Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

my city ISSN 1982-9922

abstracts

português
Segundo Álvaro Rodrigues dos Santos, o macro planejamento dos recursos hídricos não pode ficar sob a responsabilidade das diretorias de empresas e instituições que atuam no setor, mas sim ser objeto de Conselho Gestor específico para esse fim.

how to quote

SANTOS, Álvaro Rodrigues dos. Cantareira e enchentes. Nosso paradoxo hídrico. Minha Cidade, São Paulo, ano 15, n. 174.01, Vitruvius, jan. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/14.174/5393>.


Enchente em Franco da Rocha, município próximo a São Paulo
Foto Wilson Dias/ABr


Nesse final/início de ano a população paulistana sofre os graves efeitos de um verdadeiro paradoxo hídrico, uma crise de fornecimento de água tratada por decorrência do esgotamento de seus sistemas de captação e o retorno do flagelo das enchentes urbanas por decorrência do fracasso dos programas que vêm sendo adotados para seu combate.

Quanto à crise de fornecimento, a atual escassez sazonal de chuvas trouxe à tona a insuficiência e a vulnerabilidade de todo um modelo de gestão de recursos hídricos destinado ao abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo, desde a boa quantificação e operação dos sistemas de captação, passando por um eficiente sistema de redução de perdas em adução e distribuição, a coibição da poluição de recursos hídricos, até à assimilação cultural da necessidade dos cuidados na parcimônia do uso e na prática do reuso. Mostrou-se nesse episódio assustadoramente preocupante a incapacidade das principais entidades responsáveis, Sabesp e DAEE, em trabalhar coerentemente em programas de longo, médio e curto prazos. Decisões que já deveriam ser tratadas desde há muito como definitivas e em implementação, aparecem em uma crise dessas ainda como pontos de discordância ou mera especulação, a ponto de sugerir como mais aconselhável conduta de governo a total falta de transparência, e portanto de respeito, com a população.

Nível de água na represa Jaguari, sistema Cantareira, agosto de 2013
Foto de satélite [NASA]

Nível de água na represa Jaguari, sistema Cantareira, agosto de 2014
Foto de satélite [NASA]

Pelo contrário, entidades e instâncias que foram filosoficamente criadas para possibilitar o constante debate e a participação opinativa da sociedade sofreram, ao longo dos anos, ações orientadas de desarticulação e desmerecimento.

Que ao menos se extraia a melhor lição para esse caso: o macro planejamento do uso de nossos recursos hídricos não pode ficar sob a responsabilidade das diretorias de empresas e instituições que atuam no setor, mas sim ser objeto de Conselho Gestor especificamente constituído para esse fim, em cuja composição estejam os melhores e mais reconhecidos técnicos que o Estado conte nesse campo disciplinar.

No caso das enchentes, é imperativo que o governo estadual corajosamente reconheça o flagrante fracasso técnico dos programas de combate às enchentes que vêm sendo insistentemente adotados. As enchentes estão se mostrando a cada dia mais freqüentes, mais abrangentes e mais trágicas. É preciso deslocar seu combate para o real enfrentamento de sua principal causa, qual seja a incapacidade da cidade reter uma considerável parte de suas águas de chuva, ao invés de lançá-las a cada vez em maiores volumes e em tempos sucessivamente menores sobre um sistema de drenagem (córregos, rios, bueiros, galerias, canais...) progressivamente incapaz de lhe dar a devida vazão. Drenagens agravantemente submetidas a um intenso assoreamento por sedimentos, lixo e entulhos de construção civil. As medidas que têm a propriedade de atacar diretamente essas causas vêm sendo seguidamente relegadas em benefício de ações exclusivas na ampliação das calhas de nossos grandes rios e na instalação dos odiosos e deletérios piscinões.

Enfim, a expressão dramática desse temerário paradoxo, crise hídrica e enchentes, está mais do que nunca a exigir de nosso governador atos de coragem, que signifiquem sua radical decisão de atender a sociedade e romper com práticas provadamente perdedoras.

sobre o autor

Álvaro Rodrigues dos Santos, geólogo, ex-Diretor de Planejamento e Gestão do IPT e Ex-Diretor da Divisão de Geologia, autor dos livros Geologia de engenharia: conceitos, método e prática, A grande barreira da Serra do Mar, Cubatão e Diálogos geológicos, consultor em Geologia de Engenharia, Geotecnia e Meio Ambiente.

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided