Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Segundo os entrevistadores Lays Lucena Benjamin e Fernando Diniz Moreira, os arquitetos Vinicius Andrade e Marcelo Morettin tem se destacado por fazer uma arquitetura singular e conectada ao lugar, mesmo que adotem pré-fabricados e princípios da montagem.

how to quote

BENJAMIN, Lays Lucena; MOREIRA, Fernando Diniz. A arte da montagem: técnica e lugar em Andrade Morettin. Entrevista com Vinícius Andrade. Entrevista, São Paulo, ano 18, n. 073.01, Vitruvius, jan. 2018 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/18.073/6849>.


Residência T.R., Carapicuíba SP, 2011-2016. Escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados
Foto Nelson Kon

Ao se nutrirem das principais conquistas da nossa arquitetura moderna, alguns arquitetos contemporâneos brasileiros têm evitado formalismos ou sentimentos nostálgicos, procurando no passado exemplos de uma relação mais harmoniosa do edifício com o lugar, de adequação climática e de coerência construtiva. É notável na nova geração um maior pragmatismo, buscando espaços que atendam ao caráter do programa, aos limites e potencialidades do terreno, às disponibilidades e carências do lugar e da região e os custos. Há uma maior ênfase nos aspectos tectônicos, com maior experimentação e variedade construtiva e tecnológica, uso de soluções inovadoras e justaposição de materiais, buscando demonstrar a intenção da construção sem esconder os passos fragmentados dos processos construtivos. A arquitetura obtida por um processo de montagem pode ser, por vezes, vista como algo limitador; mas também pode abrir uma série de possibilidades expressivas.

Residência T.R., Carapicuíba SP, 2011-2016. Escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados
Foto Nelson Kon

Nesse sentido, o escritório Andrade Morettin tem se destacado por enfrentar um desafio central da arquitetura contemporânea, que é o de tentar fazer uma arquitetura singular e conectada ao lugar quando seus elementos são, cada vez mais, provenientes de outros lugares e em grande parte pré-fabricados. A arquitetura está gradativamente se tornando um processo montagem e articulação de peças e partes disponíveis no mercado. O detalhe passa a ser entendido como um elemento crucial no processo projetual, sobretudo em projetos desta escala, que exigem a articulação de diferentes materiais, rapidez, diminuição de custos e flexibilidade.

Andrade e Morettin acreditam que na construção como um meio de expressão e ela deve ser, e demonstrar ser, honesta, clara e bem resolvida. O cuidado com as junções e articulações de materiais, a forma como os materiais são tratados, o nível de detalhamento por meio da clara exposição de partes e arremates, a honestidade construtiva, a mescla de materiais tradicionais e pré-fabricados e a evidenciação do processo construtivo são uma marca da atuação do escritório. Estes temas são discutidos na recente entrevista com Vinicius Andrade apresentada a seguir.

Residência T.R., Carapicuíba SP, 2011-2016. Escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados
Foto Nelson Kon

comments

073.01
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

073

073.02

Técnica sem abrir mão da beleza: notas sobre ser arquiteto

Ana Vaz Milheiro

newspaper


© 2000–2018 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided