Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects  

abstracts

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Memorial da Arquitetura Paraibana. Restauração do Prédio nº 02 do Largo de São Pedro Gonçalves - Varadouro. Projetos, São Paulo, ano 01, n. 006.01, Vitruvius, jun. 2001 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/01.006/2122>.


A fundação da cidade de João Pessoa – à época denominada Filipéia de Nossa Senhora das Neves – se deu em 1585, às margens do Rio Sanhauá, onde se estabeleceram as primeiras ocupações da colonização portuguesa, sendo o Varadouro um dos primeiros bairros da capital paraibana de então.

Dentro deste contexto, o casario do Largo de São Pedro Gonçalves e adjacências têm uma importância ímpar no atual processo de Revitalização implementado pelo Estado da Paraíba. Com a restauração da Praça Antenor Navarro e do Antigo Hotel Globo, começou-se a criar uma nova consciência no modo de vida da cidade e do paraibano. O espaço, anteriormente deteriorado e marginalizado da vida cultural de João Pessoa, ganhou o respeito do público, que agora se orgulha de ter em seu Centro Histórico um ambiente vivo e com um grande potencial turístico.


O Prédio nº 02, situado estrategicamente em um dos limites do Largo, a meio caminho do Porto do Capim, inclui-se na lista de intervenções necessárias à revitalização da área. De propriedade do Governo do Estado da Paraíba, funcionou desde 1903 como sede da Recebedoria de Rendas. Tombado em 1980 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), foi cedido ao Instituto de Arquitetos do Brasil na Paraíba em 1990. Desde então, vem se buscando o resgate deste singular exemplo da arquitetura oficial em nossa cidade.

Com a obtenção de recursos junto ao PRODETUR – PB (Programa de Ação Para o Desenvolvimento Turístico do Nordeste), e inserido na revitalização do Largo de São Pedro Gonçalves, o Prédio N.º 02 teve iniciada, em maio de 2000, a sua restauração, que após concluída entregará para o povo Paraibano, e em especial para os Arquitetos, o Memorial da Arquitetura Paraibana.

O Memorial tem por objetivo principal a integração e o comprometimento efetivo com o desenvolvimento cultural, educativo e turístico, promovendo a difusão da produção científica, tecnológica e cultural do meio em que se insere, através de:

– resgate do processo histórico de ocupação do território paraibano;

– catalogação da produção arquitetônica da Paraíba ao longo de sua história;

– identificação de suas reais potencialidades culturais, educativas e técnico-científicas;

– constituição de um acervo permanente sobre a Arquitetura Paraibana;

– promoção de intercâmbio visando o aprimoramento da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo na Paraíba, e;

– promoção de exposições, seminários, congressos, palestras, visando torná-lo um referencial para as discussões relativas ao desenvolvimento e ao planejamento urbano em nosso Estado.

Para consecução destes objetivos vem trabalhando uma equipe composta por representações do IAB-Paraíba; Comissão Permanente de Desenvolvimento do Centro Histórico de João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba (Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional e Departamento de Arquitetura), Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (Curso de Arquitetura e Urbanismo), Fundação Casa de José Américo.

Memorial descritivo do projeto do Prédio n.º 02


Desde a década de 80 os arquitetos sonham em ocupar o Prédio n° 02. Num primeiro momento o edifício seria a sede do IAB - Paraíba, tendo sido elaborado um projeto sob a coordenação do Arq. Armando Carvalho. Um tema instigante como este, foi motivo de monografias no curso de Arquitetura da UFPB; a primeira do saudoso colega Sérgio Cardoso associado com Marcelo Caldas e outra, mais recente, do colega George Cruz.

Todos estes trabalhos resumiam a intervenção exclusivamente ao edifício, sem considerar o restante do lote, onde existe toda uma área externa que amplia sobremaneira as instalações do Prédio nº 02.

O projeto que está sendo executado leva em conta uma nova realidade: o edifício não será simplesmente a sede do IAB - Paraíba, mas um memorial que reunirá todo um acervo que descreve o processo da ocupação territorial de nosso Estado e que será dirigido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil na Paraíba. Sendo assim, teremos um salão ao nível do Largo de São Pedro Gonçalves que receberá o acervo básico além de equipamentos de informática com o acervo virtual, devido às dimensões reduzidas do espaço. Completa este pavimento uma sala de reuniões voltada para o Rio Sanhauá. No pavimento inferior, com acesso pela Ladeira de São Pedro Gonçalves, haverá um salão menor juntamente com a administração e os sanitários.

Foi planejado um bar na área externa com toda a infra-estrutura e que funcionará independente do Memorial. A idéia é que o Prédio N.º 02 seja um Centro Cultural, recebendo exposições, seminários, palestras, além da sua função básica de aglutinar a produção do espaço arquitetônico na Paraíba.

O projeto de arquitetura e paisagismo procurou resgatar as características originais do edifício, integrando-o à nova vida do Varadouro, eminentemente cultural e turística.

Estado atual do edifício

Estado atual do edifício

Estado atual do edifício

Estado atual do edifício

Estado atual do edifício

Estado atual do edifício

Projeto de restauro

Projeto de restauro - Planta baixa - nível 01 1. Mirante 2. Praça 3. Salão

Projeto de restauro - Planta baixa - nível 02 1. Jardim externo 2. Bar 3. Cozinha 4. Administração 5. Exposição

Projeto de restauro - Corte

Projeto de restauro - Planta baixa - nível 05 1. Bazar 2. Acesso pela Ladeira de São Frei Pedro Gonçalves

Início das obras

Início das obras

Início das obras


Movimento para criação do Memorial da Arquitetura Paraibanaficha técnica

Projeto de Arquitetura e Paisagismo
Arq. Marco Antônio Coutinho e Jorge Duré

Desenvolvimento do projeto arquitetônico
Arq. Cláudio Nogueira, Arq. Sônia Gonzalez, Arq. Rosangela Toscano, Estag. Addisseny Ganen, Nertaniel Milfont, Semmuth Almeida

Projeto Estrutural
Eng.º Civil Antônio Nereu Cavalcanti e Eng.º Civil Aquiles Araújo

Projeto Elétrico-Telefônico e Luminotécnico
Arq. Válder de Souza Filho

Projeto Hidro-Sanitário
Construtora Linea Engenharia

Execução
Construtora Linea Engenharia

comments

006.01 Institucional
abstracts
how to quote

languages

original: português

source
IAB-PB
João Pessoa PB Brasil

share

006

newspaper


© 2000–2017 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided