nacionais e, ao mesmo tempo, oferece oportunidades para futuras colaborações binacionais e networking.

Em 2016 o evento foi coordenado por Gabriela Celani, da Universidade de Campinas, e Olfa Kanoun, da Universidade de Tecnologia de Chemnitz, no Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais – CNPEM, que agrupa laboratórios nacionais nas áreas de bioetanol, biociências e nanotecnologia, além da única fonte de luz síncrotron da América Latina. O CNPEM está atualmente envolvido na construção de um novo anel de luz síncrotron internacionalmente competitivo, que será chamado de Sirius. O projeto arquitetônico foi desenvolvido por Paulo Bruna Arquitetos Associados (2).

Os temas selecionados para o simpósio de 2016 foram “Disponibilidade de água para o desenvolvimento sustentável”, “Sensores inteligentes – entre tecnologias e campos de aplicação”, “Automação e suas implicações nos empregos e na educação” e “Fabricação digital e a indústria da construção civil”. O último tema foi presidido por Milos Dimcic, da empresa Architecture Programming (3), e Márcio Minto Fabricio, da USP de São Carlos, que coordenaram, respectivamente, equipes de arquitetos e engenheiros alemães e brasileiros, formadas por Eduardo de Senzi Zancul (Universidade de São Paulo), Felipe Tavares da Silva (Universidade Federal da Bahia), Gonçalo Castro Henriques (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Kristian Hildebrand (Universidade de Ciências Aplicadas de Berlim), Oliver Tessmann (Technische Universität Darmstadt), Tobias Wallisser (Academia Estadual de Belas Artes de Stuttgart), Ursula Kirschner (Instituto de Pesquisas do Espaço Urbano e Cultural), Regiane Trevisan Pupo (Universidade Federal de Santa Catarina), e Roberto Cesar Cavalcante Vieira (Universidade Federal do Ceará).

Antes do evento, Gabriela Celani levou Tobias Wallisser e Oliver Tessmann para conhecerem a cidade de São Paulo. O passeio incluiu o edifício Copan (Oscar Niemeyer), onde ambos ficaram hospedados, o centro da cidade, com a Praça das Artes, a Praça Patriarca (Paulo Mendes da Rocha) eo Edifício Martinelli (com vista panorâmica da cidade), o minhocão, o Sesc Pompeia (Lina Bo Bardi), o Parque do Ibirapuera (Oscar Niemeyer e Burle-Marx) e o Masp (Lina Bo Bardi). Depois da turnê, o grupo se encontrou com Rafael Urano, outro professor de Arquitetura da Unicamp, para conversar sobre suas impressões sobre a arquitetura da cidade e sobre o prêmio que o escritório de Wallisser recebeu recentemente do Ateneu de Chicago. A conversa também incluiu um dos tópicos discutidos em Bragfost: como as tecnologias digitais em geral e a fabricação digital, em particular, estão impactando o trabalho do arquiteto e a indústria da construção civil.

notas

1
No website oficial do evento é possível ver os nomes de todos os participantes e assistir às palestras do evento: Brazilian-German Frontiers of Science and Technology Symposia – Bragfost 2016, Campinas, 20 a 23 de setembro de 2016 <http://bragfost2016.fec.unicamp.br>.

2
Sirius – Acelerador de partículas do Laboratório Nacional de Luz Sincroton (LNLS) <www.paulo-bruna.com.br/sirius>.

3
Ver entrevista publicada anteriormente na revista Entrevista do portal Vitruvius: CELANI, Gabriela. Aprendendo com os erros dos outros. Entrevista com Milos Dimcic. Entrevista, São Paulo, ano 16, n. 064.05, Vitruvius, dez. 2015 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/16.064/5824>.

comments

069.01
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: english

share

069

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided