Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
A arquiteta portuguesa Ana Vaz Milheiro entrevistou João Filgueiras Lima, Lelé, em setembro de 2010, em Lisboa, focando suas perguntas em temas fundamentais do arquiteto: técnica, papel do arquiteto, relação arte-arquitetura, ecologia e sustentabilidade.

how to quote

MILHEIRO, Ana Vaz. Técnica sem abrir mão da beleza: notas sobre ser arquiteto. Entrevista com João Filgueiras Lima, Lelé. Entrevista, São Paulo, ano 19, n. 073.02, Vitruvius, fev. 2018 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/19.073/6891>.


Lelé e Oscar Niemeyer, 1997
Foto divulgação [LELÉ, João Filgueiras Lima. Arquitetura. Uma experiência na área de saúde.]

Em 22 de setembro de 2010, João Filgueiras Lima – Lelé (Rio de Janeiro, 1932 – Salvador, 2014) proferiu a sua única palestra em Portugal, no grande auditório do ISCTE-IUL, em Lisboa. O convite ao arquiteto brasileiro foi formulado no âmbito do 1º CIHEL – Congresso Internacional de Habitação do Espaço Lusófono, que tinha como objetivo debater questões ligadas ao alojamento e fazê-lo em língua portuguesa, procurando assim alguns pontos de contato entre diferentes países e regiões, mesmo admitindo que as realidades em confronto seriam muito diferentes.

O convite a Lelé partia de dois pressupostos: ouvir o testemunho de uma experiência singular da cultura arquitetônica da segunda metade do século 20, apoiada em processos participativos e em técnicas inovadoras de pré-fabricação; e colmatar a lacuna do arquiteto nunca ter falado em Portugal. Foi um momento emocionante que juntou em Lisboa não apenas profissionais dos principais países que partilham o português como uma das suas línguas oficiais, mas principalmente os estudantes que entusiasticamente interpelaram o arquiteto. A entrevista foi realizada no dia seguinte, na Baixa Pombalina, centro histórico da capital portuguesa, e já no rescaldo da grande conferência. Muitas das questões tiveram como ponto de partida, os conteúdos mostrados por Lelé e os comentários levantados pela audiência. Quase quatro anos após a sua morte, celebramos aqui o seu contributo.

Passarela Pernambués, Hospital Sarah, Salvador BA, 1986-1988. Arquiteto João Filgueiras Lima, Lelé
Foto Nelson Kon [LELÉ, João Filgueiras Lima. Arquitetura. Uma experiência na área de saúde.]

comments

073.02
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

073

073.01

A arte da montagem: técnica e lugar em Andrade Morettin

Lays Lucena Benjamin and Fernando Diniz Moreira

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided