Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

my city ISSN 1982-9922

abstracts

how to quote

PAVIANI, Aldo. Urbanização no Distrito Federal. Minha Cidade, São Paulo, ano 07, n. 074.01, Vitruvius, set. 2006 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/07.074/1940>.


Taguatinga - residência em alvenaria e barraco provisório, em madeira - junho de 1971


Núcleo Bandeirante (NB) komki e barracos de dois pisos, residenciais - no padrão de lotes exíguos (junho de 1971)

Farmácia e comércio provisório em madeira - junho de 1971

Ceilândia no começo, barracos recém-construídos - junho de 1971

Lojas em alvenaria na Av. Central - junho de 1971

Meninos (quase todos descalços) no "Morro do Urubu" - Vila do IAPI, Núcleo Bandeirante - junho de 1971

Favela do IAPI (na época com 82.000 habitantes e que deram origem à Ceilência) - junho de 1971

Foto de Taguatinga - comércio em alvenaria na Av. Central - foto de junho de 1971

Cidade-satélite do Gama - comércio central - em junho de 1971

Menino prepara construção de barraco (transferido com materiais usados na antiga favela do IAPI) - foram transferidos 82.000 favelados em local sem infra-estrutura, 1971

ICC – Instituto Central de Ciências - o "Minhocão" – da UnB

 

A partir de 1969, um grupo de pesquisadores da UnB realizou pesquisas a respeito da história da transferência da Capital, do povoamento urbano, da mobilidade intra-urbana, bem como a respeito de problemas urbanos como os ambientais, habitacionais, de transportes públicos, desemprego, e outros. Sobre o resultado das pesquisas, consultar a Coleção Brasília da UnB – uma visão ampla da urbanização no DF.

A experiência desses estudos possibilitou que urbanistas, geógrafos, economistas, arquitetos, estatísticos, sociólogos e outros, a abordagens inter e multidisciplinar abrangente do processo de urbanização. O mapa do DF resultante desse processo apresenta núcleos urbanos esparsos, pontualizados no território, pelos diversos governos, desde os anos 1960. De início, os núcleos destinavam-se ao atendimento de moradia para trabalhadores, funcionários públicos, comerciários. Os núcleos receberam a denominação de cidades-satélites. Por fim, também disseminados no território, encontram-se os condomínios, muitos deles irregulares ou ilegais por ocuparem áreas griladas antes devotadas à preservação ambiental. Pode-se afirmar, portanto, que o DF possui uma constelação urbana fixa e conjuntos com feições urbanas, os condôminos, à espera de regularização que não agrida as leis ambientais e a moralidade pública.

O quadro territorial esboçado acima não revela toda a complexidade da organização do espaço ao longo do tempo. Em fins dos anos 1950, previa-se que esse território receberia uma cidade planejada (Brasília), a partir do projeto piloto do urbanista Lúcio Costa e que as cidades-satélites seriam construídas quando o núcleo central estivesse totalmente ocupado pelos 500.000 habitantes estipulados pelo governo de Juscelino Kubitschek. Todavia, extrapolando as previsões, a imigração intensa ensejou que se alterasse a proposta inicial. Para evitar a favelização prematura da Capital, os governantes abriram espaço, em 1958, para o primeiro núcleo periférico – Taguatinga. Para essa cidade-satélite foram transferidos os milhares de trabalhadores que ocupavam as favelas próximas à Cidade Livre (Núcleo Bandeirante) e os alojados nos acampamentos das construtoras. O incremento da imigração, todavia, exigiu uma continuada ação para transferir favelados. Com isto, também continuadamente, novas satélites foram criadas: Gama, Guará, Sobradinho, Ceilândia e muitos outros, totalizando mais de 2,3 milhões de habitantes, hoje. Pensa-se em novos núcleos: Catetinho, Setor Noroeste, Setor Oeste e outros, num sem findar de loteamentos oficiais. Para além do DF, o setor privado, fez loteamentos - o Entorno – onde adotou o mesmo padrão de núcleos espalhados no território, por exemplo, Cidade Ocidental, Valparaizo, Novo Gama, Céu Azul, Pedregal, compondo funcionalmente o que se denominou de área metropolitana de Brasília (AMB).

Desta política de ocupação do espaço, resultará uma grande metrópole a ser oficializada para uma gestão interestadual. Antevemos as seguintes situações para o futuro da AMB: - continuidade da política incremental vigente, de povoamento pontual e paternalista com doação de lotes no DF e concentração dos empregos no Plano Piloto. Este modelo, perpetuando-se, levará ao congestionamento do centro e desemprego nas satélites; - uma segunda hipótese seria a da adoção do planejamento urbano, descentralização das atividades e empregos em direção às satélites. Neste modelo de gestão, as terras seriam rigorosamente controladas a partir de estratégias prevendo necessidades atuais e futuras; condomínios seriam proibidos, desconstituindo-se os que resultaram de terras griladas ou ocupadas ilegalmente. Em síntese, o governo assumiria seu papel de gestor da coisa pública e guardião da legislação urbanística e ambiental a ser respeitada.

nota 1
Artigo publicado originalmente no Jornal de Brasília, 21 abr. 2006, Caderno Brasília 46 anos, p. 37.

[Fotos do autor, registradas com máquina Isai Pentax]

sobre o autor

Aldo Paviani, pesquisador Associado/UnB.

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided