Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

my city ISSN 1982-9922

abstracts

português
A Goma Oficina realizou workshop com imigrantes de diversas nacionalidades que conceberam e realizaram bandeiras coletivas que expressam a condição do imigrante, com as dificuldades de assimilação e inserção na realidade brasileira.

how to quote

OFICINA, Goma. Fronteira livre. Intervenção para a 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo. Minha Cidade, São Paulo, ano 18, n. 208.03, Vitruvius, nov. 2017 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/18.208/6776>.



"Fronteira livre" é uma intervenção para a 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo (1). Consiste em seis bandeiras/fronteiras inseridas na comunicação visual do Metrô de São Paulo e CPTM no período de outubro a novembro de 2017, nas estações Barra-Funda, República, Sé, Brás, Tatuapé e Itaquera.

As bandeiras abordam um tópico relevante hoje: a imigração. Através de uma história, cada um do grupo compartilhou sua experiência pessoal com fronteira. A partir dessa troca, foram construídas narrativas coletivas, que resultaram nas seis mensagens que as bandeiras carregam. Tendo atravessado uma fronteira nacional, o imigrante enfrenta uma série de outras fronteiras invisíveis, sejam elas culturais, sociais ou econômicas.

notas

NE – o presente trabalho envolve pesquisa, oficina e exposição e fazem parte da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo. São Paulo, outubro e novembro de 2017. <https://11bienaldearquitetura.org.br>; <https://www.facebook.com/11bienaldearquitetura/?fref=mentions>.

NA – Os participantes da oficina são: Albertina Afonso Glosser, Aracely Merida Ureña, Jose Mpela Bolayenge, Gredy, Claudine Shindany, Nataly Puente, Tomasa Nancy Salva Guarachi, Nila Jackeline Salva Guarachi, Soledad Requena Carla Aparecida Aguilar, Maria Cau Levy Gabriela Forjaz, Alexander Furunes, Fernando Banzi Vitor Pena, Lauro Rocha, Akon Patrick André Stefanini Christian Salmeron, Ana David, Renata Miranda. O processo foi realizado pela parceria CAMI - Centro de Apoio e Pastoral do Migrante Goma Oficina e Alexander Eriksson Furunes. Com a colaboração de Jorge Dafam Lucy Bullivant Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô e CPTM. Agradecimentos especiais ao Ateliê Vivo por terem apoiado o projeto e cedido seu espaço para a costura das faixas.

sobre o autor

Goma Oficina Plataforma Colaborativa é um coletivo de arquitetos e artistas associados, que desde 2010 trabalha com frentes interdisciplinares. Reconhecida pela gama de atuação diversa, principalmente pelo viés de um olhar crítico e artístico.

comments

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided