Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

my city ISSN 1982-9922

abstracts

português
Redigido coletivamente pelos professores da EAU UFF e assinado por seu diretor, o artigo responde às declarações dadas pelo incorporador Carlos Carvalho a The Guardian e BBC Brasil sobre os preparativos da cidade olímpica.

how to quote

ANDRADE, Luiz Renato. A cidade do preconceito. A construção do Parque Olímpico e erradicação dos pobres no Rio de Janeiro. Minha Cidade, São Paulo, ano 16, n. 181.04, Vitruvius, ago. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/16.181/5652>.


Olimpíadas Rio 2016, moradores da Vila Autódromo reclamam de obras
Foto Fernando Frazão [Agência Brasil]


“Nós pensamos que se os padrões fossem reduzidos, estaríamos tirando o que a cidade, a cidade nova, poderia representar no cenário mundial como uma cidade da elite, de bom gosto. Ilha Pura não poderia arranhar esse destino que tem sido dado à região. Por esta razão, ela precisava ser moradia de nobre, não moradia de pobre”
Carlos Carvalho, incorporador imobiliário, em declaração ao The Guardian (1)

Ambas as reportagens – publicadas pelo The Guardian e BBC Brasil – reconhecem que o Rio está desenvolvendo esta área para um mercado de ‘alto padrão’. Sentado em frente a um busto de Napoleão e ao lado de um mapa enorme da Barra, o incorporador Carlos Carvalho afirma que, se os padrões de construção fossem rebaixados, “a nova cidade” ficaria comprometida, deixando de representar no cenário global uma “cidade da elite, uma cidade de bom gosto”. A Barra, segundo o incorporador, precisa de empreendimentos residenciais nobres, não habitação para os pobres.

Olimpíadas Rio 2016, moradores da Vila Autódromo reclamam de obras
Foto Fernando Frazão [Agência Brasil]

Esta visão parece expressar a opinião não declarada de muitos. Sabemos que questões fundiárias inviabilizaram o acesso ao solo urbano aos mais pobres no passado, uma dificuldade impressa dramaticamente na paisagem do Rio de Janeiro. Tal visão para o Rio de Janeiro e a Barra em particular lembra ainda as reformas urbanísticas e as práticas higienistas iniciadas no final do 19, como a eliminação dos cortiços. O Guardian reporta corretamente que parte desta área é ocupada pela Vila Autódromo, uma comunidade com um rico e diverso tecido social que, embora tenham a propriedade legal de sua terra, estão sendo expulsos sob a ordem de justificação das Olimpíadas. É importante destacar que, em 2014, um plano de urbanização desenvolvido por um grupo de professores da UFF e UFRJ com os moradores da Vila Autódromo foi agraciado com o prêmio internacional Urban Age, organizado pela prestigiada London School of Economics (LSE).

Temos acompanhado os diversos tipos de violência (simbólica, policial, econômica) perpetradas em nome da construção da cidade olímpica. Surpreendente nas reportagens citadas é a forma como é revelada a articulação entre os interesses imobiliários e a administração pública municipal, uma expressão do novo projeto de cidade (de exceção) que vem se tornando exemplo emblemático para diversas administrações mundo afora, mostrando o impressionante poder político de promotores imobiliários e sua coalizão com a esfera do planejamento municipal.

A ordem para as remoções, dada pelo prefeito Eduardo Paes no começo do ano, teria ajudado o incorporador, como ele admite. Seguem informações sobre as alterações no Plano Diretor da região executadas nos 3 primeiros meses do segundo mandato de Paes, alterando a altura máxima permitida de 12 para 18 andares – tendo como contrapartida a doação por parte da empresa Carvalho Hosken de área e divisão de custos dos 480 milhões de dólares dos centros de mídia dos Jogos. Em entrevista anterior, de 25 de junho de 2015, publicada em O Globo, Carlos Carvalho confirma esses benefícios: “Realmente fui muito ajudado pela vinda dos Jogos para a cidade, pois isso combateu um dos problemas mais sérios da região, que era a falta de infraestrutura de serviços, em setores como água, energia e esgoto, além do transporte”. O incorporador complementa: “Estamos fazendo algo elitizado” (2). Ele argumenta que a população mais pobre teria de ser removida para habitações do seu nível – fora das áreas nobres da cidade, na periferia, enquanto a elite deve permanecer nas áreas centrais.

Moradores impedem demolição de casas na vila autódromo
Foto Fernando Frazão [Agência Brasil]

O arranjo e a naturalidade do discurso nada tem de novo, mas surpreende o modo como é explicitada uma forma de construir a cidade: o “natural” lugar das classes sociais no espaço urbano. Vila Autódromo? Não é uma questão de urbanização de um assentamento informal nas margens de uma lagoa. Seus moradores estão, na visão do promotor imobiliário, obviamente fora do lugar: aquele não é o lugar deles. Tudo isso é dito de forma objetiva – Carvalho não usa subterfúgios ou meias palavras para dizer o que pensa. Em nosso país, onde as falas não costumam corresponder às ações, as entrevistas são fascinantes: é raro ter acesso à visões tão claras do que está em jogo na construção do espaço urbano. O fato de Carvalho ter exposto uma visão não assumida mas praticada permite que outros atores sociais se referenciem e reajam – alimentando um debate público, e muito necessário, sobre que sociedade e que cidade temos e desejamos ter.

Gostaríamos de contribuir para esse debate falando das sérias implicações dessa visão exposta tão explicitamente. Na cidade da elite, há uma ordem desejada, uma divisão social e urbana. Essa manifestação preconceituosa reflete e naturaliza – perigosamente – uma leitura cada vez mais comum e pública no Brasil: a diferença entre ricos e pobres, desejados e indesejados, claramente demarcados espacialmente. Esse discurso ecoa as distinções e discriminações entre etnias e a definição totalitária de seus territórios nas cidades. Ao estabelecer a priori o lugar das pessoas, essa visão estabelece uma rejeição franca do direito à cidade – aos benefícios como a acessibilidade e proximidade, e seus impactos comprovadamente positivos sobre renda e produtividade das pessoas. Rejeita ainda o sentido histórico da cidade como lugar do convívio de pessoas diferentes entre si, e a importância desse convívio para promover um entendimento da sociedade como complexa, incluindo ‘aqueles diferentes de nós. A opção da cidade da elite tem sido a de afastar essas diferenças em nome da geração de um núcleo de sociedade ideal – mas distante do desenvolvimento de uma sociedade democrática, porque rejeita a noção plena de urbanidade como convívio dos diferentes.

Olimpíadas Rio 2016, obras de construção do Parque Olímpico
Foto Fernando Frazão [Agência Brasil]

A visão da cidade da elite ignora algo que sociedades apreciadas pela elite brasileira (como a americana) já sabem: há evidências crescentes de que cidades com mais mistura social e étnica tendem a ser mais criativas e inovadoras, em função da proximidade de pessoas com diferentes visões e culturas. Mais gravemente, ignora os custos sociais e urbanos a curto, médio e longo prazo, como o fato da arquitetura produzida emblematicamente na Barra da Tijuca, com suas ilhas condominiais, seus muros, as grandes distâncias entre seus edifícios e a baixa diversidade de suas atividades, têm impactos negativos: inibem o uso pedestre das ruas e estimulam visivelmente a dependência do veículo. A cidade elitista não só tem menos pedestres: ela polui mais, gera mais engarrafamentos e tende a aumentar a insegurança no espaço público.

Nossa elite parece firme em sua ilusão de que a segregação espacial vai levar a uma sociedade pacificada e segura (ao menos para si). Perguntamos àqueles que querem criar essa "cidade da elite" no Rio de Janeiro: até quando a elite brasileira vai imaginar que pode se reproduzir em cativeiro?

notas

NA – O presente texto foi redigido coletivamente pelos professores da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense – EAU UFF, motivados pelas declarações sobre os preparativos da cidade olímpica dadas pelo incorporador Carlos Carvalho, que repercutiram nacional e internacionalmente através das seguintes reportagens: WATTS, Jonathan. The Rio property developer hoping for a $1bn Olympic legacy of his own. The Guardian, 4 ago. 2015 <www.theguardian.com/sport/2015/aug/04/rio-olympic-games-2016-property-developer-carlos-carvalho-barra>; PUFF, Jefferson. ‘Como é que você vai botar o pobre ali?’, diz bilionário ‘dono da Barra da Tijuca’. BBC Brasil, Rio de Janeiro, 10 ago. 2015 <www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150809_construtora_olimpiada_jp>.

1
Citação a partir da versão em português do artigo, originalmente publicado em inglês: WATTS, Jonathan. O empresário carioca na esperança de um legado olímpico próprio de bilhões. The Guardian, 4 ago. 2015 <http://www.theguardian.com/sport/2015/aug/12/o-empresario-carioca-na-esperanca-de-um-legado-olimpico-proprio-de-bilhoes>.

2
BATISTA, Henrique Gomes. ‘Com as Olimpíadas, a Barra da Tijuca avançará 30 anos’, afirma dono da Carvalho Hosken. O Globo, Rio de Janeiro, 25 jun. 2015 <http://oglobo.globo.com/rio/com-as-olimpiadas-barra-da-tijuca-avancara-30-anos-afirma-dono-da-carvalho-hosken-16548795>.

sobre os autores

Luiz Renato Andrade é professor e atual diretor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, Niterói RJ. O texto contou com a participação direta dos professores da escola, portanto trata-se de uma manifestação coletiva.

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided